PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Johann Sebastian Bach. Biografia Bach nasceu em Eisenach Alemanha do norte, 21 de Março de 1685 no seio de uma família de músicos. A mãe morreu quando.
Advertisements

A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
Mario Raul de Moraes Andrade
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Compositor Elaborado por: Raquel Xavier nº6 turma:6ºc.
Instrumentos utilizados na improvisação do jazz
24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Você deve participar das três propostas de atividades disponibilizadas nesta unidade. Execução das canções Frutas e Tocam os Sinos Execução da peça March.
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
15 Tutorial do E-book Teclado - Conteúdo
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
Slides JRoman Apresenta.
Chiquinha Gonzaga.
do latim “punctus contra punctum” (nota contra nota)
Curso de Teoria Musical
História da Música Clássica Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3
Conservatório Estadual de Música “Lobo de Mesquita”
VALORES ESPERADOS.
Wolfgang Amadeus MOZART
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
A Ópera do Malandro Obras Musicais.
Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
MÚSICA BARROCA.
Texturas.
Aluno: André Luiz da Silva Mecânica I
Escola de Música do Ministério de Santo Amaro
TEORIA MUSICAL Iniciante
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
Romantismo Teatro, música e dança.
Música Barroca 2o ano – Ensino Médio.
Introdução à aplicação Lync da Loja Windows
Música clássica 1750 a 1810.
RENASCIMENTO x BARROCO
Música ELEMENTOS Básicos.
Escola:COOPEN Série:5°ano matutino Alunos:Thiago e Diogo.
Escola Judith Macedo de Araújo. Um menino que era simpático e querido trabalhava em música e falou para o pai que queria ser cantor. O pai disse: -Sim.
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
A Suíte para Piano Op. 25 Präludium Gavotte Musette (Gavotte da capo) Intermezzo Menuett Gigue 6 movimentos Apesar de não muito convencional, a combinação.
CAESP - Artes - Aula /02/2015 IDADE MÉDIA E RENASCENÇA:
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Equipe responsável pela produção
A MÚSICA CELESTE.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
A vida nas grandes cidades na segunda metade do século XIX
História e Geografia de Portugal – 6º Ano A música barroca
Instruções para realização de ditados
Tema e variações Algumas dicas Baseado em Douglass M. Green.
Nome da Escola Data Nome do Voluntário Aquecedor Solar de Água.
Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical O que é apreciação musical? “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de.
Pessoas São Música. Você já percebeu? Elas entram na vida da gente e deixam sinais.
MÚSICA O QUE É MÚSICA? Ouvimos o silêncio?.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Linguagens , Códigos ,e suas Tecnologias-Artes
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Sound & Structure John Paynter Adriana Moraes - MEMES II, 2014.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.
Sound & Structure John Paynter Prof. Marcos Câmara de Castro Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Relações entre imagem e música É possível aproximar as artes? Quais as suas relações ao longo da história da arte?
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Sound & Structure John Paynter Professor Dr. Marcos Câmara de Castro Monitora: Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Aula 6 – Prelúdio e Fuga nº 1
Transcrição da apresentação:

PreIúdio e Fuga Nº 1 em Dó Maior - Bach

Em 1722 Johann Sebastian Bach (1685-1750) publicou o Livro I de O Cravo Bem Temperado. A primeira peça em que a coleta é o "Prelúdio em C maior", BWV 846, estudado por todos os alunos de piano desde a época de Bach.  Os 35 compassos do Prelúdio composto de 34 compassos de arpejos de 16 notas, seguido por um compasso que contém uma única nota de todo o acorde – C (Dó).  O trabalho é caracterizado pela harmonia ricamente inventiva; e pela dissonância frequente, incluindo intervalos de segunda menor.

PreIúdio Prelúdio é um gênero musical de obras introdutórias de outras obras maiores, geralmente uma ópera ou balé. Difere-se da abertura por antecipar temas da obra que antecede; normalmente nas aberturas os temas não se repetem no decorrer da obra. Na época medieval, os alaudistas tocavam o preludio como forma de aquecer , e preparar a tonalidade . Na época de Bach , o nome "prelúdio" era usado também para a introdução de uma fuga ou tocata.   Chopin também escreveu vários prelúdios, mas nesse caso os prelúdios são apenas peças para piano, de forma livre, sem introduzir outra obra maior.

Fuga Em música, uma fuga é um estio de composição contrapontista, poIifônica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca. Na composição musical o tema é repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada. Começa com um tema, declarado por uma das vozes isoladamente. Uma segunda voz entra, então, "cantando" o mesmo tema mas noutra tonalidade, enquanto a primeira voz continua desenvolvendo com um acompanhamento contrapontista. As vozes restantes entram, uma a uma, cada uma iniciando com o mesmo tema. O restante da fuga desenvolve o material posterior utilizando todas as vozes e, usualmente, múltiplas declarações do tema.

Bach e Gounod Famosa "Ave Maria", de Charles Gounod é uma curiosidade na história da música, uma colaboração musical entre dois grandes compositores, cujas vidas não se sobrepõem.  É uma canção cuja melodia foi escrita 130 anos mais tarde do que o seu acompanhamento!