Reforma Protestante e Contrarreforma

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
REFORMA PROTESTANTE.
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma Prostestante.
História em quadrinhos
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
Reforma religiosa E Contra reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Reformas Religiosas.
REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI)
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
REFORMA RELIGIOSA “Só a Fé Salva.” Martinho Lutero
Renascimento Cultural
REFORMA PROTESTANTE.
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
REFORMA E CONTRA-REFORMA
A Reforma Religiosa do século XVI
CORRIDA MALUCA.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
REFORMA PROTESTANTE.
Reforma Religiosa.
O homem no centro do mundo
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Algumas considerações
Reformas Religiosas Prof. Lucas Villar.
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
Reforma Protestante.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Professor Romildo Tavares
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
REFORMA RELIGIOSA – Definição: Movimento de fiéis insatisfeitos com a Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs e a mudanças significativas.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMAS RELIGIOSAS. Movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; a partir do século XVI.
Transcrição da apresentação:

Reforma Protestante e Contrarreforma

O que foi? Movimento iniciado no século XVI, na Alemanha, contrário aos abusos da Igreja Católica. Propunha uma reforma no catolicismo. A força da Igreja Católica ficou abalada com as mudanças culturais e econômicas na Europa.

Causas: O luxo da Igreja: pregavam a pobreza, mas viviam em meio a riquezas; Crítica a usura: empréstimos a juros; Simonia: venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos; Venda de indulgências: de perdões; Tradução da Bíblia nas línguas locais e divulgação a partir da prensa móvel de Gutenberg.

Movimentos contra a Igreja: John Wyclif (1320-1384): sugeriu o confisco dos bens da Igreja e o voto de pobreza. O Estado deveria tomar posse das propriedades da Igreja e encarregar-se do sustento do clero.

John Huss: Adotou as ideias de Wyclif; Pregava que qualquer pessoa podia comunicar-se com Deus sem a mediação sacramental e eclesial; Combate a remessa de dinheiro para o clero.

Martinho Lutero: Em 1517 se desentendeu com o dominicano Tetzel, que vendia indulgências em nome dom papa. Afixou as 95 Teses na porta da igreja de Wittenberg. Foi excomungado da Igreja em 1520.

Luteranismo: doutrina fundada por Lutero e que ganhou muitos adeptos na Europa, principalmente na Alemanha. Características: predestinação divina salvação pela fé Bíblia como único instrumento a ser pregado e seguido aboliu o culto as imagens crítica ao celibato

João Calvino: Iniciou a Reforma Calvinista, na Suíça. Ideia de predestinação, na qual o trabalho e a prosperidade alcançada por meio dele são sinais de bênção divina e salvação da alma. Encorajava o trabalho e o lucro. Condenava os prazeres e os gastos.

O calvinismo correspondia aos interesses da burguesia. Na França, os calvinistas eram chamados de huguenotes, na Inglaterra de puritanos, na Escócia de presbiterianos, na Holanda fundaram a Igreja Reformada.

Henrique VIII: Iniciou a Reforma Anglicana, na Inglaterra. Henrique VIII havia solicitado ao papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena. Diante da recusa do papa, Henrique VIII rompeu com a Igreja, confiscando os seus bens.

Henrique VIII tornou-se o chefe da Igreja da Inglaterra, criando, em 1534, o anglicanismo. Houve embate dos puritanos com os anglicanos, provocando a emigrações em massa para a América do Norte a partir do século XVII.

Noite de São Bartolomeu: Conflito que ocorreu na França, em 1572. Os reis católicos desejavam reprimir os protestantes. 100 mil huguenotes foram mortos. Muitos outros ataques foram organizados contra os protestantes franceses.

Contrarreforma Foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. As principais iniciativas da Contrarreforma foram a convocação do Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus, o índex e a intensificação das atividades do Tribunal da Inquisição.

Concílio de Trento: reunião da cúpula da Igreja Católica, que condenou a doutrina protestante. Índex: lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Companhia de Jesus: ordem religiosa criada por Inácio de Loyola, na Espanha, para espalhar a fé católica e combater as ideias protestantes.

Tribunal da Inquisição: instrumento de terror utilizado pela Igreja Católica contra todos que divergiam de sua doutrina – os hereges. As práticas envolviam interrogatórios, tortura e morte.