Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
UML - Unified Modeling Language
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
CMP231 – Sistemas Embarcados Ronaldo Ferreira
Gustavo Vieira Pereira
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Implantação do Sistema MRP II
Geração de Código Cap. 8. Introdução Fase final para um compilador Entrada é uma representação intermediária do código fonte e a saída é um programa para.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Metodologias de Construção de Sites
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Funções de um computador
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sarajane Marques Peres
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Business Modeling - UML Desenvolvendo Casos de Uso Ademir CARNIEL.
Kelvin TamashiroRA = Cristiano SukRA = Maurílio CampanoRA =
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
5W1H.
Missão Visão Valores.
Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
Ministério da Saúde Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade-PROBIO II Missão de Supervisão Dez/2010 Lucely Gonçalves.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Administração de Sistemas de Informação
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
Apresentação de Estágio Supervisionado
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Unified Modeling Language
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Transcrição da apresentação:

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III (01/03/2010)

Processo de software o Conjunto de atividades ordenadas para o desenvolvimento de um produto de software o Deve considerar a relação entre técnicas, pessoas e procedimentos para realização das atividades o Um processo transforma os elementos de entrada em elementos de saída por meio dos recursos disponíveis o Exemplos de processos???

Processo de software o Como se define um processo? o Envolve a escolha de um paradigma, o detalhamento de suas macro-atividades, a escolha de métodos, técnicas e procedimentos para a sua realização e a definição de recursos e artefatos necessários e que serão produzidos

Processo de software o Definição do processo utilizado na disciplina o Ciclo de vida clássico o Análise e especificação de requisitos o Visão geral, Conceitos de Operações, Requisitos funcionais e não funcionais, Diagrama de casos de uso e Casos de uso reais o Design Orientado a Objetos o Diagrama Entidade Relacionamento, Diagrama conceitual, Diagrama de classes e Diagrama de sequência o Codificação (não será estudada nesta disciplina) o Testes o Plano de teste e Casos de teste o Entrega e implantação o Manual do usuário

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Análise inicial o Definição da visão geral do software e o estado atual que motivou o desenvolvimento de um software o Elaboração do documento com os conceitos e operações relacionadas ao software para que se possa validar a visão geral junto ao cliente

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Especificação de Requisitos o O escopo deve ser refinado e os requisitos funcionais e não-funcionais identificados o Uma vez identificados os requisitos do sistema a ser desenvolvido, estes devem ser modelados, avaliados e documentados o Elaboração de diagrama de casos de usos e casos de uso reais o O foco agora está no entendimento dos requisitos pelos desenvolvedores

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Design o Os requisitos já estão validados e consistentes o O propósito agora é detalhar o projeto do software para cada componente identificado na etapa anterior o Os componentes de software devem ser sucessivamente refinados em níveis de maior detalhamento, até que possam ser codificados e testados o Diagrama Entidade Relacionamento, Diagrama conceitual, Diagrama de classes e Diagrama de sequência

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Codificação o O projeto deve ser traduzido para uma forma passível de execução pela máquina o A fase de codificação realiza esta tarefa, isto é, cada unidade de software do projeto detalhado é implementada o Não será estudado por nós nessa disciplina

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Testes o Teste de caixa branca o Teste de caixa preta o Teste de unidade o Teste de integração o Nosso foco estará na elaboração de: o Planos de teste o Casos de teste (caixa preta)

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Entrega e Implantação o O software deve ser colocado em produção (servidores, banco de dados...) o O propósito desta fase garantir que o software funcione corretamente no ambiente de produção o Isto é feito instalando o software e conduzindo testes de aceitação o É necessário treinar os usuários o Preparação do manual de utilização

Processo de software o Processo de desenvolvimento TPS o Desenhar nosso fluxo de trabalho!!! o Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering): ferramentas baseada em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software