CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Advertisements

A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Ações Estratégicas na Atenção Básica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Um Novo Pacto de Gestão para o SUS Garantindo saúde para todos
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
CONASEMS -
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
II Conferência Estadual de Saúde Mental
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Atenção Básica(AB) e a estratégia Saúde da Família(eSF)
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Foco de Atuação: Atenção Básica
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Identidade e Vigilância Em Saúde SANDRO LUIZ NETTO Adaptado.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Transcrição da apresentação:

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA O DESAFIO DA SES-PB Redirecionar a política estadual de saúde numa perspectiva pragmática e assertiva capaz de produzir resultados de curto prazo que permitam novos horizontes para a saúde dos paraibanos.

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DO SUS-PB Afirmação da Responsabilidade Sanitária como princípio básico da Atenção à Saúde e da Gestão. Cumprimento da EC 29 (gestão estadual) e incentivo na mesma linha para as gestões municipais. Promoção de um amplo programa de qualificação e desprecarização da força de trabalho em saúde, tornando-o um investimento estratégico para o fortalecimento do SUS-PB.

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA A GESTÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA DO SUS-PB Requalificação do acesso da população paraibana aos medicamentos de alto custo e insumos estratégicos, em parceria com os gestores municipais. Investimento na melhoria dos serviços de saúde na perspectiva da redução das desigualdades regionais e da atenção integral ao cidadão usuário. Conclusão das obras inacabadas, e onde for o caso, construção, ampliação, reforma e equipamento das unidades de saúde, atendendo aos critérios de racionalidade, eficiência e resolubilidade.

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA Mobilização da sociedade paraibana em torno de um grande e articulado esforço intersetorial para a promoção da saúde e da cultura de paz. Radicalização da estratégia de implementação dos Pactos (pela vida; em defesa do SUS; de gestão). Organização de redes solidárias de vigilância e atenção à saúde.

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA FORTALECIMENTO DA GESTÃO PARTICIPATIVA Elaboração e apresentação, na CIB-PB e no CES-PB, de um programa de investimento para o período 2009/2010. Fortalecimento do papel do CES-PB e recuperação das suas reais atribuições junto à gestão estadual do SUS; Dinamização da Ouvidoria do SUS e sua utilização como instrumento de orientação e controle social da gestão estadual do SUS-PB.

CARAVANA EM DEFESA DO SUS - PARAÍBA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA GESTÃO DO SUS Integração dos instrumentos de planejamento, programação e avaliação para qualificação da gestão estadual na relação com os municípios; Organização de estratégias conjuntas de acompanhamento, monitoramento e avaliação da gestão estadual e municipal. Implantação de incentivo para as gestões municipais que otimizem suas estratégias de atenção à saúde e reduzam indicadores de mortalidade (infantil e materna) e morbidade (principais doenças e agravos notificáveis).

É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. Paulo Freire

CONTATOS Gerencia de Planejamento e Gestão (83) (83)