ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Aplicações da informática na administração e assistência
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Implantação do Sistema MRP II
Supply Chain Management
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
ENGENHARIA DE SOFTWARE
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Controle de Gastos Públicos
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Unified Modeling Language
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Engenharia de Software

ENGENHARIA DE SOFTWARE Tema relativamente novo no sentido do termo Engenharia de Software, causando muitas discordâncias de conceitos consensualmente aceitos, necessitando ainda de efetivas normas norteadoras do assunto. Nesse sentido, a sociedade ainda demanda de profissionais capacitados para elevar o software em termos de sistemas organizacionais, contribuindo de fato com as organizações modernas, sejam privadas ou públicas. A Engenharia de Software na prática profissional cresce dia após dia, por meio de somatório das experiências. A disciplina acadêmica é estudada em todos os anos letivos, desmembradas em diversas cadeiras.

ENGENHARIA DE SOFTWARE De forma moderna, a Engenharia de Software caminha em paralelo com os Sistemas de Informação, ambos temas destinados às organizações, para auxiliar as mesmas a tomarem decisões sob o foco de seu negócio empresarial ou de sua atividade pública. Para introduzir os conceitos de Engenharia de Software, outros conceitos iniciais devem ser apresentados: Engenharia, Engenhar, Sistema e Software.

ENGENHARIA DE SOFTWARE É a arte das construções, com base no conhecimento científico. Engenhar É idear, maquinar, inventar, produzir.

ENGENHARIA DE SOFTWARE Sistema Conjunto de partes que interagem entre si, visando um objetivo comum. Em informática é o conjunto do software, hardware . Software Subsistema de um sistema computacional. São os programas de computadores

CONCEITOS E ENGENHARIA DE SOFTWARE Engenharia de software é a metodologia de desenvolvimento e manutenção de sistemas modulares, com as seguintes características: Processo(roteiro) dinâmico, integrado e inteligente de soluções tecnológicas; adequação aos requisitos funcionais do negócio do cliente e seus respectivos procedimentos pertinentes;

CONCEITOS E ENGENHARIA DE SOFTWARE Efetivação de padrões de qualidade, produtividade e efetividade em suas atividades e produtos; fundamentação na Tecnologia da informação disponível, viável, oportuna e personalizada; planejamento e gestão de atividades, recursos, custos e datas.

CONCEITOS E ENGENHARIA DE SOFTWARE Para MARTIN e McCLURE (1991) a engenharia de software é: "o estudo dos princípios e sua aplicação no desenvolvimento e manutenção de sistemas de software... tanto a engenharia de software como as técnicas estruturadas são coleções de metodologias de software e ferramentas...". Para SOMMERVILLE (1992) a engenharia de software envolve questões técnicas e não-técnicas, tais como a especificação do conhecimento, técnicas de projeto e implementação, conhecimentos dos fatores humanos pelo engenheiro de software e ainda, gestão de projetos.

Elementos fundamentais da Engenharia de Software São 3 elementos fundamentais (métodos, ferramentas e procedimentos), que possibilita ao gerente o controle do processo de desenvolvimento do software e oferece ao profissional uma base para a construção de software de alta qualidade: Métodos de engenharia de software Proporcionam os detalhes de "como fazer" para construir o software. Envolvem um amplo conjunto de tarefas que concluem: planejamento e estimativa de projeto, análise de requisitos de software, projeto da estrutura de dados, arquitetura de programa e algorítmo de processamento, codificação, teste e manutenção. São os roteiros para desenvolvimento de software.

Elementos fundamentais da Engenharia de Software Ferramentas de engenharia de software Proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos métodos. Existem diversas técnicas para sustentar os métodos, por exemplo, CASE, CAD, Análise Estruturada, Orientação a Objetos, e respectivas ferramentas, tais como, de Banco de dados, linguagens de programação etc. São os instrumentos que proporcionam os detalhes de "como fazer" para construir o software.

Elementos fundamentais da Engenharia de Software Procedimentos da engenharia de software Constituem o elo de ligação de ambos e possibilitam o desenvolvimento racional e oportuno de software. Definem a sequência em que os métodos serão aplicados, os produtos para serem disponibilizados, controles de qualidade e avaliação são os procedimentos que antecedem e sucedem o software. Como conclusão, pode-se relatar que Engenharia de Software é a metodologia para desenvolvimento de soluções em software, ou seja, roteiro que pode utilizar diversas técnicas. A sequência de passos preestabelecidos permite optar e variar de técnicas e ferramentas nas suas diversas fases.

Objetivos da engenharia de Software De modo geral, considera-se que os objetivos primários da Engenharia de Software são o aprimoramento da qualidade dos produtos de software e o aumento da produtividade dos engenheiros de software, além do atendimento aos requisitos de eficácia e eficiência, ou seja, efetividade. A Engenharia de Software visa sistematizar a produção, a manutenção, a evolução e a recuperação de produtos intensivos de software, de modo que ocorra dentro de prazos e custo estimados, com progresso controlado e utilizando princípios, métodos, tecnologia e processo em contínuo aprimoramento.

Fundamentos da engenharia de software Considera-se, também, que a Engenharia de Software é uma área interdisciplinar, baseada nos fundamentos de: Ciência da computação Disciplina que deve prover os fundamentos científicos da Engenharia de Software, de modo análogo aquele com que a física e a química provêm os fundamentos das disciplinas tradicionais de Engenharia. Tais fundamentos dizem respeito à base tecnológica do Engenheiro de Software, abrangendo temas científicos tais como arquitetura de computadores, lógica de programação, estruturas de dados, algorítmos, etc.

Fundamentos da engenharia de software Administração de projetos Disciplina que deve prover os fundamentos para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de Software, incluindo as atividades de planejamento que envolva estimativas de recursos e cronogramas, bem como de definição de estrutura organizacional, formas de controle e liderança. Torna o Engenheiro um gestor do projeto, administrando a equipe, as atividades, os prazos, os lucros, o resultado etc.

Fundamentos da engenharia de software Comunicação A Engenharia de Software supõe alto grau de interação pessoal, Nessas condições, é considerado crucial para o Engenheiro o domínio de habilidades de comunicação interpessoal, tanto oral quanto escrita. Sugere que o Engenheiro de Software tenha facilidade comportamental para elaboração de projetos, que normalmente são elaborados em equipe e necessitam de motivação da mesma e satisfação do usuário ou cliente.

Fundamentos da engenharia de software Técnicas de soluções de problemas Como a Engenharia de Software se refere à construção, implantação e manutenção de produtos tecnológicos, considera-se que técnicas de solução de problemas, presentes em todas as disciplinas de engenharia, devam ser usadas, Retrata que o Engenheiro de Software seja um solucionador de problemas, um gerador de solução integradas e inteligentes, fazendo valer sua presença ou contratação.

Fundamentos da engenharia de software Essas técnicas devem prover a base para as atividades de planejamento, gerenciamento, análise sistêmica, projeto, fabricação cuidadosa, implantação controlada, validação extensiva e manutenção contínua, desejavelmente comuns a qualquer projeto de desenvolvimento de software.