MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Advertisements

Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM
O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GOIÂNIA
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ALAGOINHAS Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Irecê Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
IBOTIRAMA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Departamento de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação/SUS
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SÃO FÉLIX - BAHIA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação Carolina Braga Abbehusen.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretário: Celso Brito Miranda
BRUMADO BRUMADO Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no Desenvolvimento dos Processos de Trabalho que Garantam a Regulação. Oficina de Apoio Técnico.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Políticas Sociais em Saúde Pública
SAÚDE Compromissos de Governo.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL
O LABORATÓRIO PÚBLICO X LABORATÓRIO PRIVADO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS PARTE II
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
UNACON Hospital Municipal de Caetité
EUNÁPOLIS - BA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
De Teixeira Freitas.
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
SENHOR DO BONFIM Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
HAPVIDA SAÚDE HOJE • 3ª maior operadora privada do Brasil;
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Regionalização Solidária.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
MARIA AUXILIADORA ZANIN
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
O Sistema único de saúde
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Ambulatório Médico Especializado
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
A Saúde chegando até você
UFMG – Hospital Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais
NOAS.
POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE Panorama do SUS em Santa Catarina
Projeto III Projeto Institucional Posto de Saúde
Enfermagem em Trauma e Emergência
Secretaria Municipal de Saúde Conselheiro Lafaiete - MG
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Profa. MS. Juliana P.Porto.
Melhorar a atenção à saúde com foco no atendimento integral SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE SECRETARIA-EXECUTIVA DE ATENÇÃO À SAÚDE Diretoria Geral de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
A GARANTIA DA ATENÇÃO A GARANTIA DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL ESPECIALIZADA AMBULATORIAL E HOSPITALAR PARA E HOSPITALAR PARA CONSOLIDAÇÃO DAS.
PASA Normas Operacionais Básica. SUS. Aula 2. POLÍTICAS DE ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO NORMAS OPERACIONAIS DO SUS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
Gerência de Planejamento do SUS - GEPSA DIAGNÓSTICO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE OFERTADOS EM SANTA CATARINA.
Transcrição da apresentação:

MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS

SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SISTEMA: Formado por várias instituições dos três níveis de governo. ÚNICO: Tem a mesma doutrina, a mesma filosofia de atuação, é organizado de acordo com a mesma sistemática. SAÚDE: É responsabilidade de todos, Governo e sociedade, assegurado pelo conjunto das instituições e políticas públicas da sociedade.

MODELO ASSISTENCIAL É entendido pela forma de organização dos elementos constitutivos da rede de serviços de saúde, incluindo tarefas, pessoas, estrutura, tecnologia e ambiente, com ênfase nas relações entre os profissionais e usuários, com o propósito de intervir resolutivamente em problemas.

# Gestão Plena de Sistema Estadual Habilitado em 19 de agosto de 2002 RESPONSABILIDADES: Exercer a gestão do SUS, no âmbito estadual; Promover as condições e incentivar o poder municipal para que assuma a gestão da atenção à saúde de seus munícipes; Assumir a gestão da atenção à saúde daquelas populações pertencentes a municípios que ainda não tomaram para si esta responsabilidade.

Gestão e gerência de Unidades Públicas de hemonúcleos/hemocentros e de laboratórios de saúde pública; Gerência de laboratórios de referencia para controle de qualidade, vigilância sanitária e epidemiológica; Gestão das atividades referentes a TFD-Interestadual, Medicamento Excepcional e Central de Transplante; Organização e gestão do sistema estadual de Controle, Avaliação e Regulação; Operação dos Sistema Nacionais de Informação.

Formulação e execução da política de sangue e hemoterapia, de assistência farmacêutica de acordo com a política nacional; Coordenação do sistema de referencias intermunicipais, organizando acesso – municípios sede de módulos e pólos – Termo de Compromisso; Cooperação técnica e financeira com o conjunto de municípios, objetivando a consolidação do processo de descentralização, organização da rede regionalizada e hierarquizada de serviços.

REDE REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA 04 Macrorregiões 12 Microrregiões 44 Municípios Sede de Módulos 79 Municípios satélites

MACRORREGIÃO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial Consultas Especializadas: Neurologia, urologia, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, traumatologia; Terapia Renal Substitutiva; Diagnoses: Endoscopia Digestiva; Radiologia contrastada; Mamografia; Tomografia Computadorizada; Assistência ás mulheres vitimas de violência sexual.

Assistência Hospitalar UTI - Unidade de terapia Intensiva (geral – adulto e infantil / neonatal)      Assistência nas especialidades acima, incluindo urgência / emergência.  

Assistência Ambulatorial: MICRORREGIÃO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial:       Laboratório   Fisioterapia motora e respiratória      Radiologia simples      Colposcopia      CAPS – Centro de Apoio Psico-Social      Centro Odontológico de referência      Hemoterapia      Ultra-sonografia      Procedimentos médicos      Gestação de alto risco ( mãe-filho )      Banco de leite humano   -  Serviços especiais

Assistência Hospitalar Ações de Vigilância Sanitária de média complexidade Ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental Especialidades: cardiologia, oftalmologia, psiquiatria, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, pediatria, clínica geral e psiquiatria.      Assistência Hospitalar         Atendimento hospitalar nas clínicas básicas e especialidades ambulatoriais, contemplando urgência e emergência.

Assistência Ambulatorial: Assistência Hospitalar: MÓDULO ASSISTENCIAL Assistência Ambulatorial:        Realizar o elenco de procedimentos, que compreende os serviços de patologia clínica, odontologia especializada, ultra-sonografia obstétrica, cirurgia ambulatorial especializada, procedimentos especializados e traumato-ortopédicos, radiodiagnóstico. Assistência Hospitalar:        Dispor de leitos hospitalares, no mínimo, para o atendimento básico em: clínica médica, clínica pediátrica e obstetrícia (parto normal).

Assistência Ambulatorial: Assistência Hospitalar: MUNICÍPIO SATÉLITE Assistência Ambulatorial:        Realizar o elenco de procedimentos da Atenção Básica: Controle da tuberculose, da hipertensão, e da diabetes; Eliminação da hanseníase; Ações de saúde bucal; Ações de saúde da criança e da mulher; Eletrocardiograma, látex e Posto de coleta. Assistência Hospitalar:        Dispor de leitos para atendimento médico de urgência com observação – até 8 horas e parto normal.

HIERARQUIZAÇÃO DOS SERVIÇOS Modelo Proposto MACRORREGIÃO MICRORREGIÃO SEDE DE MÓDULO SATÉLITE SATÉLITE SATÉLITE

É O QUE TEMOS QUE CONSTRUÍR.” “ O SUS NÃO É O QUE ESTÁ AÍ. É O QUE TEMOS QUE CONSTRUÍR.” Elizabeth Barros