Análise e Projeto Orientados a Objetos Análise e Projeto OO
Análise Orientada a Objetos É baseada nos princípios que aprendemos no jardim de infância: objetos e atributos; classes e membros; todo e partes. Porque perdemos tanto tempo para aplicar estes conceitos na análise e especificação de sistemas de informação ... Talvez porque estivéssemos muito ocupados “seguindo o fluxo”... [Coad & Yourdon] Análise e Projeto OO
Algumas técnicas: Método de Booch Processo macro de desenvolvimento Processo micro de desenvolvimento Identificar classes e objetos Identificar a semântica das classes e objetos Identificar relacionamentos entre classes e objetos Conduzir uma série de refinamentos Implementar classes e objetos Análise e Projeto OO
Método de Coad & Yourdon Identificar objetos usando critério do “o quê procurar” Definir estrutura de generalização-especificação Definir estrutura todo-parte Identificar assuntos (subsistemas) Definir atributos Definir serviços Análise e Projeto OO
Método de Jacobson (OOSE): Identificar os usuários e suas responsabilidades Construir modelo de requisitos atores e responsabilidades casos de uso para cada ator ... Construir modelo de análise Análise e Projeto OO
Método de Rambaugh (OMT): Desenvolver descrição do escopo do problema Construir um modelo de objeto Desenvolver um modelo dinâmico Construir um modelo funcional para o sistema Análise e Projeto OO
UML (Unified Modeling Language): Diagrama de classe Diagrama de caso de uso Diagrama de interação Diagrama de estado Diagramas de implementação (www.rational.com/uml) Análise e Projeto OO
Análise de Domínio: Fontes Modelo do Análise de Domínio de Análise de Conhecimento Modelo de Análise Domínio Análise de Domínio Análise e Projeto OO
Processo de Design OO: Modelo de Análise Modelo de Design classes atributos métodos relacionamentos comportamento objetos dados algorítmos mensagens controle Análise e Projeto OO
(processo de design ...) Particionando o modelo de Análise Concorrência e alocação de subsistemas Gerenciamento de tarefas Gerenciamento de dados Gerenciamento de recursos Interface homem-computador Comunicação entre subsistemas Análise e Projeto OO
Componentes de programa PACKAGE nome-do-programa IS TYPE especificação dos objetos de dados . PROC especificação de operações relacionadas PRIVATE estruturas de dados detalhadas para os objetos PACKAGE BODY nome-do-componente-de-programa IS PROC operação.1 (descrição da interface) IS END END nome-do-programa Análise e Projeto OO
Design Patterns nome do design pattern problema para o qual o pattern é aplicado as características do design pattern as conseqüências da aplicação do design pattern Análise e Projeto OO
Uso dos design patterns: Herança Composição Análise e Projeto OO