Básico.

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Básico

Introdução Linguagem para Modelagem em Realidade Virtual, independente de plataforma; Arquivos podem ser editados por qualquer editor de texto; Necessita de plugin (Cortona) para visualização via browser.

O arquivo VRML Extensão: .wrl Cabeçalho obrigatório : #VRML V2.0 utf8 Comentário: # coments #VRML V2.0 utf8 # arquivo VRML

O arquivo VRML Estruturado em Nós #VRML V2.0 utf8 nomeDoNó { subnós }

Modelagem das Figuras Nó Shape: definição de um objeto #VRML V2.0 utf8 geometry Box { size 2 2 2 }

Modelagem das Figuras Nó geometry: definição da geometria do objeto Figuras primitivas

Tarefa #1 Modelar em arquivos diferentes: Caixa com base 2 altura 3 e profundidade 1 Cone com raio 4 e altura 2 Cilindro com raio 2 e altura 4 Esfera com raio 5

Modelagem das Figuras Nó appearance: definição da aparência dos objetos Material appearance Appearance{ material Material { diffuseColor 0.0 1.0 0.0 emissiveColor 0.0 0.0 0.0 shininess 2.0 transparency 0.0 }

Modelagem das Figuras Nó appearance: definição da aparência dos objetos Textura appearance Appearance{ texture ImageTexture { url "metal.jpg" } textureTransform TextureTransform { scale 10 10

Tarefa #2 No mesmo arquivo: Aplicar a uma esfera (raio 2) cor e transparência 0.5: Aplicar a um cilindro (raio 1 altura 6) textura com escala 10x10

Transformando figuras Nó Trasnform: trasnformações geométricas Transform { translation 0.0 0.0 0.0 rotation 0.0 0.0 1.0 0.0 scale 1.0 1.0 1.0 children [ Shape { } ] }

Transformando figuras Translação translation 0.5 0.0 0.0 eixos: X Y Z

Transformando figuras Transformando figuras Rotação rotation 1.0 0.0 0.0 0,785 ângulo eixos: X Y Z Ângulo em Radianos = (Graus * 3.141592)/180

Transformando figuras Escala scale 1.0 1.0 1.0 eixos: X Y Z

Transform { translation 0 0 0 rotation 0 1 0 3.14 scale 1 1 1 Shape geometry { } appearance { material{} / texture {} } }

Definição de Nós DEF : definição de um Nó USE : utilização do Nó definido DEF cubo Shape{ geometry Box { size 2 2 2 } Transform { translation 3.0 0.0 0.0 children [ USE cubo ]

Tarefa #3 Definir 4 instancias de um cilindro para formar as pernas de um cadeira (DEF/USE, translation ) Definir um box para formar a base da cadeira (translation) Definir um box para formar o encosto da cadeira (translation, rotation)