Para mudar o Futuro – USP –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Thales Crivelli Nunes II Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono
Advertisements

MPEs- SUSTENTABILIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MDL
Do Pior, O Melhor Claudia Moreira Fabrizio Machado Leonardo Arozena
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
BrasCarbon Seqüestro de Carbono na Suinocultura:
Meio ambiente e desenvolvimento
Compromisso com a perspectiva participativa, envolvendo:
Alternativas Energéticas em Biogás
SUPERINTENDÊNCIA PETROBRAS/BNDES
VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
Parceiros Fundadores.
Projeto de MDL CST Arcelor Brasil Divisão de Meio Ambiente
SISTEMA CONCILIAÇÃO Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica.
PROJETO CARBONO NEUTRO
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Agenda Elétrica Sustentável 2020
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
Passos para a Criação de uma empresa
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
O mercado dos créditos de carbono
MDL para pequenos suinocultores
Inventário Sanepar de GEE
Familiar e Comunitária
implementados e propostos no Brasil.
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Programa Ambiental do Sistema CNT
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Financiamento do BNDES para instalação da fábrica;
Eco-92.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
Grupo: Isabella Dantas Júlio César Marcelo Dantas Murilo Melo Nathália David Valmir Souza.
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
Especialização em Gestão de Pessoas
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: PROPOSTAS DO IBD
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Petiano: Haron Salvador
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
Política Nacional do Meio Ambiente
Agentes de um crescimento sustentável.
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Protocolo de Kyoto – MDL e Créditos de Carbono 17 de agosto de 2006 Senai – Luzerna – SC Engº Agrº Marco Antonio Santos.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
CREDENCIAIS DA FUNENSEG Criação 1971 ( 34 anos  4 décadas) Personalidade Jurídica Entidade de direito privado, de natureza educativo - cultural, sem.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Dê um nome para sua ideia ETAPA 3 FORNECIMENTO DE GN PARA COMPLEMENTAÇÃO E/OU ENRIQUECIMENTO DE BIOGÁS EM UNIDADES MOTOGERADORAS DE ETEs USO ECOEFICIENTE.
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Para mudar o Futuro – USP – 24.08.06

Elegibilidade de Projetos CONCÓRDIA - SC Quantidade de Créditos de Carbono gerados. Metodologia Aprovada x Criação de Novas Metodologias. Critérios de adicionalidade. Data de início do projeto. Barreiras tecnológicas. Viabilidade Econômica. Selecionados os Biodigestores de 3 granjas próprias.

Instituto Sadia de Sustentabilidade Criado em Dezembro de 2004. Entidade sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento sustentável. Função: Desenvolver projetos de preservação de recursos naturais, fomento à pesquisa tecnológica e a educação ambiental, alimentar, cultural e esportiva. Viabilizar o Programa 3S através de: Busca de fontes de financiamento e venda dos Créditos de Carbono, com repasse dos resultados financeiros aos integrados; Promoção da Educação Ambiental, Responsabilidade Social e acesso à novas tecnologias;

Programa Suinocultura Sustentável Sadia Adesão voluntária, aberta a todos os integrados da SADIA. Instalação de Bio-digestores em regime de comodato nas granjas participantes, reduzindo a emissão de metano. Investimento pago através de créditos de carbono, de acordo com a viabilidade econômica de cada suinocultor. Disseminação de novas tecnologias, melhorias ambientais, melhores práticas e aumento da sustentabilidade das granjas.

Assessoria na Venda dos CERs Funcionamento do Programa $$$ $$$ Financiamento Mercado Co2 Programa 3S $$$ $$$ Co2 Assessoria na Venda dos CERs Co2 integrados

Suinocultura Sustentável Co2 Granja Queimador Redução de 75% GEE Bio - Gás Efluentes Bio Digestor Energia Efluente Agricultura Lagoa Secundária Bio - Fertilizante

Indicadores do Programa

Situação Atual do Programa PDD – I Registrado na ONU em Jan. / 06. 3 granjas próprias totalizando: 242.000 Ton. Co2 Eq. – 10 anos. PDD – II Em validação. 24 granjas próprias totalizando: 625.000 Ton. Co2 Eq. – 10 anos.

Situação Atual do Programa O programa será dividido regionalmente: III – Três Passos - RS IV – Concórdia – SC V – Toledo – PR VI – Uberlândia - MG V IV III Adesão de 3.247 integrados (92,5%) até o momento. Em 2006 a meta é atender 1.000 propriedades, que produzirão 8.000.000 Ton. Co2 em 10 anos. VI

Obrigada! meire.ferreira@institutosadia.org.br