Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
REITOR (Carlos A. Rosa) PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (Julio Simi) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (Arlete Bordin) COORD GERAL DE LEGISLAÇÃO, LOTAÇÃO, CADASTRO.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
PESQUISA INSTITUCIONAL Ângela Maria Dubou Taisa Maria Rossato
PRÓ-REITORIA DE ENSINO SANTA MARIA, 25 DE OUTUBRO DE 2011
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
UAB UFSC.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
2008 já começou! É hora de definir várias ações!.
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Seminário Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Brasil e no Mercosul.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Normas de Educação Corporativa
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
LEVANTAMENTO DE PRIORIDADES GRUPO DE REFERÊNCIA 1ª REUNIÃO
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte RESULTADOS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Comissão Própria de Avaliação - CPA.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Questionário do Estudante ENADE 2011
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
1.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora

ATRIBUIÇÕESATRIBUIÇÕES I – programar, coordenar e fazer executar as políticas voltadas à educação profissional e a de graduação; II – coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades de educação profissional de graduação do Instituto; III – zelar pelo cumprimento da legislação educacional no âmbito da educação profissional e graduação; IV – responder pela pró-reitoria de ensino no impedimento do responsável; V – representar a Instituição no âmbito da educação profissional e graduação; VI – cumprir as demais atribuições explicitamente delegadas pela Pró-Reitoria de Ensino

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Definir os princípios e diretrizes para a construção dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC); Estruturar metodologias pedagógicas que serão adotadas na elaboração dos PPCs, tais como: - a Prática Profissional de todos os cursos deve ser integrada, não somente entre as disciplinas que compõe determinado período letivo num percentual de no mínimo 10% da carga horária mínima do curso; - as Atividades Complementares serão um elemento curricular que visa dar flexibilização curricular, deve ser contemplado nos projetos dos cursos, num percentual entre 05% e 10% da carga horária mínima do curso; - as Disciplinas Eletivas também uma ferramenta de flexibilização curricular e dá a possibilidade de se contemplar as regionalidades das ofertas dos cursos, estas disciplinas devem estar contempladas num percentual de 10% a 20% da carga horária mínima do curso; - o Estágio Curricular e/ou Trabalho de Conclusão de Curso são elementos curriculares opcionais no curso, exceto quando a legislação superior prevê a obrigatoriedade; - os cursos podem prever saídas intermediárias em seus projetos com itinerários e perfis formativos bem definidos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Regulamentos de Ensino – aprovados pelo CONSUP -Organização Didática dos Cursos Técnicos de Nível Médio -Organização Didática dos Cursos de Graduação -Avaliação do Rendimento Escolar Regulamentos de Ensino – Propostas -Atividades Complementares -Aproveitamento de Estudos -Consulta e Revisão de Atividades Avaliativas

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Calendário Acadêmico p/ ano 2010 Reunião com Coordenadores de Cursos Superiores – Avaliação Institucional, Reconhecimento de Curso e legislação Participação nas reuniões ordinárias e extra-ordinárias do Colegiado de Dirigentes do IF-Farroupilha Realizou atividades presenciais em todas as unidades do IF-Farroupilha, através de reuniões sistemáticas aos Campi Realizou reuniões semanais com equipe de trabalho para planejamento, estudos e compartilhamento das funções Emite parecer sobre consultas encaminhadas a PREnsino sobre questões relacionadas as atividades de Ensino nas Unidades

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Regulamento Aprovados: -Setor de Registros Acadêmicos -Bibliotecas Expedição - Instruções Normativas: - Criação, funcionamento e atribuições do Núcleo Docente Estruturante – NDE. - Criação, funcionamento e atribuições dos Colegiados de Curso. - Esclarecimentos sobre o Regulamento de Avaliação do Rendimento Escolar.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Participação de algumas reuniões do Colegiado de Dirigentes, em substituição da Pró-Reitora de Ensino; Reunião no IFSul – campus Pelotas sobre o sistema Quality Acadêmico; Participação do Seminário Nacional sobre os Cursos Superiores de Tecnologia (lançamento do novo catálogo); Participação da reunião com representante do INCRA e equipe de docentes do Campus Júlio de Castilhos – sobre Projeto do PRONERA; Participação do GTAC – Grupo de Trabalho sobre Avaliação da Conformidade – SETEC/MEC – representando a Pró-Reitora de Ensino; Participação do Fórum dos Pró-Reitores de Graduação da Região Sul – FORGRAD Sul; Participação dos Eventos promovidos pelo IF Farroupilha; Visita aos Campi para prestar assessoria pedagógica e acompanhar o andamento das atividades de ensino;

