User Stories No contexto de XP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação
Advertisements

XP EXTREME PROGRAMMING
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Análise e Projeto de Sistemas I
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Modelos de processo de software:
Como criar um website utilizando programas da Macromedia
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Emitindo seu Certificado Digital
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
Matrícula 2010 Apresentação Webconf Processo Aprovador MEC-SETEC
Nota fiscal eletrônica de serviço
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
Frotas – Sistema de Solicitação de Cotações
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
SISTEMA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Plataforma de Ensino a Distância
PAR – Plano de Ações Articuladas
Introdução à Informática
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.
Gerenciamento de Configuração
Universidade Castelo Branco Prof a Flávia Balbino da Costa.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
IT-Academy. Faculdade de Computação e Informática – MS IT Academy Certificações Microsoft –Microsoft Certified Professional : MCP –Microsoft Certified.
Neste momento o operador esta disponível aguardando um contato para iniciar o seu atendimento.
Carta de Apresentação.
Criação de Grupos no Rooda TUTORIAL AGOSTO •Antes de tudo acesse o Rooda...
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
Test Driven Development por Johann Gomes e Thaís Moura.
Avaliação de Desempenho 2012
Raoni de Oliveira Franco
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
ENGENHARIA DE SOFTWARE
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Banner pequeno de entrada no site que remete para a página com a seguinte informação seguida (ver próximas páginas)
Referência Rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. O ecrã principal do Lync O ecrã principal do Lync tem mosaicos no lado.
Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
Acesso ao Site Casa Magalhães
Um Processo de Desenvolvimento de Software para Uso no Ambiente Acadêmico.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Tutorial: Cadastro.
Carlos Pinheiro, Aceda a Clique em Join Diigo.
Controle de Acesso Kerberos
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
CADASTRO DE USUÁRIOS.
Criar uma sala de chat Se o administrador do seu servidor lhe tiver dado autorização, pode criar e gerir as suas próprias salas de chat. 1.Na janela principal.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
Engenharia de Software Andiara Nascimento Douglas Rocha Kallyne Santos Marcos Júnior Michele Santos.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Expansão dos Casos de Uso
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Cenário / Maquete Web Site CPAuto Trabalho elaborado por: Cecília Melo (ci08004) António Castro (ci08045) Pedro Seabra (ci08001)
Aula 02 de Eng. de Requisitos
User Story Módulo 03 - Eventos. User Story 01: Controle de Presença Os participantes deverão utilizar seus aparelhos para confirmar sua presença utilizando.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
© Todos os direitos reservados para Icatu Seguros S/A Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma.
Sistema de Gerenciamento Acadêmico Francieli Zanardi – Luis Henrique Forchesatto – Marcelo Garbin.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

User Stories No contexto de XP

Uma história... Uma história não é mais do que a descrição de uma pequena funcionalidade que o cliente pretende ver desenvolvida no sistema.

Uma user story é constituída por: Uma pequena descrição, utilizada como lembrete e para as atividades de planejamento. Conversações sobre a história, entre clientes e programadores, de modo a detalhar a história e esclarecer dúvidas. Um conjunto de testes de aceitação

Analisemos cada um dos pontos com base numa funcionalidade muito comum: "Um potencial cliente do nosso site deve poder registrar-se de modo a receber notícias, ofertas, entre outros tipos de contactos."

Pequena Descrição DEVE SER CONCLUÍDA EM ATÉ 5 DIAS IDEAIS Uma história é uma pequena descrição e deve ser apresentada em uma ou duas frases de forma simples. Assim, devemos extrair várias histórias do exemplo: "O cliente deve receber um e-mail de confirmação do registro." "O cliente só fica devidamente registrado depois de responder ao e-mail de confirmação." "O cliente deve poder fornecer dados adicionais, como morada, telefone ou idade."

Conversações sobre a história Estimar o tempo de construção da história "O cliente deve receber um e-mail de confirmação do registro" O cliente (o nosso, não o do site) deve poder alterar o conteúdo do e-mail sem intervenção da equipa de desenvolvimento? O e-mail deve ser personalizado? Deve ser enviado em texto puro, RTF, HTML? Todas estas questões devem ser debatidas e esclarecidas entre cliente e equipe de desenvolvimento antes e durante a construção da história.

Testes de aceitação Os testes de aceitação têm uma finalidade confirmar que o sistema funciona de acordo com a especificação. A cada história estão associados um conjunto de testes de aceitação, que devem ser definidos pelo cliente, antes da construção da história.   O nome, testes de aceitação, tem como objetivo indicar que estes são os testes que o cliente definiu como sendo necessários o sistema passar de modo a que a história possa ser dada como concluída.

Exemplo “Um cliente deve-se registrar indicando como código de utilizador o e-mail e escolhendo uma palavra-chave alfa-numérica." Que testes de aceitação podemos definir? "Uma palavra-chave não deve aceitar caracteres que não os A-Z, a-z e 0-9." "Depois de registrado, o cliente deve receber uma confirmação provisória do registro." "Se o código de utilizador estiver errado, o cliente deve ser informado do motivo."

Como estimar a duração de uma história? Estimar com toda a equipe( cliente + equipe técnica) Primeiro, cada elemento da equipe técnica escreve secretamente num papel a sua estimativa Haverá disparidades quando todos as apresentarem Todos justificam suas estimativas Repetem o ciclo pelo menos mais uma vez

Triangularização Com o conhecimento adquirido nas estimativas das histórias passadas podemos estimar as próximas.

Exemplo de User Story US06 Incluir funcionalidade de autenticação(restrição de acesso) TA6.1 - Acessar sistema a partir de um login válido (autenticação feita com sucesso) TA6.2 - Acessar sistema a partir de um login inválido (mensagem de erro deve ser exibida) Estimativa inicial: 6h

Referências Contra a Corrente. User Stories. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: http://weblogs.pontonetpt.com/contracorrente/posts/7120.aspx. Contra a Corrente. Estimando User Stories. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: http://weblogs.pontonetpt.com/contracorrente/posts/7253.aspx USER STORIES E TESTES DE ACEITAÇÃO. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: http://dsc.ufcg.edu.br/~yp/Exemplos/06_UserStoriesETestesDeAceitacao.htm User Stories e Planeamento – Estimativas. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: http://weblogs.pontonetpt.com/contracorrente/posts/7324.aspx Mais sobre as User Stories (Histórias) . Acessado em 22/10/2007. Disponível em: http://weblogs.pontonetpt.com/contracorrente/posts/7142.aspx XP1: Um Processo de Desenvolvimento. Acessado em 22/10/2007. Disponível em: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/2002.2/projii/xp1/xp1.html#userstories Mike Cohn. User Stories Applied - for Agile Software Development. Addisson-Wesley; 2004.