Conceitos, Importância e estrutura Aula 6

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Gestão de Crises.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Plano de Negócios Frutas Mix Ltda. Gabriela Ramos Jana Merker
Ana Paula Alves Charles Youssef Dib Marcelo Morgado Rafael Massa
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Supply Chain Management
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
ENGENHARIA E ARQUITETURA
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Arquitetura de Sistemas de Informação
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Controle de Gastos Públicos
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
Mario H. Marins Natália Fialho
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Missão Visão Valores.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Marketing de Relacionamento
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
The Data Warehouse Toolkit
Como escrever um bom business plan
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
O RI e sua relação com a Responsabilidade Social e Ambiental O Caso da Sadia.
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Plano de negócio Análise de Mercado
Transcrição da apresentação:

Conceitos, Importância e estrutura Aula 6 Plano de negócio Conceitos, Importância e estrutura Aula 6

Estrutura do plano de negócio Capa Sumário 1. Sumário executivo 2. Analise estratégica 3. Descrição da empresa 4. Produtos e serviços 5. Plano operacional 6. Plano de recursos humanos 7. Analise de mercado 8. Estratégia de marketing 9. Plano financeiro 10. Anexos

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos. Clareza sobre a idéia e viabilidade de sua implantação.

1. Sumário executivo 1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio o que é o negócio; quais os principais produtos e/ou serviços; quem serão seus principais clientes; onde será localizada a empresa;

1. Sumário executivo 1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio o montante de capital a ser investido; qual será o faturamento mensal; que lucro espera-se obter do negócio; em quanto tempo espera-se que o capital investido retorne.

Indicadores de viabilidade econômica 1. Resumo executivo 1.1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio Faça um resumo dos principais pontos do seu plano. _ _________________________________________________________________________ Indicadores de viabilidade econômica

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

1. Sumário executivo 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições Sócio 1 Nome:__________________________________________________ Endereço:________________________________________________ Cidade:___________ Estado:___________ Telefone 1________________Telefone 2________________ Perfil (breve currículo) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Atribuições do sócio 1 (papel a ser desempenhado na sociedade) ___________________________________________________________

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

Sumario executivo 1.3. Dados do empreendimento Nome da Empresa:_______________________ CNPJ/CPF:_____________________________

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

Sumario executivo 1.4. Missão da Empresa Consiste em definir o papel que a empresa desempenha em sua área de atuação. É a razão de sua existência e representa o seu ponto de partida, pois identifica e dá rumo ao negócio. Qual é o seu negócio? Quem é o consumidor? O que é valor para o consumidor? O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidade, etc.

Sumario executivo Exemplos de missão: . Empresa de alimentos. Servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. Locadora de veículos. Oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência. Hospital. Promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar auto-sustentável.

Sumario executivo Exemplo: MISSÃO: Contribuir para o crescimento de nossa nação, partindo da juventude, através do desenvolvimento humano e empresarial, agregando valores e rompendo paradigmas. VISÃO: Ser referência no ramo de atuação até meados de 2010, buscando aprimoramento contínuo e inovando sempre. Valores: Ética, Transparência, Efetividade e Competência.

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

1. Sumario executivo Exemplo: 1.5. Setores de atividade Defina qual é o negócio de sua empresa e, em seguida, assinale em qual(is) setor(es) sua empresa pretende atuar.

Principais setores da economia Agropecuária São os negócios cuja atividade principal diz respeito ao cultivo do solo para a produção de vegetais (legumes, hortaliças, sementes, frutos, cereais, etc.) e/ou a criação e tratamento de animais (bovino, suíno, etc.). Exemplos: plantio de pimenta, cultivo de laranja, apicultura, criação de peixes ou cabras.

Principais setores da economia Indústria São as empresas que transformam matérias-primas em produtos acabados, com auxílio de máquinas ou manualmente. Abrange desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos. Exemplos: fábrica de móveis, confecção de roupas, marcenaria.

Principais setores da economia Comércio São as empresas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista – ou aquelas que compram do fabricante para vender para o varejo – comércio atacadista. Exemplos: papelaria, lanchonete, loja de roupas, distribuidora de bebidas.

Principais setores da economia Prestação de serviços São as empresas cujas atividades não resultam na entrega de mercadorias e, sim, no oferecimento do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos: lavanderia, oficina mecânica, escritório de consultoria, escola infantil.

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

Sumario executivo 1.6. Forma jurídica Constituição formal da empresa Lei Relacionamento Jurídico com terceiros

1. Sumario executivo 1. 6. Forma jurídica 1. 6 1.Sumario executivo 1.6. Forma jurídica 1.6.1 FIRMA INDIVIDUAL: empresa de uma só pessoa. O empresário (pessoa física) e a empresa (pessoa jurídica) têm uma identificação bastante forte. 1.6.2 SOCIEDADE LIMITADA: é aquela em que cada quotista, ou sócio, entra com uma parcela do capital social, ficando responsável diretamente pela integralização da cota que subscreveu e indiretamente ou subsidiariamente, pela integralização das cotas subscritas por todos os outros sócios.

1.Sumario executivo 1.6. Forma jurídica 1.6.1 FIRMA INDIVIDUAL: Empresa (pessoa jurídica) Declaração De Firma individual Obrigações ilimitadas Empresário (pessoa física)

1.Sumario executivo 1.6. Forma jurídica 1.6.1 SOCIEDADE LIMITADA: Empresa (pessoa jurídica) Razão social + LTDA Patrimônio Liquido Responsabilidade Limitada à integralização do Capital social. Contrato social Sócio 1 Sócio 2 Sócio ..n

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

1.Sumario executivo 1.7. Enquadramento tributário Tributos federais Microempresas Receita bruta anual < ou = R$ 244,000 Regime normal Regime simples Pequenas empresas Tributos Estaduais ICMS Receita bruta anual > R$ 244,000 e < ou = R$ 2.400.000,00 Tributos Municipais ISS

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

Capital social

Elaboração do plano de negócio Sumário Executivo 1.1 Resumo dos principais pontos do plano de negócio; 1.2 Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; 1.3 Dados do empreendimento; 1.4 Missão da empresa; 1.5 Setores de atividades; 1.6 Forma jurídica; 1.7 Enquadramento tributário; 1.8 Capital social; 1.9 Fonte de recursos.

1.9. Fonte de recursos Descreva qual a origem dos recursos necessários para a abertura da empresa. ________________________________________________________________________________ ________________________________________

Análise de Mercado Estudo dos clientes

Análise de Mercado Estudo dos clientes

Análise de Mercado Estudo dos clientes

Análise de Mercado Estudo dos clientes

Análise de Mercado Estudo dos clientes

Análise de Mercado Estudo dos concorrentes Pontos fortes e fracos

Análise de Mercado Estudo dos concorrentes Suas conclusões

CONCLUSÃO O Plano de Negócios por você desenvolvido não representa somente um instrumento de planejamento formalizado em um papel. Ele deve, sim, estar integrado a toda a empresa, difundido e retroalimentado permanentemente com novas informações que possam contribuir para o sucesso organizacional.

CONCLUSÃO   O planejamento também deve ser flexível a novas realidades, adaptável a novos paradigmas, sob pena de tornar-se um instrumento ultrapassado e não efetivo. Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. O plano de negócios, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá ajudá-lo, entre outras coisas, na tomada de decisões, assim como a não se desviar de seus objetivos iniciais.