LARVA METODOLOGIA DA PESQUISA Professora: Avanilde Kemczinski Professor: Marcelo da Silva Hounsell.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Estruturas de Dados para projeto de SGBD. Estruturas de dados analisadas Estruturas de nível Esparso Denso Combinadas Arvore B+ Tabela de hash.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Análise e Solução de Problemas
Gustavo Vieira Pereira
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
ENEM REDAÇÃO.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Fazendo Slides no Power Point
Aula 7 – Produção de Conhecimento
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Resultados parciais dos trabalhos da Comissão Qualis Periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury José Ângelo Barela Maria Cecília Iorio Martinelli Assessoria:
Técnicas de Amostragem
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2011 Orientações Gerais.
ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DE 2009 Orientações Gerais.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Segurança de Dados no MAER.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
5W1H.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Sistema de Planejamento da Produção
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
The Data Warehouse Toolkit
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

LARVA METODOLOGIA DA PESQUISA Professora: Avanilde Kemczinski Professor: Marcelo da Silva Hounsell

LARVA O quê se avalia ? - Conteúdo - Estrutura - Estilo de Escrita - Forma Textos Técnicos

LARVA Conteúdo –O mais importante Estrutura –O mais técnico Estilo de Escrita –O mais pessoal mas, é estilo técnico (não coloquial) Forma –O menos importante, o mais fácil de avaliar, o mais irritante É estilo e forma que irritam o leitor Checklist para Textos Técnicos

LARVA Conteúdo

LARVA O mais importante de ser avaliado e o mais difícil de avaliar: – O encadeamento lógico dos temas e da argumentação –A atualidade dos fatos/autores –A metodologia utilizada –A capacidade de convencimento e de uso dos dados –.... Conteúdo

LARVA 1.O Resumo fala sobre o todo do trabalho já feito? 2.O problema está claramente apresentado? 3.A importância e justificativa para estar tratando o problema está convincente? 4.Os objetivos dentro do escopo identificado estão claramente limitados? 5.As referências nos pontos principais do trabalho são de boa qualidade? 6.Os Trabalhos Futuros apresentam propostas de investigações de mesmo nível/qualidade? Checklist de Conteúdo

LARVA Checklist de Conteúdo 8. Existem termos jogados no texto (conceitos que merecem definição e/ou detalhamento)? 9. Todas as definições importantes apresentadas estão devidamente referenciadas? 10. As conclusões mostram realmente o significado de todo os principais resultados e a tendência do que foi entendido? 11. Os trabalhos semelhantes (estado-da-arte) foram devidamente identificados? 12. O trabalho se compara com os assemelhados (concordando, aproveitando ou excluindo-os como solução do problema adotado) ? 13. Todas as decisões de projeto/solução estão claramente justificadas e a justificativas são convincentes?

LARVA Estrutura

LARVA Macro Estrutura Fundamentação Teórica e Trabalhos Relacionados –ordem no texto é diferente da pesquisa –MST = Revisão da Literatura e Estado da Arte Foco –Distribuir o sucinto e o detalhado, conforme a necessidade Definições e Comparações Uniformidade –Usar os mesmos elementos quando comentar várias coisas parecidas Estrutura

LARVA Macro Estrutura Motivar –interessante, importante, que vou fazer, escopo Instruir (que preciso saber ?) Reconhecer (como tem sido feito) Propor (projeto fundamentado) Testar (implementar) Comparar –resultados com os outros e com as expectativas Significado de tudo isso

LARVA Definições e Comparações Sempre pedem uma referência para se saber quem a produziu. Se é uma definição proposta então, esta deve vir claramente identificada como tal –no contexto deste trabalho.... –analisando as definições existentes pode-se enfatizar que...

