INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIII Espectroscopia luz luz Método envolve: excitação detecção Fontes
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
Gestão Ambiental Prof a Rejane Freitas Benevides Paraíso, TO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Profa Rejane Freitas Benevides
Poluição do ar INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Conceitos gerais - Solo
Prof. Celso Gramática.
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
►► outras formas dessa equação:
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
ALGUNS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
Criptografia Quântica : Um Estudo
Equilíbrio de solubilidade
Este material está disponível no endereço:
Processos de separação de misturas PROF. BETO
Calorimetria – Mudança de Fase Professor: Marcelo Alano.
LEI PERIÓDICA "As propriedades físicas e químicas dos elementos, são funções periódicas de seus números atômicos".
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO QUÍMICA BACHAREL
LIOFILIZADOR CONTÍNUO
CRISTALIZADOR Equipamento: Acadêmica: Jaque B Viacelli
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Ciência dos Materiais I
Ciência dos Materiais I
Ciências de Materiais I
Espectrofotometria de absorção molecular- UVVis
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
Física Quântica Exercícios
Introdução à Estatística
Técnicas de Amostragem
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
Composição centesimal
TA 733 A – Operações Unitárias II
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
Transferência de Calor por Radiação Térmica
TA 534 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de massa
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
OPERAÇÕES BÁSICAS UTILIZADAS EM PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Sistemas Lineares Parte 2
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VELOCIDADE DE REAÇÃO 1.A CONCENTRAÇÃO E A VELOCIDADE DE REAÇÃO 2.A VELOCIDADE INSTANTÂNEA DE REAÇÃO 3.AS LEIS DE VELOCIDADE E A ORDEM DE REAÇÃO.
Função Exponencial.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Prof: Graciano Notação Científica.
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
PROTEÍNAS.
Análise do Desempenho dos Modelos
Por que se utiliza panela de pressão para cozinhar alimentos?
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS Técnicas Analíticas Profa Rejane Freitas Benevides Almeida Engenheira Ambiental, Mestre em Ciências do Ambiente Paraíso, TO.

Misturas Mistura - material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente. Classificação das soluções: Mistura Homogênea – toda mistura que apresenta uma única fase. Ex.: Sal e água. Mistura Heterogênea - toda mistura que apresenta pelo menos duas fases. Ex.: Água e óleo.

Misturas Exemplo: Água (H2O) + açúcar dissolvido (C12H22O11) Aspecto visual contínuo: uma única fase Óleo(CxHy) + água (H2O) Aspecto visual descontínuo: duas fases Água gaseificada

Soluções Solução é uma mistura homogênea na qual um ou mais componentes dissolvem-se em outro componente.

Solvente – é o componente da solução que tem capacidade de solver (desagregar) os demais componentes. É o maior componente. Soluto – é o componente que pode ser dissolvido em uma solução. Ex.: Solução de água + sal. Solvente: água Soluto: sal

Estado Físico das Soluções: Soluções Sólidas: mistura de duas substâncias sólidas. Ex.: ouro 18 K (ouro, cobre e prata); Soluções Líquidas: mistura de sólido + líquido; líquido + líquido; gás + líquido. Ex.: Água + sal; Água + álcool; Água + oxigênio; Soluções Gasosas: mistura de dois ou mais gases qualquer. Ex.: ar atmosférico.

Solubilidade Solubilidade refere-se á capacidade que tem uma substância de se dissolver em outra. Sua medida descreve a quantidade de soluto que se dissolve em uma quantidade específica de solvente, em determinadas pressão e temperatura.

Equilíbrio das Soluções Solução saturada: aquelas que contêm a quantidade máxima de soluto em dada quantidade de solvente, em determinada temperatura e pressão; Solução insaturada: que apresentam uma quantidade inferior de soluto em relação ao máximo que poderia se dissolver; Solução supersaturada: aquelas que contêm maior quantidade de soluto do que a solução saturada correspondente. São soluções instáveis.

