PORTAS ABERTAS 2009 - VESTIBULAR 2010 CONTRIBUIÇÃO DA COMGRAD FIS Pensando em fazer Física e querendo convencer seus pais com aquele papo da Física do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Modelagem computacional no ensino de Física
Programa de Pós-Graduação em Física PPG-Física UFRGS Junho de 2010 Sérgio Ribeiro Teixeira (Coordenador) Kepler de S. Oliveira Filho (Coordenador Substituto)
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
UDESC Pública, Gratuita, de Qualidade e a Melhor do Estado de Santa Catarina.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação U F B A.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
Instituto de Geociências Universidade de São Paulo Causas e conseqüências das mudanças climáticas no Brasil O que o Instituto de Geociências têm feito.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Criptografia Quântica : Um Estudo
Gustavo Vieira Pereira
II - UFRGS Grupo de Computação Gráfica e Processamento de Imagens Instituto de Informática - UFRGS Outubro 2000.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
A EXPANSÃO DO POTENCIAL INTELIGENTE HUMANO e (PIH) Copyright - Instituto de Engenharia Humana - Todos os direitos reservados.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Departamento de Engenharia Elétrica
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Instrumentação de Sistemas - INS
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Secretaria de Comunicação
Matemática e Educação Ambiental.
Modulo Especialista.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
Vagas: Ampliação, preenchimento, e matrículas dos cursos presenciais na UFSC.
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA - PEU Nível de Mestrado
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Prototipagem Rápida Alexandre Junio Silva Alexandre Silva Sousa.
Transcrição da apresentação:

PORTAS ABERTAS VESTIBULAR 2010 CONTRIBUIÇÃO DA COMGRAD FIS Pensando em fazer Física e querendo convencer seus pais com aquele papo da Física do século passado? OS NOVOS CURSOS DO IF-UFRGS

NO VESTIBULAR 2010 VOCÊ PODERÁ PODERÁ OPTAR POR: BACHARELADO EM FÍSICA: FÍSICA BACHARELADO EM FÍSICA: ASTROFÍSICA BACHARELADO EM FÍSICA: MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA BACHARELADO EM FÍSICA: FÍSICA COMPUTACIONAL VEM AÍ AINDA A ENGENHARIA FÍSICA.

O Instituto de Física passa a oferecer a partir de 2010 os seguintes cursos: Bacharelado em Física (20 vagas) Bacharelado em Física Computacional (20 vagas) Bacharelado em Física: Materiais e Nanotecnologia (20 vagas) Bacharelado em Física: Astrofísica (20 vagas) Licenciatura em Física (30 vagas) Licenciatura em Física Noturno (30 vagas) Futuramente: Engenharia Física (30 vagas)

MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA Uma Física fascinante e muito diferente acontece nas escalas atômicas e sub-atômicas. O objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais, desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas.

MATERIAIS E NANOTECNOLOGIA ue aconteceria se pudéssemos construir novos materiais, átomo a átomo, manipulando-os diretamente? O que aconteceria se pudéssemos construir novos materiais, átomo a átomo, manipulando-os diretamente? Você poderá trabalhar com Física Experimental e/ou Física Teórica no meio acadêmico e em setores que visem o desenvolvimento de novas tecnologias. As aplicações são diversas: Microeletrônica, Química, Fármacos, Medicina, Computação Quântica, Engenharia Genética, etc.. Na figura, nano-robôs viajam entre os glóbulos sanguíneos.

FÍSICA COMPUTACIONAL Na indústria: Um carro é montado por meio da automação industrial. A física computacional pode contribuir para que processos como esse aconteçam de forma mais eficiente.. No meio acadêmico: Você poderá simular sistemas químicos, sistemas biológicos, sistemas neurais e sistemas puramente físicos também.

FÍSICA COMPUTACIONAL Curso com uma sólida formação em Física e uma base em computação que permitirá trabalhar com modelos físicos que só podem ser estudados através de simulações computacionais. Tem aplicações em Física Experimental, Física Teórica, Meteorologia, Econofísica, Administração em Sistemas Financeiros como Bolsa de Valores e grandes Bancos, Telecomunicações, Bioinformática, Inteligência Artificial, Automação industrial, etc.. VOCÊ PODERÁ TAMBÉM DESENVOLVER JOGOS aqueles sem furos quanto às Leis da Física!! Física Computacional e Computação são cursos MUITO diferentes!

Astrofísica O Sol, as estrelas de nêutrons, as estrelas de diamante, os quasares, os pulsares, os buracos negros, o Universo. Também Radio-diagnóstico por Imagem

O astrofísico poderá trabalhar com pesquisa no meio acadêmico ou em observatórios, planetários, museus, etc. A formação em Astrofísica permitirá também que o aluno possa vir a trabalhar com radiodiagnóstico por imagens.

Se você realmente quer saber Quem somos nós? usando o método científico, esse é o seu curso. A Física vai mexer com todos os seus sentidos. FÍSICA Aqui você vai levitar....

Física A opção Física é o Bacharelado convencional. Aqui você tem uma formação sólida em Física Básica que lhe permitirá trabalhar em qualquer área da Física Teórica ou Experimental. O Bacharelado em Física tem uma forte conotação acadêmica. Atua principalmente em pesquisa, ensino e extensão em grandes universidades. Você certamente terá que fazer mestrado e doutorado após a graduação.

FÍSICA LICENCIATURA (O Físico Educador) Curso destinado a formação de professores de Física para atuar no Ensino Médio ou no meio acadêmico se o estudante vir a fazer mestrado e doutorado em Física ou áreas afins. O IF oferece o curso diurno e noturno. As disciplinas iniciais são praticamente as mesmas do Bacharelado em Física, mas segue depois com um forte teor em disciplinas de Física voltadas para o ensino e disciplinas da Faculdade de Educação. A opção pelo turno noturno é feita logo na inscrição do vestibular. O Brasil tem carência de professores de Física no Ensino Médio! PROFESSOR DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: INFORME-SE SOBRE PROJETOS VOLTADOS AOS ENSINO MÉDIO NO CREF (IF-UFRGS)

Você quer Física, mas sua família recomenda Engenharia? Que tal ENGENHARIA FÍSICA?

O Engenheiro Físico terá uma formação fortemente estimulada para atuar em setores de desenvolvimento de tecnologias de ponta na indústria altamente tecnológica: microeletrônica, materiais, vácuo, criogenia, altas pressões, nanotecnologia e física de superfícies. Esse curso tem um alto teor de Física Aplicada, Mecânica Estatística, Mecânica Quântica, Estado Sólido – diferindo das Engenharias convencionais – mas terá também disciplinas das Engenharias, Química, Administração, Direito, Arquitetura e Economia. Duração do Curso: 5 anos.

Para informações adicionais: Funcionários do Setor Acadêmico de Graduação (Comissão de Graduação e Departamentos) Nara Costa: - fone: Maria Aparecida de Souza Duran: - fone: Fabrício Wagner Kalisewski: - fone: Igor Correa Pereira: - fone: