Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SNMP.
Advertisements

Sistemas Paralelos e Distribuídos
SNMP: Simple Network Management Protocol
Protocolos de Gerência de Redes
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Roteamento IP.
GERENCIAMENTO DE REDES Parte 1
Curso Técnico de Informática
Interação Cliente Servidor
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
DNS Introdução.
Gerenciamento de dispositivos
Simple Network Management Protocol (SNMP)
GERENCIAMENTO DE REDES
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Professor: Carlos Lousada Silva Curso de Educação e Formação Tipo 5 Desenvolvimento de Aplicações Informáticas Disciplina: Instalação Microcomputadores,
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
SMB é um protocolo, não uma implementação.
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
SNMP (Simple Network Management Protocol)
NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Segurança na Web SSL - Secure Socket Level TLS - Transport Layer Security SET – Secure Electronic Transaction.
Aula 9 - Camada de aplicação
SNMP (Simple Network Management Protocol)
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
Arquitetura Cliente /Servidor
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
Redes de Comunicação – Módulo 3
Ferramentas de Gerenciamento Aula 3
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Prof. Arthur Transmissão de Dados A Camada de Aplicação Transmissão de Dados Prof. Arthur O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de.
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
ARQUITECTURA TCP/IP.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Arquitecturas de Gestão Arquitectura de Gestão SNMP 2003/2004 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
Pedro Amaro – ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Gerenciamento de redes Prof. Rafael Guimarães, PhD
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
Protocolo de Gerenciamento SNMP
ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIAMENTO DE REDES. EMENTA Introdução à Gerência de Redes Introdução à Administração de Redes e Sistemas Introdução à Gerência de.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
SNMP (Simple Network Management Protocol) Professor Eduardo Maroñas Monks Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes.
Gerencia de Redes Introdução.
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Arquitecturas de Gestão Conceitos fundamentais Evolução da Arquitectura de Gestão.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Conceitos fundamentais Modelos de estruturação da Gestão (parte 2) Arquitectura genérica.
Redes de computadores: Camada de rede(3) Prof. Dr. Amine BERQIA
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
Redes de computadores: SubCamada de Access ao Meio (3) Prof. Dr. Amine BERQIA
TCP/IP.
TCP È um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornaram adequado para.
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997).
Servidor de Acesso remoto e VPN no Windows Server 2003
Simple Network Management Protocol
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Aplicação Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

Gestão SNMP

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet, se a comunicação com um Host se torna-se demorada, o administradorfaria vários pings para determinar e localizar o problema. Esta solução deixou de ser adequada e foi necessário desenvolver novas ferramentas. O protocolo SNMP foi originalmente desenvolvido na comunidade Internet para monitorizar e gerir routers e bridges, numa rede TCP/IP. A primeira versão apareceu em 1990 e está definido no RFC Mais tarde surgiu a versão 2, que está definida nos RFCs 1441 até 1452, conhecido por SNMPv2. Actualmente SNMPv3

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 3 O que é o SNMP? Agentes SNMP

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 4 Arquitectura do SNMP

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 5 Modelo de gestão O modelo de gestão introduzido pelo SNMP é composto por 4 componentes, utilizando uma arquitectura distribuída:  Nós sujeitos a gestão  Estações de gestão  Informação de gestão  Protocolo de gestão

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 6 Nós sujeitos a gestão Podem então ser hosts, routers, bridges, impressoras ou qualquer outro activo capaz de comunicar informação de estado. Cada activo tem de se encontrar dotado de um Agente SNMP. Cada agente mantém uma base de dados local, composta por objectos (variáveis) que descrevem o estado e histórico do activo.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 7 Estações de gestão A gestão é efectuada a partir de estações, isto é, computadores que correm software apropriado á comunicação com os agentes, enviando-lhes comandos e recebendo respostas. Os agentes são o mais simples possível, sendo toda a complexidade do sistema concentrada nas estações. Dispõem, normalmente de um interface gráfico com o utilizador. Os equipamentos activos da rede são organizados em grupos denominados comunidades.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 8 Informação de gestão Num ambiente heterogéneo de equipamentos, a informação de gestão tem de ser rigidamente definida. Cada activo de rede mantém vários objectos (variáveis) que descrevem o seu estado. O conjunto de objectos, é organizado numa estrutura de informação denominada de MIB II(Management Information Base), que inclui a especificação de 175 variáveis. A estruturas de dados utilizadas no SNMP estão definidas no SMI (Structure of Management Information)

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 9 Protocolo de gestão A comunicação entre estações e agentes é efectuada com base no protocolo SNMP. O protocolo está definido no RFC Permite a uma estação obter o estado dos objectos locais mantidos pelo agente e altera-los, se necessário. O protocolo é constituído por sete mensagens, seis de inquirição e uma de resposta.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 10 Mensagens do protocolo de gestão

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 11 Interacção entre agentes e sistemas de gestão

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 12 As comunidades SNMP Antes de se instalar o Software SNMP é preciso definir uma comunidade SNMP. Uma comunidade é um grupo de Agentes SNMP. É identificada por um Nome de Comunidade. A utilização de um Nome de Comunidade permite oferecer alguma segurança e situam os pedidos feitos aos Agentes:  Um Agente não aceita pedidos feitos por comunidades para as quais não esteja configurado.  Um Agente pode pertencer a várias comunidades em simultâneo, iniciar TRAPS e responder aos pedidos que lhe são feitos.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 13 Exemplo de uma comunidade

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 14 Management Information Base (MIB) A informação que um gestor do sistema pode pedir aos agentes está contida na MIB. A MIB é um conjunto de objectos representando vários tipos de informação sobre dispositivos. O serviço SNMP da Microsoft suporta Internet MIB II, LAN Manager MIB II, DHCP MIB e WINS MIB. RMON – Remote Monitoring

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 15 Organização hierárquica dos objectos

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 16 Grupos inicialmente definidos pelo MIB II, novos serão acrescentados.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 17 Como funciona o SNMP?

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 18 Explicação Um serviço SNMP responde aos pedidos do Gestor de Sistema, seguindo os próximos passos:  1. O sistema de gestão SNMP envia um pedido a um Agente, utilizando o seu endereço IP ou nome. O pedido é passado a um socket cujo porto é 161 (UDP).O nome é resolvido para endereço IP, utilizando os métodos de resolução disponíveis.  2. É criado um pacote SNMP, que contém uma instrução (Get, Get-Next e Set) para um ou mais objectos, contém o nome da comunidade e outra informação de validação. O pacote é encaminhado para o socket com porto 161 (UDP) do Agente.  3. O Agente SNMP recebe o pacote no seu buffer.O nome da comunidade é verificado, se é inválido ou o pacote está corrompido, é descartado. Se o nome é válido, é verificado o nome ou endereço do host que faz o pedido. O Agente deve estar autorizado a aceitar pacotes do sistema de gestão, caso contrário, os pacotes são descartados. O pedido é passado ao respectivo DLL.O identificador do objecto é mapeado para a função API e a chamada API é executada. O DLL devolve a informação ao Agente.  4. O pacote SNMP é devolvido ao sistema de gestão SNMP com a informação pedida.

Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 19 Plataformas Base Software de gestão HP – HP OpenView IBM – netview Sun – Sunnet  SOFTWARe de gestão, exemplos: 3Com - Network servivor Nortel - Optivity