UPInnovaCaV Rede de Unidades de Promoção da Inovação para o desenvolvimento da 3ª missão das universidades e a cooperação institucional a través da Inovação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SIEP
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
O que é a Associação de BICS Portugueses?
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Financiadora de Estudos e Projetos
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Movimento Brasil Competitivo
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENFERMEIROS DE MOÇAMBIQUE (ANEMO)
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Padrões de Governança Metropolitana e de Gestão de Políticas Públicas de Interesse Metropolitano São Paulo, 13 de junho de 2012.
Enumerações Permitem a criação de tipos de dados Indicação de rótulos e valores Facilita a organização de problemas específicos Sintaxe geral Enum { [=
Programa de Educação em Empreendedorismo.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Ministério da Educação
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Avances do Projecto de melhoria das capacidades das Autoridades Locais de Brasil e Moçambique como actores da cooperaçao descentralizada Avances do Projecto.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Problemas Parcelares Objectivos Abandono por parte da família Rejeição por parte da sociedade Barreiras existentes na nossa cidade Definir cada tipo de.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
ACTIVIDADES REALIZADAS A partir do Projecto de Reforço das Capacidades de Marketing e Promoção de Destino através do Fortalecimento da Ligação entre as.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
Transferência de Resultados da Investigaçäo Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
Reunião Semanal 25.Novembro. Receita Atual Reunião Semanal GPS - 25 de Novembro - São Paulo RECEITA LIQUIDA - MÊS DE OUTUBRO 2013 ACUMULADO ATÉ DIA 22.
A formação contínua de professores Uma análise participativa Luanda, 3 a 7 de Setembro 2007 Alexia Peyser Place des Peintres, 5 B-1348 Louvain-la-Neuve.
Aqui está Senhoras e Senhores!!!
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
NECOBELAC Project José Carvalho e Pedro Príncipe, SDUM Curso NECOBELAC – Braga, 15 de Junho 2011.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
Para te organizares melhor, usa este documento para registar tudo o que se relaciona com o teu trabalho escolar. Cada diapositivo corresponde a um mês.
Fundamentos de Programação 1 Slides 12 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Union, Enum e Typedef ”
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
28 de novembro de :02:48 CALENDÁRIO 2011.
Preço dos Biocombustíveis em Portugal - Ano 2016
Janeiro de 2010 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA
Janeiro D S T Q Q S S
Setembro 2009 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO
PLAYBOY Calendário SÓ MULHERÃO.
Transcrição da apresentação:

UPInnovaCaV Rede de Unidades de Promoção da Inovação para o desenvolvimento da 3ª missão das universidades e a cooperação institucional a través da Inovação Aberta

OBJECTIVO Este projecto tem como objectivo geral incrementar os níveis de desenvolvimento e de integração socioeconómica da região ultraperiférica, impulsionando um espaço comum de colaboração através da sociedade do conhecimento, desenvolvendo a terceira missão das universidades, a inovação aberta e a cooperação institucional, tendo como resultado o fortalecimento institucional na área de investigação e inovação, que permita que os SRI se fortaleçam e gerem sinergias entre ambos espaços transfronteiriços, provocando o derramamento de conhecimento e da investigação ao tecido empresarial e social

MEIOS PARA ALCANÇAR O OBJECTIVO São necessárias unidades intermédias que possam unir a linguagem empresarial e o investigador, que habitualmente encontram-se afastados tanto nos seus objetivos como nas suas actuações. Neste sentido, a criação de uma Unidade de Promoção da Inovação em Cabo Verde que coopere com a existente em Gran Canária, falando uma mesma linguagem e realizando os mesmos procedimentos, conseguirá a vertebração e colaboração da investigação em ambas regiões, desenvolvendo desta forma, a 3ª missão das universidades e beneficiando o tecido empresarial.

SÓCIOS Fundação Universitária de Las Palmas - FULP U. de Las Palmas de Gran Canaria - ULPGC Universidade de Cabo Verde – UNICV Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação - ADEI

ACTIVIDADES DO PROJETO (16)

1. Estudos das universidades participantes Junho-Setembro Estudos (2 Cabo Verde – 2 Ilhas Canárias)

2. Estudos das instituições melhor valorizadas Junho Março 2015 Estúdio das melhores instituições de transferência de conhecimento Visita

3. Apresentação de resultados, proposta de um possível regulamento de transferência de conhecimento, criação de EBT e propriedade intelectual com base nos estudos anteriores Janeiro- Março jornada apresentação dos estúdios

4. Seleção dos membros da UPI de Cabo Verde Setembro- Dezembro 2014 Seleção de membros da UPI (1 diretor – 2 técnicos)

5. Formação dos sócios e transferência de conhecimentos Novembro – Dezembro 2014 Formação dos técnicos da UPI (viagem á Gran Canaria)

6. Atualização da ferramenta online de colaboração Junho 2014 – Dezembro 2015 ReDinamiza

7. Inauguração e partida da UPI na UNICV Janeiro – Dezembro 2015 Inauguração e partida da UPI em Cabo Verde

8. Catalogação das capacidades e resultados de investigação das universidades Janeiro – Agosto 2015 “ReDinamiza”

9. Preparação do sistema de vigilância tecnológica Outubro – Novembro 2014 Formação membros da UPI-CV em Gran Canaria

10. Rubrica do sistema de Vigilância Tecnológica Janeiro – Dezembro 2015 Relatório de VT cada 4 meses

11. Preparação de materiais didáticos Junho 2014 – Abril horas de formação

12. Formação de formadores Novembro 2014 – Junho módulos (presencial e online)

13. Programa de gestores da Inovação Janeiro – Novembro 2015 Ateliê de dinamizadores

14. Diagnóstico da Inovação Abril – Novembro diagnósticos de inovação

15. Fim do projeto Novembro – Dezembro 2015

16. Gestão Maio 2014 – Dezembro 2015

Muito Obrigado