LARVA Checklist da Estrutura 1.Os itens do texto estão na seqüência correta (sumário, resumo, lista de tabelas, lista de abreviaturas, anexos e referencias)? 2.O texto está estruturado de forma que a fundamentação teórica está claramente separada e completa para o contexto ? 3.Os capítulos estão bem balanceados quanto ao tamanho, ordem e conteúdo? 4.A fundamentação teórica se concentra nos elementos realmente necessários à compreensão do resto do texto (principalmente estado-da-arte e da solução) ou tem coisas a mais/faltantes ? 5.A seqüência de capítulos mostra coerência e uma evolução no aprofundamento do tema? 6.A lógica da seqüência dos itens de um capítulo está explicitada (cronologia, importância, confiabilidade, volume de detalhes, difusão) ? 7.Há uso excessivo de referencias da internet? 8.Há abuso no uso de aspas e apuds ?

LARVA Estilo

LARVA De Referenciação Coloquial – Formal Parágrafos Exageros Estilo

LARVA Referenciação Aspas, blocos e Plágio –Quando usar ? Direto ou apud (Você leu?) Texto –vários autores -> quais ? Mais que 3! –já foi dito -> quem ?

LARVA Referências Fracas É atribuir uma afirmação que no contexto do seu trabalho é importante a um autor que, no contexto do trabalho dele (ou daquele trabalho específico), é um dado ou informação periférica, sem grandes discussões ou aprofundamentos. Para isso, melhor referenciar livros!

LARVA Exageros Superlativos –Muito, grande, demais, importantíssimo, super Diminutivos –Pouco, nenhum, nada, apenas, somente Indefinitivos –Razoável, bastante, adequado, aceitável

LARVA Exagero Superlativos –Grande parte dos autores é contra... –A maioria dos autores ([A], [B]) estudados se manifesta contrário...

LARVA Parágrafos Muito grande –1 página! -> máximo 0,5 páginas Muito pequenos –1F=1P Encadeamento –Seqüência mais lógica de argumentação Ligação –De um parágrafo com o anterior/posterior

LARVA Forma

LARVA Português –Concordância –Pontuação Formatação Figuras Ilustrativas Forma

LARVA Português Indicam a atenção e dedicação Concordância –Frases muito longas acabam perdendo o sujeito –Gênero e número têm que concordar com o sujeito Pontuação –Auxilia o leitor –Frases explicativas (entre vírgulas)

LARVA Figuras Figuras, tabelas, gráficos, quadros... Devem acrescentar informação ao texto mas isso não deve ser deixado para a divagação do leitor (isso não é uma obra de arte). Assim, deve ser explicado o quê se deve observar/ver na figura que justifica a existência dela no texto. Se não houver nada a explicar NA figura, elimine-a.

LARVA 1.Existe muito uso de parágrafos de uma única frase? (juntar parágrafos) 2.Há frases muito longas que dificultam o entendimento? (dividi- lá) 3.Existe uso de superlativos indevidos (maior, melhor, grande, mais importante,m etc.)? (eliminá-los) 4.Existem conjugações no pessoal (indiquei, definimos, queremos, etc.) ? (impessoalizar) 5.Os títulos de figuras/quadros/etc.. são muito longos ? (ser mais sucinto) 6.Existem frases/parágrafos repetidos/repetitivos? Checklist de Forma/Estilo

LARVA Checklist de Forma/Estilo 8. Há uso demasiado e próximo de uma mesma referência? (estudar outros materiais e diminuir o excesso de referencias). 9. A escrita evita uso repetitivo e próximo de frases do mesmo tipo segundo fulano..., de acordo com fulano..., conforme fulano...., etc. ? 10.Existe o uso de termos evasivos (complexo, simples, interessante, bom nível – qual nível, bastante, muito custoso – quanto custa, razoável, apropriado, adequado,...) sem indicar o critério de avaliação para o caso ? (ser direto e especificar o que quer dizer) 11.A lista de abreviaturas tem realmente todas as abreviaturas constantes no texto? 12.As figuras utilizadas realmente tem significado, estão devidamente explicadas no texto e ajudam no entendimento (ou são meramente ilustrativas) ?

LARVA – GPIE –www2.joinville.udesc.br/~gpie