PGFAU 2012 BEM-VINDOS ! Maria Lucia Refinetti Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Programa de Pós-Graduação em Física PPG-Física UFRGS Junho de 2010 Sérgio Ribeiro Teixeira (Coordenador) Kepler de S. Oliveira Filho (Coordenador Substituto)
PROJETO DE PESQUISA.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Metodologias de Construção de Sites
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
RELATÓRIO CIENTÍFICO: princípios de elaboração e redação
II FÓRUM NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA IMPACTO DA AVALIAÇÃO CAPES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE Geraldo Brasileiro Filho.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ESTUDO SOBRE OS PLANOS DE CARREIRA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PROPOSTA DE REVISÃO A SER SUBMETIDA À XXI ASSEMBLÉIA NACIONAL DELIBERATIVA – AND.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Controle de Gastos Públicos
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Segurança de Dados no MAER.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
Data: 19/08/2011 Rio Branco-Acre. Breve Histórico Decreto- Lei nº 9053 de 12/03/1946: criação dos Colégios de Aplicação. Deste modo, os CAps fazem parte.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte RESULTADOS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Comissão Própria de Avaliação - CPA.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROGRESSÃO PARCIAL PADRONIZAÇÃO DE REGISTROS PELAS UNIDADES ESCOLARES
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Contrato Pedagógico Contabilidade Básica Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre as turmas 1GFN/1LOG/2GFN/2LOG e.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA - PEU Nível de Mestrado
The Data Warehouse Toolkit
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Transcrição da apresentação:

PGFAU 2012 BEM-VINDOS ! Maria Lucia Refinetti Martins

Universidade Entre a competitividade e as desigualdades sociales Excelência segundo padrões internacionais Inclusão de setores mais amplos da sociedade Inclusão Ampliação de vagas Ênfase à permanência Prioridade ao ensino Recursos para ampliar atendimento Formação ampla Ensino de massa Representação paritária Excelência Padrão internacional Avaliação da produção Critérios / citações, o idioma Tecnologia de ponta Prioridade à pesquisa Recursos concentrados e cumulativos Alta qualidade para poucos Estrutura hierárquica piramidal

Universidade no Brasil 30% pública e gratuita – acesso por exame vestibular 70% privada 19 % dos jovens de 17 a 24 anos cursam universidade Ministério da Educação – avaliação dos cursos de graduação CAPES – avaliação dos cursos de pós-graduação CNPQ – apoio à pesquisa – Ministério da Ciência e Tecnologia Conselhos Profissionais – regulamentam a profissão Fonte: UNESCO, Conferencia Regional de Educação Superior – Cartagena, 2008

Pesquisa / Extensão / Docência USP Pesquisa / Extensão / Docência Conselho de Pesquisa Apoios, Complementação, Gestão da IC, Pós-Doc Conselho de Extensão Relação com a comunidade, cultura Pós-Graduação Ensino, Pesquisa dos Pós-Graduandos, Apoio Prof. Visitante, Convênios de Intercâmbio, Co-tutela

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – USP Departamentos HISTÓRIA E ESTÉTICA PROJETOS TECNOLOGIA História da Arquitetura e da Urbanização História da Arte Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo Planejamento Urbano e Regional Projeto do Edifício Paisagismo Programação Visual Desenho Industrial Construção Conforto Ambiental Metodologia Carreiras: Arquitetura e Urbanismo (desde 1958) Design (com ECA, FEA e Politécnica desde 2007)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO Pesquisas Dissertações Teses Linhas de Pesquisa Design e Arquitetura Hábitat Hist. e Fundamentos da A e U Paisagem e Ambiente Planej. Urbano e Regional Projeto, Espaço e Cultura Projeto da Arquitetura Tecnologia da Arquitetura

Estrutura do Programa

Prazos Mestrado – 1440 horas Doutorado – 1440 horas Depósito do memorial de qualificação: 21 meses Depósito da dissertação: 36 meses Doutorado – 1440 horas Depósito do memorial de qualificação: 28 meses Depósito da tese: 48 meses Doutorado Direto – 2880 horas Depósito do memorial de qualificação: 43 meses Depósito da tese 72 meses

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo http://www.usp.br/fau/cursos/pos/index.html O curso de Mestrado foi criado em 1972 (um dos pioneiros na América Latina) e o curso de Doutorado em 1980 permanecendo, até 1998, como único Doutorado no país na área de Arquitetura e Urbanismo. O Programa conta atualmente com 130 orientadores credenciados Em 31/12/2011 estavam matriculados no Programa 207 alunos de Mestrado, 184 alunos de Doutorado e 320 alunos especiais. Serão ministradas no ano de 2012 aproximadamente 60 disciplinas de um total de 130 credenciadas. Em 2011 formaram-se 92 alunos, sendo 57 mestres e 35 doutores. O Programa conta com cota de 45 bolsas de mestrado e doutorado CAPES e CNPq. Desde o início do programa ao final de 2011, formaram-se 1200 Mestres e 780 Doutores.

