Escala de Stress Infantil - ESI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Critérios gerais de classificação da prova de Matemática B – Prova 735.
MACS Análise, representação e redução de dados..
Texto: Autor Desconhecido
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Portfólio de matemática
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Ajude – me!!.
O que é o amor?.
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
O PONTO PRETO.
Avaliação Psicológica
A Borboleta "Lembro-me de uma manhã em que eu havia
O PONTO NEGRO.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
A Ciência é metodológica
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Um presente valioso Uma pequena escola primaria, na periferia da cidade de São Paulo, tinha uma particularidade: seus alunos sentavam em dupla, em antigas.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
O que você sabe sobre stress no trabalho?
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Medidas Estatísticas Para Dados Agrupados Prof. Gercino Monteiro Filho
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ler, escrever e resolver problemas Contribuições de Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz Santos, 2009.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
O carro.
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
As intervenções verbais do terapeuta
Menina dos Olhos de Atibaia Avaliação e triagem dos alunos
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
Uma história adaptada por Maria Jesus Sousa - Juca
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Depressão.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Teste de atenção concentrada
Deus honra José, o Escravo
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Conscientização sobre a importância do SARESP
Professora, o que é o AMOR ?
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Teste Não Verbal de Inteligência
Como lidar com a pressão? Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
O aluno perfeito Rubem Alves.
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Transcrição da apresentação:

Escala de Stress Infantil - ESI Ana Paula Pinha Wesley Hoffimann

Origem do teste A Escala de Stress Infantil “surgiu do interesse em validar o Inventário de Sintomas de Stress Infantil – ISSI (Lipp e Romano, 1987) pela sua aplicabilidade nas diferentes áreas de atuação do psicólogo e por estar sendo, amplamente utilizada em pesquisas nessa área” (LIPP, LUCARELLI, 2005).

Validade Inicialmente a formulação do teste foi composta por 255 crianças entre 6 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas das cidades de Campinas (SP) e Araraquara (SP).

Após avaliação dos resultados preliminares, notou-se a necessidade de uma reformulação no teste. Para isso o teste passou a conter 35 questões em escala de Likert de 0 a 4 pontos, agrupados em quatro fatores: reações físicas (rf), reações psicológicas (rp), reações psicológicas com componente depressivo (rcpd) e reações psicofisiológicas (rpf). Para estudos estatísticos foram realizados com uma amostra de 550 crianças.

Aplicação do Teste Pode ser de forma individual e coletiva; Ambiente adequado; Material: Manual, caderno de aplicação, protocolo de apuração e lápis de cor.

Aplicação “Não abram a folha antes que eu peça. Vocês irão responder algumas questões que estão relacionadas com a vida de vocês. Para respondê-las, é preciso que vocês pensem no que tem acontecido com vocês desde...”

“Vocês irão usar lápis de cor “Vocês irão usar lápis de cor. Escolha alguns lápis de sua preferência e deixe-os em cima da carteira. Agora vamos começar. Vou fazer a leitura das instruções e vocês devem ir acompanhando na folha de vocês.”

Apuração A apuração das respostas é feita por meio da contagem de pontos atribuídos a cada item. Cada quadrante equivale a 1 ponto.

Avaliação dos Resultados Considera-se que a criança tem sinais significativos de estresse quando: aparecerem círculos completamente cheios em 7 ou mais itens da escala total;

a nota igual ou maior que 22 pontos for obtida em qualquer dos dois fatores a seguir: reações físicas (itens 2, 6, 12, 15, 17, 19, 21, 24 e 34) e reações psicológicas (itens 4, 5, 7, 8, 10, 11, 26, 30 e 31);

a nota ou maior que 21 pontos for obtida em qualquer do dois fatores a seguir: reações psicológicas com componente depressivo (itens 13, 14, 20, 22, 25, 28, 29, 32 e 35) e reações psicofisiológicas (itens 1, 3, 9, 16, 18, 23, 27 e 33); a nota total da escala é maior do que 86 pontos.

Caso Clínico: Talita 8 anos – 2ª série Mora com os pais e uma irmã de 2 anos Pais relatam mudança no comportamento de Talita depois de um episódio ocorrido na escola.

Há 8 meses Talita apresenta dificuldade para se envolver em atividades que anteriormente a deixava alegre. Atualmente dedica-se a ficar sozinha e ler livros. Em casa fica mais quieta e questionando se os pais gostam dela (se ela era bonita e inteligente). Apresentou mudanças no sono e alimentação.

Episódio na escola: Na sala de aula, a professora de ciências propôs uma atividade em dupla na qual as crianças deveriam plantar feijões trazidos de casa. Todas as crianças se mobilizaram para a tarefa e se reuniram em duplas, menos Talita que havia ficado imobilizada, perdendo assim também a explicação da professora sobre a tarefa.

Ela se dirigiu à professora e relatou sua situação (sem dupla, sem saber o que fazer e ainda havia esquecido o vaso de feijões em casa). A professora, por sua vez foi ríspida e criticou Talita, que foi agressiva, começou a chorar, empurrar as carteiras e derrubar os vasos de feijões do colegas.

Antecedentes: o pai encontra-se desempregado há 1 ano, e por isso tem estado bastante ansioso, exigindo assim que Talita se dedicasse mais à sua formação acadêmica para que não cometesse os mesmos erros dele. A mãe de Talita precisou trabalhar mais tempo para aumentar sua renda. O pai fazia elogios à dedicação da mãe e colocava-se como fracassado.

O pai, ficando mais tempo em casa, assumiu o cuidado com as filhas e impunha regras de conduta rígidas. A professora, no entanto, considerava negativamente os esforços de Talita, e isso a deixava confusa, pois o pai a elogiava.

Na entrevista Talita revelou que ainda sentia muita vergonha do ocorrido, disse estar triste por não conseguir ser boa em tudo o que faz e que tem medo de não ser nada na vida. Não se perdoa por ter esquecido o material da atividade dos feijões e por não ter mais vontade de estudar.

Resultado da ESI: Talita apresentou como nota total da escala 80 pontos, considerando um resultado acima da média, em dois DP, o que denota a presença do quando de stress infantil, conforme tabela de classificação.

Apresentou alta frequência de sintomas físicos e de sintomas psicológicos, 30 e 25 pontos respectivamente, estando também a dois DP da média, em ambos, o que significa que ela assinalou os sintomas típicos do stress nos dois fatores que estão fortemente representados na escala.

Este resultado confirma o anterior, pois a base para o diagnóstico do stress infantil é um conglomerado de sintomas. Numa análise qualitativa, a alta frequência em alguns itens (preenchimento de 3 a 4 quadrantes) revelam que Talita apresenta uma maior vulnerabilidade à depressão (10, 13, 20, 22, 25), à preocupação excessiva (4, 5, 26 e 30) e à ansiedade (8, 11, 12, 18, 24 e 27).

Os dados revelam, ainda, que ela apresenta, em maior grau, reações emocionais e fisiológicas em decorrência da ativação de reações bioquímicas do organismo, implicando na alteração do sono, dos hábitos alimentares e controle intestinal. As reações comportamentais mais frequentes estão ligadas ao descontrole, como chorar e ter reações agressivas.