Características de uma solução: Mistura homogênea de duas ou mais substâncias; Composição variável; Pode ser colorida, mas comumente é transparente; O soluto permanece distribuído uniformemente na solução e não sedimenta com o tempo; Uma solução tem a mesma composição química e as mesmas propriedades físicas em todas as suas partes.

Concentração É a quantidade de soluto que é dissolvido em um solvente. Indica uma relação entre duas quantidades (soluto e solvente ou solução). Em química, são utilizados os termos: “CONCENTRADO” ou “DILUÍDO” para falar a respeito da quantidade de soluto presente na solução. Diluído significa que apenas uma pequena quantidade de soluto é dissolvida e concentrado significa que uma porção grande de soluto está presente na solução.

Soluções Concentradas Contêm muito soluto em relação ao solvente. Exemplo: 300g de sal para 1L de água. Soluções Diluídas Contêm pouco soluto em relação ao solvente. Exemplo: 10g de sal para 1L de água.

Concentração Quantidade de componente de interesse Concentração =   Quantidade de componente de interesse Concentração = Quantidade de material total ou seja, Quantidade de soluto Concentração de solução = Quantidade de solução (soluto + solvente)

Concentração A expressão de concentração pelo sistema internacional é em número de mols, ou seja, a concentração de uma solução é definida como o número de mols de soluto em um litro (L). A unidade de concentração portanto é em mol.L-1 ou molaridade, abreviadamente “M”. Lembrando:   1 mol = 6,022 x 1023 moléculas ou átomos   6,022 x 1023 moléculas ou átomos = nº de Avogadro

Concentração A concentração da solução pode ser definida como:    Concentração de solução: Nº de mols de soluto Volume da solução em L   O Nº de mols de soluto é:  Nº de mols = Massa em gramas Massa molecular (MM) ou mol

Concentração Assim, a concentração da solução fica:   Concentração de solução = Massa em gramas (MM ou mol) x Volume da solução em L

Métodos Analíticos Gravimetria: precipitação de um composto e dosagem pelo peso obtido; Volumetria: titulação de compostos diante de um indicador de cor específico; Colorimetria: medida da cor de uma solução obtida com um indicador específico.

Gravimetria A análise gravimétrica ou gravimetria, um modo analítico quantitativo cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível. O elemento ou composto separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substância analisada.

Etapas da Análise Gravimétrica Preparo da amostra Filtração Calcinação ou secagem Cálculos.

Análise Volumétrica Volumetria consiste na determinação rigorosa da concentração duma solução. Ou seja, mede-se rigorosamente, em geral com uma bureta, o volume de solução de uma espécie química que é adicionada a outra solução que contém outra espécie química (que reage com a primeira. Esta solução é designada por titulante e a segunda titulado.

Espectofotometria Os métodos espectroscópicos baseiam-se na absorção e/ou emissão de radiação electromagnética por muitas moléculas, quando os seus elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho

Espectrofotômetro Um espectrofotômetro é um aparelho que faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Usando um prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. Pode-se assim fazer passar através da amostra um feixe de luz monocromática.

Espectrofotômetro

Dados Analíticos Problema Coleta de dados Análise de dados Resultados Gravimetria Volumetria Espectrofotometria

Obtenção de Dados Analíticos A obtenção de dados analíticos se faz a partir da utilização de análises químicas (gravimetria, volumetria e espectrofotometria); O procedimento a ser utilizado dependerá do objetivo do trabalho (o que se pretende analisar); Ex.: Dados de qualidade da água.

Problema? Problema: Poluição da água; Causas: Cargas pontuais ou cargas difusas? Possíveis efeitos: Perda da qualidade da água; Possíveis soluções ou medidas mitigadoras?

Coleta de Dados Quais parâmetros analisar? Quanto tempo? Periodicidade de coletas? Pontos a serem analisados?

Avaliação dos Dados Analíticos Como avaliar os dados coletados? Os dados coletados representam com fidelidade o ambiente avaliado? Qual análise estatística?

Interpretação dos Resultados O que representa os resultados obtidos? Existe algum instrumento de avaliação?