Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo, 2001-2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Medidas de Tempo Nunca se escreve 2,40 h para representar 2h e 40 min, pois as medidas de tempo não são decimais.
Patrocinadopor Novas tecnologias para o diagnóstico e prevenção das infecções em terapia intensiva Alexandre R. Marra Hospital Israelita.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Base conceitual da epidemiologia
Base conceitual da epidemiologia
Estatística Aplicada à Motricidade
Nutrição, Obesidade e Controle do peso
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Atividade Física e Câncer. Prevalência, prognóstico n Prevalência –1960:16% mortes –1990: 24% mortes n Risco –Homens: 45% –Mulheres: 39% n Frequência:
Qualidade de vida relacionada à saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS - FSP/USP e CVE/SES-SP Estudo da Ocorrência da Síndrome Hemolítica.
INQUÉRITO POPULACIONAL SOBRE DOENÇA DIARRÉICA E INGESTÃO DE ALIMENTOS
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
PRINCIPAIS DESENHOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
MONITORIZAÇÃO DA DOENÇA DIARRÉICA AGUDA
Tabaco e Local de Trabalho
CAMPANHA HANSENÍASE, TRACOMA E GEO-HELMINTÍASE
Pauta: 8 de agosto de :30 às 9:30 hs: Novas indicações das vacinas dos CRIES -9:30 às 10:00 hs: Supervisão -10:00 às 10:30hs: Coberturas vacinais:Avaliação.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
Variações de Longo Prazo no Rendimento Médio dos Homens a partir de Simulações com o modelo de Oferta e Procura Eduardo L.G. Rios-Neto Ernesto Amaral Palestra.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Utilidade diagnóstica dos autoanticorpos nas miosites testados para predizer o risco de câncer associado à miosite (CAM)‏
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
EMAGRECIMENTO, ATIVIDADE FÍSICA E NUTRIÇÃO –Prescrição do exercício
TA 733 A – Operações Unitárias II
Probabilidade e Esperança Condicional
Intervalos de confiança Sejam X 1, X 2, …, X n i.i.d. com distribuição F. Um intervalo de confiança de nível 1– para é um par de estatísticas [T 1 (X),
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Mãe Curitibana Vasectomia Ambulatorial Mãe Curitibana Vasectomia Ambulatorial.
Brasília Fevereiro 2012 Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Biodiversidade e Florestas.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
Edital de Licitação n. 002/2007- Anatel, nas Faixas do IMT-2000 Edital de Licitação - Bandas F, G, I e J Emb. Ronaldo Mota Sardenberg Presidente da Anatel.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
4 – Estudo do ITCMD.
Experiências com sistemas agroflorestais - Rondônia
Recursividade Estrutura de Dados.
Projeto v.i.d.a. 1 31/3/2014. Projeto v.i.d.a. 2 31/3/2014 Projeto v.i.d.a. Uma iniciativa: Com apoio:
E.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Aprimorando (A2): Fernando Moreto
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN)
CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Distúrbios Nutricionais FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro.
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Para estocar ou retirar um item A: dmin = 10m Dmax = 50m dm = ( ) / 2 = 30m Com a freqüência de 80% 30 x 0,8 = 24m.
8-1 Copyright ©2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall Estimação (adapdado de Levine)
Diabetes Mellitus - Caso Clínico 1
Transcrição da apresentação:

Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,

Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,

Revista de Saúde Pública2005 Volume 39Fascículo 5Páginas Prevalência de alguns fatores de risco para doenças crônicas na cidade de São Paulo

Introdução: Em 1987 um estudo de base populacional sobre prevalência de alguns fatores de risco (hipertensão, obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo) para doenças crônicas não-transmissíveis foi realizado na cidade de São Paulo. Havia a necessidade de dados mais recentes. Este estudo, feito em na mesma cidade, foi delineado para estimar novas cifras daqueles e de outros fatores de risco.

Métodos: Estudo transversal de base populacional com amostra aleatória de pessoas com anos de idade. De domicílios elegíveis, houve recusa à participação em 401 deles (16,0%). A amostra analisada compôs-se de pessoas, que responderam a questionário aplicado por entrevistadores da área de enfermagem, que inclusive mediram pressão arterial, peso, estatura e circunferências do abdome e do quadril dos entrevistados. Sorteou-se também um terço desses participantes para responder a questionário nutricional e fornecer sangue venoso em coleta domiciliária para a dosagem de colesterol total, HDL- colesterol, triglicérides e glicose de jejum.

Resultados por sexo e faixa etária

Quatro faixas etárias População- alvo Amostra total Sub- amostra

Tabagismo: diário, independente da quantidade consumida

Prevalência um pouco maior no sexo masculino nas duas faixas etárias mais jovens Prevalência muito maior no sexo masculino na faixa etária anos

Pressão arterial não controlada: sistólica 140 mm Hg ou diastólica 90 mm Hg, independente do uso de medicação anti-hipertensiva

Aumenta com a idade e é maior no sexo masculino em todas as faixas etárias

Obesidade: IMC 30 kg/m 2

Tendência geral de aumento com a idade, nos dois sexos

Circunferência abdominal aumentada: > 102 cm em homens > 88 cm em mulheres

Cuidado na interpretação! O ponto de corte é diferente para homens e mulheres!

Colesterol total 240 mg/dl

É mais elevado em homens nas faixas etárias do meio

Triglicérides 200 mg/dl

Tendência geral de prevalência maior nos homens especialmente nas idades intermediárias

Glicemia jejum > 110 mg/dl

Tendência geral de aumento com a idade, nos dois sexos

HDL-colesterol < 40 mg/dl

Prevalência muito maior nos homens do que nas mulheres

Resultados: totais por sexo

Como as prevalências das variáveis modificam-se com a idade, as prevalências totais foram ajustadas para a finalidade de comparações, usando como referência a estrutura etária da população-alvo.

Tabela 5 – Prevalências (%) ajustadas* por idade [e intervalos de confiança de 95% (IC 95%)] das variáveis estudadas, por sexo, em pessoas entre anos de idade, Cidade de São Paulo, *

*

!

*

*

*

* * * * *

Revista de Saúde Pública1990 Volume 24Fascículo 4Páginas Fatores de risco para doenças crônicas não- transmissíveis: inquérito domiciliar no muni- cípio de São Paulo

No que se refere ao sedentarismo, a prevalência geral permaneceu praticamente a mesma no sexo masculino nos dois inquéritos.

Já no sexo feminino houve diminuição significante de sedentarismo, com redução relativa de 12%.

Quanto à prevalência geral de pré-obesidade, esta cresceu significantemente no sexo masculino (aumento relativo de 25%) em decorrência do crescimento da pré-obesidade na faixa etária de anos

No sexo feminino houve redução relativa significativa (17%) de pré-obesidade, mas com significância limítrofe.

A prevalência geral de obesidade cresceu significantemente nos dois sexos,

mas o aumento foi mais intenso no sexo masculino (a porcentagem de homens obesos em 2002 dobrou em relação àquela de 1987)

do que no feminino (60% maior que a de 1987)

Em ambos os sexos a prevalência de tabagismo diminuiu significativa e significantemente de 1987 para 2002

Em ambos os sexos a prevalência de tabagismo diminuiu significativa e significantemente de 1987 para 2002 Isto ocorreu por forte influência da redução nas faixas etárias mais jovens

A redução relativa de 1987 para 2002 foi de 39% no sexo masculino e de 35% no feminino.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO !