Identificação do(s) componente(s) da matriz extracelular que está(ão) envolvidos com o mecanismo de estímula da síntese de PGHS causado pela heparina Bolsista:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinâmica de íons em canais transmembranares
Advertisements

Jumir Vieira de Carvalho Júnior Orientador: Cristiano Krug Laboratório de Superfícies e Interfaces Sólidas (LASIS) Laboratório de Implantação Iônica VII.
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Profa Rejane Freitas Benevides
Ondas distúrbio / variação de uma grandeza física se propagam
LEITURA DE IMAGENS.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
CYCLOSPORA PONTOS CHAVES PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
ISOSPORA BELLI PONTOS CHAVES PARA DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
CRYPTOSPORIDIUM PONTOS CHAVES PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
TÉCNICAS LABORATORIAIS PARA DIAGNÓSTICO DE COCCÍDEOS
A informação genética de um organismo e sua funcionalidade
Influência da espessura e da natureza de um filme de óxido na transferência de calor em uma microestrutura. IC: Alexandre Martins Orientador: Amilton Sinatora.
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Método Resultados e Discussão Conclusões Referências Revisão e coleta de dados para avaliar alteração de cor e rugosidade de superfície de resinas compostas.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões.
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
AVALIAÇÃO DE UMA FUCOMANOGALACTANA QUIMICAMENTE SULFATADA COMO HEPARINÓIDE Aline Guimarães Santana Bolsista PROBEM/PRAE - UFPR Orientador: Prof. Dr. Thales.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
AVALIAÇÃO IMUNOISTOQUÍMICA DE BIOMARCADOR ANTI- APOPTÓTICO TRAP-1 EM AMOSTRAS DE MIOCÁRDIOS DE PREMATUROS HIPOXÊMICOS Patricia Kiyori Watanabe PIBIC/CNPq.
Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Astyanax serratus (CHARACIDAE), APÓS A CONTAMINAÇÃO POR INJEÇÃO INTRAPERITONEAL COM CHUMBO II E NANOPARTÍCULAS DE TiO2. Para Pb II.
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
RAMIFICAÇÃO DO TRONCO BRAQUIOCEFÁLICO EM AVES DA LINHAGEM COBB X SLOW Aluna: Lucas Pedro de Souza Glaeser Pibic-Jr/F.A. Orientador: Arlei José.
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
Avaliação das moléculas da matriz extracelular que ligam heparina e podem contribuir para o estímulo da síntese do Proteoglicano de Heparam Sulfato Introdução:
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Gustavo Vieira Pereira
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
HAND: Height Above the Nearest Drainage
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Ciências de Materiais I
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Reômetros e viscosímetros
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 534 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de massa
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Papel dos linfócitos Th na imunidade específica Mecanismos efetores seletivos Induzem proliferação através dos mecanismos efetores.
SISTEMA COMPLEMENTO.
TÉCNICAS IMUNOLÓGICAS
Prof. Caroline Rigotto Borges
Resposta imune celular
MILHO ATG GGT AAG GAG AAG TCC CAC ATC AAC ATT GTG GTT ATT GGC
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
Sistemas Lineares Parte 2
PROTEÍNAS.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN)
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
Transcrição da apresentação:

Identificação do(s) componente(s) da matriz extracelular que está(ão) envolvidos com o mecanismo de estímula da síntese de PGHS causado pela heparina Bolsista: Patrícia Sampaio Monteiro - Iniciação Científica – PIBIC/CNPq Orientador: Prof. Dr. Edvaldo Da Silva Trindade Colaboradores: Tabata DMariella Freitas Klimeck, Gustavo Rodrigues Rossi, Célia Regina C. Franco Método Conclusões Referências Introdução Heparina é utilizada em clínica médica desde a década de 50 e, é até hoje o agente antitrombótico de escolha. Estudos mostram que a heparina, bem como outros agentes antitrombóticos, estimulam de forma específica a síntese do proteoglicano de heparam sulfato (PGHS). Este PGHS tem uma atividade antitrombótica. Previamente temos demonstrado que o sítio de ligação para a heparina é a matriz extracelular (MEC), a qual deve participar de forma indireta no mecanismo de estímulo do PGHS. Assim, o presente projeto objetiva- se avaliar os mecanismos envolvidos neste processo identificando os componentes da MEC que estão envolvidos no mecanismo de estímulo da síntese de PGHS pela heparina. Foram utilizadas duas heparinas não fracionadas (Heptar® - Eurofarma e o Hemofol® - Cristália). Utilizou-se células endoteliais da aorta de coelho (BUONASSISI, 1973), cultivadas em meio Ham-F-12 enriquecido com 10% de soro feral bovino (ambos da Life Technologies) e penicilina/estreptomicina (Sigma). Estas células foram incubadas à 37ºC, sob pressão de 5% de CO 2. Para a análise dos glicosaminoglicanos, alíquotas das células e do meio de cultura foram submetidas à degradação proteolítica e, posteriormente, à eletroforese em gel de agarose. Após foram analisadas e quantificadas pela exposição do gel a um filme radiosensível, que foram submetido à varredura a laser no aparelho Cyclone. Na análises de microscopia de fluorescência, as células foram cultivadas sobre lamínula com diâmetro de 12 mm durante três dias. Então as células foram expostas à heparina por 24 horas, após foram lavadas, e incubadas com o anticorpo IgG anti-Fibronectina humana, produzida em coelho (Calbiochem – Millipore, Billerica, MA- EUA), na diluição de 1:500, em meio F-12 contendo 1% de BSA por 1 hora a 4 ºC. Em seguida, as células foram fixadas em 2% de formaldeído por 30 min, à temperatura ambiente. Posteriormente, as células foram incubadas com anticorpo secundário anti-IgG de coelho, conjugado com Texas Red (Jackson ImmunoResearch - West Grove, PA, EUA) diluídos 1:200 em PBS, durante 30 min. Ao final, as células foram incubadas por 20 min com Faloidina 1:500, e DAPI 1:1000 em PBS contendo 0,01% de saponina. FIGURA 2 - GRUPAMENTOS SULFATO E CARBOXÍLICO INFLUENCIAM NO ESTÍMULO DA SÍNTESE DE PGHS CAUSADO PELAS HEPARINAS NÃO FRACIONADAS E SEUS DERIVADOS QUIMICAMENTE MODIFICADOS. A Figura acima mostra a quantificação de Heparam Sulfato secretado para o meio de cultura, em cpm corrigidos por g de proteínas celulares. DS4- Dessulfatado por 4 horas, DS6 – Dessulfatado por 6 horas, N/O-DS – N e O-Dessulfatados, CR- carboxirreduzido. FIGURA 1- CÉLULAS ENDOTELIAIS EXPOSTAS A HEPARINA HEMOFOL (a) OU HEPTAR (b) E SEUS DERIVATIVOS QUIMICAMENTE MODIFICADOS ANALISADAS ATRAVÉS DE MICROSCOPIA CONFOCAL: Em vermelho: matriz extracelular marcada com anti-fibronectina. Em verde: citoesqueleto, marcado com faloidina. Em azul: núcleo, corado com DAPI. A- Controle. B- Exposição à heparina Hemofol/Heptar. C- Exposição à heparina Hemofol/Heptar carboxirreduzida. D- Exposição à heparina Hemofol/Heptar N-dessulfatada. E- Exposição à heparina Hemofol/Heptar O-dessulfatada. F-Exposição à heparina Hemofol/Heptar O-dessulfatada e N-dessulfatada. Resultados De acordo com os resultados, a diminuição do estímulo da síntese de PGHS poderia ser em decorrência não somente dos grupos sulfatos, ou da quantidade de cargas negativas, mas de sua localização conformacional. Além disto, as heparinas, aparentemente não induzem alterações na morfologia das células endoteliais. No entanto, foi possível observar uma sutil alteração na marcação de fibronetina, quando as células foram expostas às heparinas não modificadas. BUONASSISI, V.(1973) Sulfated mucopolysaccharide synthesis and secretion in endothelial cell cultures.Exp.Cell Res.76: BUONASSISI, V. & COLBURN, P. (1983) Antibodies to the heparan sulfate proteoglycans synthesized by endothelial cell cultures. Biochim. Biophys. Acta 760: a b A dessulfatação gradual (4 ou 6 horas) foi acompanhada pela redução do estímulo da síntese de PGHS. Já a dessulfatação total (N- e O-dessulfatado) aboliu o estímulo de PGHS. Por outro lado, a carboxiredução também levou a diminuição do estímulo da síntese de PGHS. As heparinas aparentemente, não induzem alterações na morfologia celular das células endoteliais, mesmo quando avaliado em microscopia óptica ou eletrônica de varredura. Além disto, foi possível observar uma sutil, mas não expressiva, alteração na marcação de fibronectina, quando as células foram expostas às heparinas não modificadas