O Mestrado Os alunos do curso de mestrado devem cumprir 36 créditos em disciplinas e apresentar dissertação correspondente a 60 créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas aula ou trabalho. Considera-se dissertação de Mestrado o texto referente a trabalho supervisionado, que demonstre capacidade de sistematização crítica da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica, tecnológica ou artística. Mediante aprovação do orientador, os exemplares da dissertação devem ser depositados pelo aluno, na Secretaria de Pós-Graduação, obedecendo-se aos prazos regimentais.

O Doutorado Os alunos do curso de doutorado devem cumprir 18 créditos em disciplinas e apresentar tese correspondente a 78 créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas aula ou trabalho. Considera-se tese de Doutorado o texto referente a trabalho de investigação que represente contribuição original ao estado da arte do tema tratado. Mediante aprovação do orientador, os exemplares da tese devem ser depositados pelo aluno, na Secretaria de Pós-Graduação, obedecendo-se aos prazos regimentais.

O Doutorado Direto Tem início pelo Mestrado. Nos casos em que o orientador avalia que existe um aproveitamento e desenvolvimento excepcionais, pode ser solicitada a passagem direta ao Doutorado. O Exame de Qualificação será então substituído pelo Exame de Passagem Mais 18 créditos deverão ser cursados em disciplinas, após o que será feito Exame de Qualificação de Doutorado O prazo total para conclusão do Doutorado Direto é de 72 meses

Disciplinas e créditos Devem ser cursadas nos três primeiros semestres pois os créditos devem estar concluídos quando da entrega do Memorial de Qualificação. No caso do doutorado também é conveniente cursar logo no início. Existe uma correspondência entre disciplinas e áreas de concentração, mas o aluno pode escolher, em comum acordo com seu orientador outras disciplinas. Recomendável cursar disciplinas da respectiva Área de Concentração Interessante cursar maior número de disciplinas do que o mínimo Disciplinas de outros programas de pós-graduação da USP são aceitas com o respectivo número de créditos. 1/3 dos créditos (avaliação pela CPG) podem ser obtidos em: Disciplinas de Programas reconhecidos Publicações Estágio em docência (PAE)

Duração e Avaliação das Disciplinas As disciplinas têm 15 aulas de quatro horas, em geral com um intervalo de meia hora. Normalmente há uma aula por semana, o que faz com que durem todo um semestre. Em ocasiões especiais as aulas podem ser concentradas e a disciplina toda será desenvolvida em menos tempo Em sua metodologia as disciplinas são variáveis e podem contar com leituras e fichamentos, exercícios de projeto, seminários e, na maioria incluem um trabalho final a ser entregue pouco depois do término das aulas. As avaliações são: A, B e C (aprovado) ou R (reprovado, sem direito a créditos).

Orientação Os alunos de Mestrado ou Doutorado deverão estar vinculados a um orientador durante todo o período do curso. Ingressantes podem permanecer inicialmente sob a orientação acadêmica do Coordenador de Programa. É facultada a mudança de orientador com anuência do orientador atual e do novo orientador, com aprovação da CPG Ao orientador é facultado abdicar da orientação de aluno, com a apresentação de justificativa circunstanciada, que deve ser aprovada pela CPG. Toda e qualquer entrega de trabalho ou solicitação à CPG deve ter anuência do orientador

Exame de Qualificação Consiste em banca formada por três docentes que avaliam o Memorial de Qualificação, entregue após 21 meses (mestrado) e 28 meses (doutorado) O memorial deverá apresentar: 1. Percurso e desempenho acadêmico do candidato; 2. Estado atual do projeto de pesquisa com informações sobre: objeto, objetivos / questões, hipóteses, procedimentos metodológicos, bibliografia, cronograma; 3. Produção referente à pesquisa: no mínimo dois trabalhos completos de natureza teórica e metodológica, empírica ou revisão bibliográfica. No doutorado, versão preliminar de um capítulo da tese. 4. Estrutura da dissertação ou tese: sumário, resumo dos conteúdos dos capítulos, explicitação da relação entre as partes e capítulos, bibliografia

Defesa da Dissertação ou da Tese O produto – Dissertação ou Tese – a ser avaliado pela banca examinadora é aquele entregue na secretaria por ocasião do depósito. Não é permitida a substituição de volumes. Não se atribui nota aos trabalhos. A banca pode sugerir na ata de aprovação a publicação do trabalho como um todo ou de partes dele por meio de artigos. A aprovação / reprovação é decidida individualmente pelos membros da banca. Não é necessária a aprovação unânime. Assim, para o mestrado é requerida a aprovação por, no mínimo, dois membros e no doutorado, por três. Não há aprovação condicional. Modificações significativas apontadas pela banca examinadora implicam na reprovação. A banca pode sugerir correções, porém não pode condicionar a aprovação ao atendimento do que foi sugerido. A aprovação expressa que o trabalho apresenta as condições mínimas para aprovação. A incorporação das sugestões não é obrigatória

Aprovação da Dissertação ou da Tese Entende-se como condições mínimas para aprovação de Dissertações e Teses o atendimento aos seguintes itens: Coerência entre objetivos, argumentos e resultados Argumentação consistente (o que implica em embasamento teórico e método de pesquisa adequados) Informações corretas / fontes fidedignas Redação correta; imagens legíveis; obediência às normas de apresentação de trabalhos científicos (citações, etc.)

Reimpressão da Dissertação ou Tese Pequenas correções sugeridas pela banca ou cuja necessidade tenha sido identificada pelo aluno poderão ser feitas num prezo de 60 dias da defesa, com anuência do orientador, que assinará o novo volume entregue. Os exemplares corrigidos (dois, com capa dura) e o CD ROM deverão conter na página de rosto a seguinte informação: EXEMPLAR REVISADO E ALTERADO EM RELAÇÃO À VERSÃO ORIGINAL, SOB RESPONSABILIDADE DO(A) AUTOR(A) E ANUÊNCIA DO(A) ORIENTADOR(A). O exemplar original ficará disponível na sede do programa

Bancas Examinadoras As bancas de Exame de Qualificação e de Defesa devem ser sugeridas pelo orientador em comum acordo com o aluno, mas compete à CPG a decisão, incluindo substituição ou complementação. O orientador é sempre o presidente da banca. Exame de qualificação : pelo menos um membro de outra área de concentração Qualificação de passagem: pelo menos um membro externo à FAU Mestrado: pelo menos um membro externo à FAU Doutorado: pelo menos dois membros externos à FAU

Bolsas e Auxílios Cotas do Programa (Capes + CNPq) Mestrado: 34 Doutorado: 26 PDSE (sanduíche) – 4 por ano FAPESP Auxílios Pró-Reitoria de Pós-Graduação PROEX

Infra-estrutura Salas de aula equipadas com computador e projetor Sala de Informática Rede wireless em todo o prédio Biblioteca, com 65 mil livros, além de vídeos, CD, mais de 7.500 projetos e cerca de 330 mil desenhos originais, muitos já digitalizados como a coleção de desenhos Vilanova Artigas e Ramos de Azevedo (maior parte na Cidade Universitária) CESAD - Seção Técnica de Produção de Bases Digitais para a Arquitetura e Urbanismo Seção Técnica de Vídeo Seção Técnica de Modelos e Ensaios Seção Técnica de Publicações e Produção Gráfica Seção Técnica de Recursos Audiovisuais/Foto

Outras Informações Hospital Universitário Licença Maternidade Trancamento por doença (CPG + CNR) Trancamento por trabalho (CPG + CNR) Prorrogação (CPG casos excepcionais)

Processo de Seleção Edital Anual Língua estrangeira Currículo Projeto de Pesquisa Prova Entrevista Aluno Estrangeiro Aluno Especial Matriculado apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com qualquer Programa de Pós-Graduação da USP. Recebem certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela CPG. A aceitação do aluno especial deve ser aprovada pela CPG, ouvido o docente responsável pela disciplina.

CPG 2011 Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins – Hábitat (Presidente) Vladimir Bartalini - Paisagem e Ambiente (Vice-Presidente -) Clice de Toledo Sanjar Mazzilli - Design Agnaldo Aricê Caldas Farias - Projeto, Espaço e Cultura Marta Dora Grostein - História e Fundamentos Claudia Terezinha de Andrade Oliveira - Tecnologia Eduardo Alberto Cusce Nobre - Planejamento Urbano Helena Aparecida Ayoub Silva – Projeto Maria Lucia Caira Gitahy - Congregação Marianna Ramos Boghosian Al Assal - Representante discente Marcos Kiyoto de Tani e Isoda - Representante discente Secretaria de Pós-Graduação http://www.fau.usp.br/cursos/pos/pos/index.html T 55 11 3017-3150               Atendimento aos Alunos 3017-3155 e-mail: cpgfauatend@usp.br