A interdisciplinaridade tem produzido grandes feitos. Alguns projetos interdisciplinares: Manhattan (a bomba atômica, 1945) Nobska (o míssil Polaris¹,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Pós-Modernismo.
Advertisements

DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Para abrir as ciências sociais:
Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas
A visão Grega da Ciência
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Epistemologia genética – Jean Piaget
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
LINGUAGEM Filosofia.
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
O I L U M N S Professor: Odair.
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
EAD: Fim das Barreiras Espaciais? l As bases teóricas da EAD são frágeis. l Dificuldade de estabelecer fundamentos neste campo. l Não se produz esforços.
Sir Isaac Newton ( ) A Natureza e as leis da Natureza
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
METODOLOGIA DA PESQUISA
O Método Científico Prof Ocimar Santos.
Revisão para Avaliação I
A que distância estaremos da Idade Moderna?
O FIM DA FÍSICA? DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Teoria Geral de Sistemas
Tendências contemporâneas na produção do conhecimento: aproximações com a agenda pós-moderna Professora Gisele Masson Programa de Pós-Graduação em Educação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Professora Angela Mota
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
DE NATUREZA INTERDISCIPLINAR
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Ciência, tecnologia e sociedade
Em uma época... em que a frequência de mulheres em universidades... era considerada uma escandalosa violência moral...
Ciência x Religião Eliezer Alves 20º Encontro de Jovens e Adolescentes.
FILOSOFIA.
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
SISTEMAS TEÓRICOS EM PSICOLOGIA II: CAMPO COMPORTAMENTAL PROF. MARGARETH PINHEIRO.
Três Advertências Iniciais:
Concepções em Educação Matemática
Professor Jardson Brito
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
 É feita para se observar e descrever um debate social.  É a prática da Teoria do Ator Social, e não somente essa teoria, mas qualquer teoria social.
Ontologismo de Wittgenstein Objetos Simples Proposições Atômicas Fatos atômicos A linguagem é um espelhar da realidade Substância Do mundo Estrutura comum.
Max Weber e a educação.
Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO FÍSICA MOSTRA DE EQUAÇÕES Felipe Junior.
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Transcrição da apresentação:

A interdisciplinaridade tem produzido grandes feitos. Alguns projetos interdisciplinares: Manhattan (a bomba atômica, 1945) Nobska (o míssil Polaris¹, 1956; o PERT², 1958) Apollo (viagem à Lua, 1969) Genoma Humano (2003) Porém, pode acontecer... ¹GALBRAITH, J.K. A era da incerteza. Brasília: UnB, p ² PRADO, D. Administração de projetos com PERT/CPM. Belo Horizonte, Editora UFMG, p.1. "Produção do Grupo de Estudos Redes, Cidadania e Cidade Educadora, 2000" Coordenação Érika Juffernbruch

A farsa da interdisciplinaridade Dois físicos mostram os farsantes das ciências sociais.

A farsa da interdisciplinaridade O físico Alan Sokal publica na revista Social Text¹ o artigo 1996: um físico faz uma experiência social Transgredindo as fronteiras: em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. ¹ Social Text, nº 46/47, spring/summer, p

A farsa da interdisciplinaridade Citando intelectuais como Gilles Delleuze, Jacques Derrida, Félix Guatarri, Luce Irigaray, Jacques Lacan, Bruno Latour, Jean-François Lyotard, Michel Serres e Paul Virilio, que, por sua vez, citavam cientistas como Heisenberg, Bohr, Newton, Einstein, Gödel e Planck, o artigo defende as implicações filosóficas e sociais das ciências naturais e da matemática. O artigo tem 35 páginas, 109 notas de rodapé e foram consultadas 220 obras.

A farsa da interdisciplinaridade é, na verdade, uma compilação de bobagens ditas por intelectuais, que abusam dos termos e conceitos técnicos das ciências físicas e da matemática para defenderem certas teses filosóficas e políticas sem base teórica consistente, demonstrarem arrogância intelectual ou apenas nonsense. Transgredindo as fronteiras: em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica Meses depois, Sokal¹ revela que o artigo é uma farsa. ¹ Transgredindo as fronteiras: um posfácio.

A farsa da interdisciplinaridade Devido à polêmica, em 1997, Alan Sokal e Jean Bricmont lançam o livro Imposturas Intelectuais (O abuso da Ciência pelos filósofos pós-modernos)¹ que mostra que os intelectuais citados... ¹ São Paulo: Editora Record, p.

A farsa da interdisciplinaridade 1. Usam uma terminologia científica sem saberem o que ela significa; 2. Importam noções das ciências exatas sem darem a mínima justificativa empírica ou conceitual para essa importação; 3. Exibem uma erudição superficial usando sem pudor palavras complicadas em contextos em que essas palavras não têm qualquer significado. A finalidade é provavelmente a de impressionar e intimidar aqueles que não têm conhecimentos científicos; 4. Manipulam frases sem sentido e usam jogos de palavras com uma indiferença soberba pelo significado que essas palavras possam ter, a saber...

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Jacques Lacan Modus operandi: Cita errado a topologia para explicar doenças mentais, confunde números irracionais com números imaginários e usa a lógica simbólica – de maneira oposta o que ela significa. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Julia Kristeva Modus operandi: Cita errado praticamente toda a matemática - a lógica booleana, a topologia, a teoria dos conjuntos, o teorema de Gödel - para explicar a poesia e literatura. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Luce Irigaray Modus operandi: Cita errado a teoria da relatividade, a mecânica quântica e a teoria das catástrofes para escrever sobre psicanálise e lingüística. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Bruno Latour Modus operandi: Cita errado a teoria da relatividade ao escrever sobre sociologia da ciência. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Jean Baudrillard Modus operandi: Cita errado ou de maneira obscura praticamente toda a física e a matemática moderna, da relatividade à teoria do caos –muitas vezes num único artigo – para criar metáforas sobre a atualidade. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Gilles Deleuze e Félix Guattari Modus operandi: Citam errado a teoria do caos, a mecânica quântica, a termodinâmica – em frases quase sempre ilegíveis – para escrever sobre filosofia e psicanálise. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Paul Virilio Modus operandi: Cita errado a teoria da relatividade, a mecânica quântica e o teorema de Gödel para escrever sobre o impacto da velocidade e da tecnologia na sociedade atual. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade Nome: Regis Debray Modus operandi: Cita errado o teorema de Gödel para explicar o “segredo de nossas misérias coletivas”. Os farsantes:

A farsa da interdisciplinaridade As prediletas nas citações: Mecânica quântica, sobretudo “o princípio da incerteza”; Teoria da relatividade, daí “tudo é relativo”; Teorema de Gödel, “a lógica não tem lógica”; Teoria do caos, “tudo é um caos”; Teoria das catástrofes, “as catástrofes são eminentes”

A farsa da interdisciplinaridade Apesar de responderem raivosamente – Derrida, por exemplo, reagiu com "oportunidade de uma reflexão séria desperdiçada", "não são sérios", "cavaleiros mal-treinados", "censores“ – nenhum dos intelectuais assumiu ou corrigiu os erros apontados. Sokal e Bricmont afirmam que não são contra a extrapolação de conceitos de um campo para outro, mas sim contra as extrapolações feitas sem fundamento. A reação

A farsa da interdisciplinaridade Alan Sokal é professor de física na Universidade de Nova York (EUA). Jean Bricmont é professor de física teórica na Universidade Católica de Louvain (Bélgica).