O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA
Investigação de Surtos
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Alyni Cristiny Dobkowski -
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Instituto de Geociências Universidade de São Paulo Causas e conseqüências das mudanças climáticas no Brasil O que o Instituto de Geociências têm feito.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
1ª Reunião Extraordinária do 1º semestre de 2007 PAUTA: ENADE 2006.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
A Indústria de Intermediários de Síntese Desempenho em 2006 Isaac Plachta Presidente do C.A. da IQT 21 de novembro de 2006.
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Segurança de Dados no MAER.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
SUA CARREIRA, SEU FUTURO O PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS TEM COMO OBJETIVOS, ENTRE OUTROS DE: REESTRUTURAR AS FUNÇÕES DENTRO DE UMA FILOSOFIA DE.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Transcrição da apresentação:

O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen Wall /Bárbara Hemily Cassimiro Salvaro Introdução Método Resultados e Discussão Conclusões Estima-se novos casos de câncer (CA) de mama para o ano de 2012 e 2013 no Brasil; Segundo o Instituto Nacional do Câncer, um terço dos novos casos de CA que ocorrem no mundo anualmente poderia ser evitado. Há a necessidade do desenvolvimento de ações nos diferentes níveis de atuação para o controle do CA como, promoção à saúde, detecção precoce, assistência aos pacientes, vigilância, formação de recursos humanos, comunicação, mobilização social e pesquisa. Objetivo Caracterizar o conhecimento de estudantes universitárias do curso de nutrição sobre o câncer de mama em mulheres. Pesquisa de campo qualitativa, descritiva; Aprovação e registro CEP/CS: ; Amostra: 12 acadêmicas do último ano do curso de Nutrição; Local: Universidade Federal do Paraná; Coleta dos dados: julho a agosto de 2012; metodologia snowball, bola de neve; Entrevista por meio de um instrumento semi-estruturado; O método utilizado como referencial teórico foi de John W. Creswell. Referências 1.Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. Rio de Janeiro: INCA, O conhecimento apresentado pelas estudantes a cerca do câncer de mama se mostrou superficial, tanto para o ser mulher, quanto para o ser profissional. Sugere-se que o currículo seja revisto com o objetivo de voltar-se mais a educação em saúde dentro do curso, como também para capacitar os acadêmicos de nutrição para que possam exercer o seu papel diante de tamanha demanda existente na área da saúde da mulher, mais especificamente para o CA de mama. Conhecimento sobre o CA de mama: autoexame das mamas (AEM). Ah, eu sei que deve ser feito o autoexame, (...) que é um carocinho que aparece no seio. (A1). Fatores de risco: idade avançada e histórico de CA na família. É, quando a pessoa já tem na família né alguém que desenvolveu algum tipo de câncer (...) (A2). Prevenção X detecção precoce: a prevenção foi muito associada ao AEM, como se realizando essa prática o CA de mama pudesse ser evitado. (...) acho que a prevenção seria mais essa, a informação passada pras mulheres e incentivar mesmo esse autoexame (...) (A6). AEM: duas realizam periodicamente. Exame clínico das mamas: apenas duas tinham conhecimento. Seria a mamografia? [...] Ecografia? [A12]. Fontes de informações: em sua maioria foram os meios de comunicação e o médico. Quando questionadas se algum familiar, amigo ou conhecido teve CA de mama, oito estudantes já passaram por esta vivência. Teve uma prima da minha mãe que teve câncer de mama (...). Ela até teve que retirar uma mama por causa (...) do câncer (...) mas ta tudo bem agora (A3). A maioria relacionou a aquisição de mais conhecimentos sobre o tema à realização de uma pós-graduação ou especialização. Todas referiram que o CA de mama nunca foi trabalhado de forma específica em sala de aula.