O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação U F B A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
PORTAS ABERTAS VESTIBULAR 2010 CONTRIBUIÇÃO DA COMGRAD FIS Pensando em fazer Física e querendo convencer seus pais com aquele papo da Física do.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
UDESC Pública, Gratuita, de Qualidade e a Melhor do Estado de Santa Catarina.
Resoluções Acadêmicas
do curso de graduação em de Ciência da Computação - UFBA -
O Curso de Bacharelado em
« A Vida Acadêmica e O Profissional de Ciência da Computação »
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
UAB UFSC.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
II - UFRGS Grupo de Computação Gráfica e Processamento de Imagens Instituto de Informática - UFRGS Outubro 2000.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Os dez mandamentos para o bem planejar
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Departamento de Engenharia Elétrica
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
Matemática e Educação Ambiental.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Data: 19/08/2011 Rio Branco-Acre. Breve Histórico Decreto- Lei nº 9053 de 12/03/1946: criação dos Colégios de Aplicação. Deste modo, os CAps fazem parte.
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte RESULTADOS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Comissão Própria de Avaliação - CPA.
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Faculdade de Engenharia – FEN Estágio Supervisionado X Professor: Luiz Sebastião Costa Apresentação da.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Questionário do Estudante ENADE 2011
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Transcrição da apresentação:

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação U F B A

Calouros de Computação Sejam bem-vindos!

Roteiro da Apresentação Informações sobre o curso As entidades próximas dos estudantes – DCC – DACOMP – InfoJr Atividades que os alunos podem se envolver durante o curso Trote-cidadão Brindes, cartilhas, etc.

Informações Básicas sobre o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFBA

O Curso de Computação da UFBA Atualmente … Conclusão mínima – 4 anos Conclusão máxima – 7 anos Carga Horária horas Total de estudantes no curso: 400 Estamos em fase de mudança para um novo Currículo – – Maior flexibilidade e autonomia – Ênfase em atividades práticas – Ampliação do caráter multidisciplinar

Objetivos do Curso 1.Dar formação básica sólida dos conceitos fundamentais indispensáveis para a compreensão dos problemas relacionados com a teoria e a prática da computação; 2.Oferecer formação aprofundada em algumas áreas tecnológicas; 3.Incentivar o espírito científico do aluno, procurando motivá- lo para participar de projetos de pesquisa; 4.Formar profissionais que atendam ao mercado de trabalho; 5.Preparar o aluno para ingressar em programa de pós- graduação na área de computação.

E vocês ? O que esperam do curso ?

A Estrutura Organizacional na qual o curso está inserido

Estrutura Organizacional Básica Departamentos – Fornecem disciplinas para os diversos cursos – Agregam e gerenciam professores Colegiados – Coordenam cursos (de graduação e pós) – Acompanham a vida acadêmica dos estudantes de um determinado curso Instituto de Matemática – Abriga colegiados de cursos e departamentos de matemática, estatística e computação

A Estrutura do IM Departamento de Ciência da Computação (DCC) Colegiado de Ciência da Computação (CCC) COLMAT DEST COLEST DMAT DCC Física DMAT DEST Rep. Estudantil Composição: Instituto de Matemática O Colegiado é composto pelos representantes dos departamentos que oferecem disciplinas obrigatórias para o curso

A Estrutura do CCC Coordenadora: Profa. Claudia Gama (computação) Vice-coordenadora: Profa. Christina von Flach (computação) Demais Membros do Colegiado: – Prof. José Garcia (física) – Prof. Andreas Barnhard (matemática) – Prof. Jessé Batista (estatística) – Keilla e Gilmar (DACOMP - Representantes dos estudantes) Secretário: Kleber Rangel

O Papel do CCC Projeto Pedagógico do curso de bacharelado em Ciência da Computação Orientação Acadêmica Atendimento ao aluno – Processos de trancamento, aproveitamento de estudos, dispensa de disciplinas, oficialização de estágio, etc. Acompanhamento da qualidade do curso Promoção de atividades acadêmicas

Atendimento do CCC Secretaria – seg a sex. das 8 às 14 h com Kleber Horário para atendimento da coordenação: – Terça 10 às 12 h – Ou com horário marcado Solicitações devem ser feitas pelo sistema de chamados: Contato: Breve … Site do CCC :

O Departamento de Ciência da Computação Chefe: Prof. Augusto Loreiro da Costa Vice-chefe: Profa. Fabiola Greve Secretário: Dilson Anunciação

As atividades que os estudantes podem (e devem) participar... InfoJr DACOMP Iniciação Científica Monitoria de disciplinas (voluntária) Extensão: Onda Digital, cursos, etc. GRACO – administração da rede do DCC Eventos Científicos: seminários, congressos, workshops, etc. ACC da UFBA (Atividade Curricular em Campo)

Pesquisa Científica

Funções da Universidade Servir à sociedade (pesquisa, ensino e extensão) – Promover melhorias científicas, tecnológicas e sociais Unir Universidade e Mercado (visão neoliberal) pode ser perigoso A universidade deve ser independente para que possa ser geradora de conhecimento Pesquisa Científica: força motriz para a geração de conhecimento

Método Científico AG (Antes de Galileu) – Conhecimento é formulado e transmitido por autoridades Aristóteles, Papa, Bíblia etc DG (Depois de Galileu) – Método científico: conhecimento é derivado da observação de fenômenos (ou de outros conhecimentos), que são explicados de maneira lógica e isenta Conhecimento gerado deve ser sempre posto a prova da observação

Método Científico e Computação Computação: misto de engenharia e ciência Computador é a ferramenta de trabalho e um laboratório para a observação

Pesquisador ou Cientista Perfil – Curiosidade – Dedicação – Persistência – Motivação – Isenção de dogmas e 10% Inspiração 90% Transpiração

Pesquisador ou Cientista Formação – Graduação: 4-5 anos Dar formação ampla sobre uma área de conhecimento e preparar o estudante para o mercado Iniciação Científica: o início da formação de um cientista – Mestrado (acadêmico): 2-3 anos Uma dissertação deve contribuir para ampliar a visão do estudante com base no método científico – Doutorado: 4-5 anos Uma tese deve gerar inovação de conhecimento

Atividades de Pesquisa na Graduação Seminários Científicos – sextas, 16 h Iniciação Científica – A partir do 2o. Semestre – Procure os professores ou o Colegiado para orientação Participação em grupo de pesquisa do DCC

Depoimento Grupo de Pesquisa Indigentes

Atividades de Extensão Residência em Software - alunos do último semestre Programa Onda Digital – Atuação como instrutor de informática em inclusão digital – Procure profa. Débora Cursos de Extensão em Sw Livre – Cursos de Linux básico de 20 h com vagas para estudantes (bolsas) Monitoria em disciplinas do curso – Procure os professores

Rede do DCC Proposta: – Prover serviços computacionais para o Departamento de Ciência da Computação – Uso de Software Livre Coordenação da Rede DCC – DCC – GRACO – Gestores dos Recursos Acadêmicos Computacionais do DCC Bolsista da Rede: – Daniel Cason Contato:

Outras Atividades Acadêmicas OBI – Olimpídada Brasileira de Informática Maratona de Programação Os interessados devem procurar o GREP (Leandro) para se preparar ERBASE – Escola Regional de Computação Bahia- Sergipe WTICG – Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de final de Curso Próxima ERBASE: Abril de 2006

A Sociedade Brasileira de Computação

Por que participar ? – Contribuir para a área de computação – Descontos em congressos – Estar sempre atualizado (revistas, fóruns, listas de discussão, etc.) Como participar ? – Procure o Delegado Institucional da UFBA ou a Profa. Aline

Como saber o que está acontecendo? Vá ao colegiado conversar com o coordenador Converse com seu orientador acadêmico (quando houver) Leia regularmente as notícias do sitio do DCC Visite regularmente o sitio do CCC – no ar em breve ! Leia os murais do CCC, DACOMP e InfoJr Leia os s enviados para a lista de estudantes Procure os Coordenadores de grupos de pesquisa FIQUE LIGADO !!!