FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Alyni Cristiny Dobkowski -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Investigação de Surtos
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Aplicações da informática na administração e assistência
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Gestão Orientada para Resultado
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
COMO AVALIAR ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Instrumentação de Sistemas - INS
Introdução à Estatística
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Matemática e Educação Ambiental.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
Administração de Sistemas de Informação
Administração de Sistemas de Informação A TI tornou-se um recurso essencial para auxiliar no posicionamento estratégico das organizações, influenciando.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Estágio Supervisionado X Leandro Tavares Caridade Rodrigo Silva Martins23/07/
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
The Data Warehouse Toolkit
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Por que trazer o Prêmio para o Brasil Ronaldo A. F. Nogueira Diretor IMF Editora/Revista RI.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Alyni Cristiny Dobkowski - PIBIQ/Fundação Araucária Aida Maris Peres, Jéssika Rodrigues da Rocha, Ana Carla Lemos Hipólito e Maythe Pacheco da Silva Introdução: A base formativa é essencial para a sustentação da competência profissional de enfermeiros críticos, reflexivos, agentes inovadores e transformadores da realidade. A formação e prática profissional do enfermeiro obedece dois eixos principais: o assistencial, cujo objeto de intervenção é o cuidado, e o gerencial, cujo objeto é a organização do trabalho e os recursos humanos. (BUENO; BERNARDES, 2010). Objetivos: Comparar as concepções teóricas, identificadas na literatura, com as concepções de discentes, acerca da dimensão gerencial do enfermeiro e de sua formação gerencial. Resultados: Quantidade de discentes por turma: 2º ano: 19; 3º ano: 25; 4º ano: 16. Para o saber-agir do enfermeiro, os 46 discentes que já fizeram as disciplinas destacaram: liderança (23,25%); saber administrar (16,27%); planejar (13,95%); resolução de conflitos (11,62%); conhecimento, trabalho em equipe, dimensionamento de pessoal (9,3% cada). Expectativas de aprendizagem dos 14 discentes que não cursaram as disciplinas: gerenciar a equipe (50%); habilidade, conhecimento e tomada de decisão (14,28% cada); liderança, sistema de informação e competência (7,14% cada). Convergências com a literatura: tomada de decisão e comunicação, são componentes pertinentes ao saber-agir do Enfermeiro, além da liderança, da administração e do gerenciamento (Valle; Guedes, 2004). Divergência com a literatura: promoção da praxis. Marques et al (2012) corroboram com Resck e Gomes (2008). Método: Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado no período de outubro de 2012 á março de 2013 em uma universidade privada de Curitiba – PR. Amostra: 60 discentes matriculados a partir do segundo ano do curso de Enfermagem. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões estruturadas e semiestruturadas. Análise dos dados: estatística descritiva simples com funções estatísticas do aplicativo CALC, disponível no OpenOffice.org. Aspectos éticos: projeto aprovado pelo Comitê de Ética do Setor de Ciências da Saúde da UFPR sob nº225.858. Referências: BUENO, A. A.; BERNARDES, A. Percepção da equipe de enfermagem de um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel sobre o gerenciamento de enfermagem. Rev. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 45-53, jan/mar. 2010. VALE, E. G.; GUEDES, M. V. C. Competências e habilidades no ensino de administração em enfermagem à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev. Bras. de Enferm., Brasília (DF), v.57, n. 4, p.475-8, jul/ago. 2004. MARQUES, C. F.; et al. O ensino de graduação e os conteúdos teórico-práticos da saúde do trabalhador. Rev. Eletr. Enf., v. 14, n. 3, p. 494 – 503, 2012 jul/set. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v14/n3/v14n3a05.htm> . Acesso em: 27/07/2013. RESCK, Z. M. R.; GOMES, E. L. R. A formação e a prática gerencial do enfermeiro: caminhos para a práxis transformadora. Rev. Latino-am Enfermagem, São Paulo, v. 16, n. 1, jan/fev. 2008. Conclusões: Os alunos, de modo geral, compreendem, na teoria, o saber-agir da dimensão gerencial do enfermeiro. O modelo de ensino está voltado ao fazer. As lacunas entre teoria e prática podem ser superadas com estímulo à formação de competências gerenciais rompendo com a visão voltada exclusivamente ao fazer assistencial. Para tanto, julga-se necessária a práxis na formação do profissional, superando o modelo de ensino técnico nas aulas práticas.