elementos constitutivos e apresentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mito da neutralidade científica
Advertisements

TRABALHOS ACADÊMICOS: citações e referências
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Autor: Orientador Instituição Local e data
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
TCC: Monografia e/ou Artigo
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Metodologia Científica
Etapas no Processo de Elaboração de um Artigo Científico
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
ARTIGO CIENTÍFICO.
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
OS TRABALHOS ACADÊMICOS: Fichamentos, Artigo Científico
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Profº: Mesaque Silva Correia
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Elaborado pela profa. Solange
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Fichamento: técnica de estudo
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
RESUMO.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
O TRABALHO CIENTÍFICO: (ACADÊMICO)
Apresentação da Disciplina
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
O PROJETO E A ORIENTAÇÃO DE TCC
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Metodologia Científica
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Produção de Artigo Acadêmico
Orientações para escrever um Artigo Científico
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
DISCIPLINA: Redação científica
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Transcrição da apresentação:

elementos constitutivos e apresentação OS TRABALHOS ACADÊMICOS: elementos constitutivos e apresentação

QUAIS SÃO OS NÍVEIS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? PEDRO DEMO METODOLOGIA ACADÊMICA 1 INTERPRETAÇÃO REPRODUTIVA RESUMO 2 INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA RESENHA 3 RECONSTRUÇÃO ARTIGO 4 CONSTRUÇÃO PESQUISA 5 CRIAÇÃO TESE QUAL A RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS?

FICHANDO… FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram-se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma de transcrição, FICHA DE CONTEÚDO: Após a determinação de uma obra, registram-se múltiplas idéias do autor, na forma de transcrição.   As transcrições devem ser acompanhadas da citação do autor da obra e o número da página.

FICHA TEMÁTICA: EPISTEMOLOGIA ¹ RENATO SOUZA LIMA ² Segundo Lalande (1989) “é essencialmente o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, destinado a determinar sua origem lógica (não psicológica)” (p.293). Para Japiassu (1992) “Por epistemologia podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais” (p.16). REFERÊNCIAS JAPIASSÚ, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1992. LALANDE, M. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Atlas, 1989. _________________________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula 2003100234.

Primeira Parte: As formas de conhecimento 1. Sobre o conhecimento FICHA DE CONTEÚDO ¹ RENATO SOUZA LIMA ² HÜHNE, L. M.(org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. Primeira Parte: As formas de conhecimento 1. Sobre o conhecimento “No dia-a-dia, o ato de conhecer se manifesta tão natural que nós nem damos conta da sua complexidade” (p.27) 2. Sobre o senso comum [...] “o senso comum enquanto conhecimento apreendido à luz das experiências e observações imediatas do mundo circundante” [...] (p.51) ___________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluno do Curso de Turismo da FAP, Turma 1TUN1P1, Matrícula 2003100234.

RESUMINDO… Escreva somente as idéias do autor lido, com as suas palavras, na 3a pessoa Para enriquecer, faça transcrições, ou seja, traga para o resumo trechos com as palavras do autor exatamente como estão no texto lido. RESENHANDO… Além de redigir as idéias do autor, na 3a pessoa, inclua uma análise própria, na 1a pessoa, sobre o conteúdo. Tal análise deve evidenciar seus comentários sobre o texto, questionamentos, posições, impressões etc  

________________________________________________________ RESENHA¹ SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11 ed. Porto: Afrontamento, 1999.  Elizabeth Rodrigues Maia²  Santos (1999) elabora seu discurso sobre as ciências em três momentos. No primeiro, refere-se ao paradigma dominante ou paradigma da modernidade. No segundo, destaca a crise do paradigma dominante, que estamos vivendo atualmente. No terceiro, aponta quatro aspectos ou teses essenciais de um paradigma emergente. Segundo a visão do autor, vivemos em um tempo atônito, e se nos voltarmos para os progressos científicos dos últimos trinta anos, nos deparamos com uma ordem tão dramática de avanços que todo o período anterior parecerá uma pré- história longínqua. Vivemos uma sociedade sem limites para o progresso científico, uma sociedade de comunicação e interação, mas que convive “com perigos cada vez mais verossímeis da catástrofe ecológica ou da guerra nuclear” (p.6). Penso que tais perguntas devem ser dirigidas à ciência mas não somente a ela. Precisamos saber o que a ciência fez para melhorar quanti e qualitativamente a vida das pessoas, mas também o que o Estado, e suas políticas públicas, conseguiram fazer. ________________________________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MTC, sob a orientação do Prof. Paulo Castro. ² Aluna do curso de Administração da FAP, Turma 1ADMM4P3, matrícula 2001100345.

ARTIGOS: resultado de pesquisa bibliográfica (Artigo de Revisão Teórica); resultado de pesquisa de campo (Artigo de Resultado de Pesquisa); descrição de uma experiência vivida (Artigo de Relato de Experiência). Todas essas modalidades podem ser apresentadas em eventos e/ou publicadas em periódicos.

INTRODUÇÃO (para todos os tipos de artigos) Apresenta o tema do artigo, qual é o objetivo de escrever sobre ele, a razão da escolha (justificativa) e a importância do assunto em pauta. Deve ser escrita no tempo presente. Pode indicar como o artigo está organizado.  

ARTIGO DE REVISÃO TEÓRICA  DESENVOLVIMENTO  ARTIGO DE REVISÃO TEÓRICA  Apresenta o resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido, podendo ser subdividido em subtítulos. Deve conter as citações dos autores lidos e consultados de acordo com os sistemas de citação da ABNT.  ARTIGO DE RESULTADO DE PESQUISA  Apresenta: a Revisão da Literatura (pesquisa bibliográfica), a Metodologia utilizada para realizar a pesquisa de campo (método, local, informantes, técnicas de coleta e análise), e os Resultados obtidos (apresentação, análise e discussão com base na revisão da literatura). ARTIGO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA  Apresenta o relato de uma experiência/vivência, como por exemplo: a aplicação de uma técnica, a realização de uma atividade etc.

CONCLUSÃO (para todos os tipos de artigos) Deve estar coerente com o desenvolvimento do trabalho; Deve evidenciar o que foi alcançado com o estudo, possíveis contribuições; Pode sugerir e incluir recomendações de ordem prática. Nunca conclusivas ao ponto de fechar o debate mas, ao contrário, deixar em aberto possibilidades e horizontes futuros.

Sílvia Helena Gomes Freire ² O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: VIAS PARA UMA CIÊNCIA COM COMPLEXIDADE¹  Sílvia Helena Gomes Freire ² RESUMO: O trabalho discute o pensamento complexo de Edgar Morin. Destaca de uma de suas obras, Ciência com Consciência, sete avenidas que o autor aponta como caminhos para atingir uma ciência com complexidade. Salienta, ainda, aspectos do pensamento complexo de Ilya Prigogine e Isabele Stengers, que complementam, com mais ênfase, a quarta avenida que o autor refere. PALAVRAS-CHAVE: Pensamento Complexo, Ciência com Complexidade, Ciência. INTRODUÇÃO ...DESENVOLVIMENTO...CONCLUSÃO... REFERÊNCIAS ____________________________________ ¹ Trabalho apresentado à Disciplina MC, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth Teixeira. ² Aluna do Curso de Direito da UEPA, Turma 1DIN6P1, matrícula 2004100245.

Matematizando…. . Resumo _____ Resenha . Resumo ____ 3a. Pessoa . Resenha _____ 3a. Pessoa . Resenha ____ 1a. Pessoa . Resumo ____ Transcrição . Resumo ____Análise Própria . Resenha ____ Transcrição . Resenha ____ Análise Própria . Artigo ____ 1a. e 3a. Pessoa . Artigo ____ Transcrição e Análise Própria

Sintetizando…. Quanto ao número de referências consultadas: . Há diferença entre a Resenha e o Resumo? . Há diferença entre a Resenha e o Artigo? Qual? . Há diferença entre a Ficha Temática e a de Conteúdo?Qual?

Normalizando…. Todos os Trabalhos Acadêmicos deverão estar de acordo com as seguintes NBRs da ABNT: 10520/2002: citações 6023/2002: referências 14724/2002: apresentação 6022/2003: artigo científico

REFERÊNCIAS ABNT em Belém TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 6 ed. Belém: Editora da UNAMA, 2003. ABNT em Belém CREA: Av. Dr. Moraes, esquina com Brás de Aguiar SINDICOM: Edifício da FIEPA, Tr. Quintino Bocaiúva