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Participação nas Reuniões dos Diretores de Ensino – IF Farroupilha; Reunião com os responsáveis do Setor de Registros Acadêmicos dos Campi – para análise e finalização do Regulamento do Setor; Estruturação do PPC – Técnico em Agricultura de Precisão – Não-Me-Toque/RS; Elaboração do Edital do Processo Seletivo – Técnico em Agricultura de Precisão – Não-Me-Toque/RS; Elaboração de Plano de Trabalho – Laboratório Mecatrônica e Laboratório de Informática para o Curso Técnico Agricultura de Precisão – Não-Me-Toque/RS, com assessoria de Profissionais especializados na área Agrigultura de Precisão ; Participação na construção da Proposta de Regulamento da Comissão Própria de Avaliação – CPA;

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Elaboração da Instrução Normativa – Núcleo Docente Estruturante - NDE; Elaboração da Instrução Normativa – Colegiado de Curso; Elaboração da Instrução Normativa – Avaliação e Rendimento Escolar; Elaboração do Protocolo de Intenções para regularizar a formação pedagógica do Campus Santo Augusto; Orientação e auxílio no preenchimento do formulário eletrônico para o INEP – no processo de reconhecimento do Curso Superior Licenciatura em Computação do campus Santo Augusto/RS; Sistema para construção de horários de aula - UFSM

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Elaboração do Manual do Estudante – Ano 2011; Elaboração do Manual do Professor – Ano 2011; Elaboração do Calendário Acadêmico – Ano 2011; Elaboração do Edital – Reingresso, Portador de Diploma e Transferência – para complementação de vagas; Elaboração do Edital de Matrículas – Cursos Técnicos e Cursos Superiores; Elaboração do Edital de Rematrículas – Cursos Técnicos e Cursos Superiores; Elaboração do Edital de Disciplinas Eletivas; Setor de Registros Acadêmicos – Padronização da Documentação (Atestado, Transferência, Aproveitamento, Formulários em geral) Elaboração de Plano de Trabalho para Implantação de um Campus, em Santo Ângelo/RS

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Aquisição de 487 netbooks (plano de trabalho elaborado em 2009 – atuando na Coordenação Geral de Ensino) Procedimento para Reconhecimento de Curso Licenciatura em Computação – campus Santo Augusto – Formulário Eletrônico Simulação de Avaliação – Reconhecimento de Curso Licenciatura em Computação – campus Santo Augusto Elaboração da Instrução Normativa que disciplina e esclarece o cálculo da frequência mínima exigida do aluno nos cursos Técnicos de Nível Médio e Superiores, previsto no Regulamento de Avaliação Reunião com Coordenações de Cursos Superiores – Reconhecimento de Curso, ENADE, Processo Seletivo, Libras, Ações Afirmativas e SISU Elaboração no Projeto de Construção de Casas Familiares Rurais – assentados, quilombolas comunidade pesqueiras; Editais do Processo Seletivo e Manual do Candidato

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Elaboração do Manual do Tutor - EaD Elaboração do Manual do Estudante – Ano 2012; Elaboração do Manual do Professor – Ano 2012; Elaboração do Calendário Acadêmico – Cursos Presenciais – Ano 2012; Elaboração da Organização Didática p/ Cursos Técnicos de Nível Médio - EaD Calendário Letivo – Cursos Técnicos Nível Médio - EaD Planejamento de Atividades nos Polos – EaD Formação ao Setor de Registros Acadêmicos – adequações (EaD) Projeto de Revista Eletrônica Curso de Qualificação em Libras - aos Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha (ideia)