Profa. Dra. Eliane Simões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem computacional no ensino de Física
Advertisements

Aula 3. MÉTODOS E METODOLOGIAS DE PESQUISA
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Técnicas e Projeto de Sistemas
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Bom dia, em verde e amarelo, para todos!!!
ENEM REDAÇÃO.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Aula 7 – Produção de Conhecimento
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Introdução à Economia 2ª AULA.
Técnicas de Amostragem
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Tipo de Pesquisa Exploratória Descritiva Explicativa Pergunta
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
PESQUISA Profª Andreina Ozório.
PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Eliane Simões Projeto de Pesquisa Profa. Dra. Eliane Simões

Planejamento do trabalho de pesquisa O PROJETO DE PESQUISA: Planejamento do trabalho de pesquisa

NECESSIDADE PROJETO DE PESQUISA O planejamento permite-nos economia de tempo e racionalização de recursos, além de possibilitar-nos o constante exercício de revisões, na medida que vá ocorrendo aprofundamento de nossas idéias ou ainda a descoberta de dados novos.

Etapas de Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa: Escolha do Tema e definição do Título Enunciação do Problema Formulação de Hipótese (quando adequado) Justificativa e Contribuições Esperadas Especificação dos Objetivos

Etapas de Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa: Revisão Bibliográfica : Composição do marco teórico – fundamentação teórica Metodologia Cronograma de Desenvolvimento Recursos

O assunto (tema) escolhido deve ser: Interessante - despertar curiosidade Relevante - grau de contribuição Viável - poder ser resolvido total ou parcialmente dentro dos limites de tempo (cronograma) e de recursos humanos e financeiros

Escolha do Tema FATORES INTERNOS afetividade ou alto grau de interesse pessoal tempo disponível para realização do trabalho de pesquisa aptidões específicas

Escolha do Tema FATORES EXTERNOS Prazo limite para a conclusão do trabalho Acesso a documentação - bibliotecas, fontes de busca A importância social e acadêmica

Delimitação do tema Determinar o tipo de enfoque, extensão e profundidade Delimitar com clareza é precisão o foco da investigação Definir claramente o campo de conhecimento a que pertence o assunto, bem como o lugar que ocupa no tempo e espaço.

Delimitação no espaço físico-geográfico É o 1º passo da delimitação do tema ou objeto de pesquisa Opiniões da juventude brasileira sobre a sexualidade – se não tem estudo sistemático – não documentos- única maneira de realizar a pesquisa planejada – aplicação questionário opinião representativa

Tempo, R$, experiência etc limitariam o desenvolvimento da pesquisa. Opção: Opiniões da juventude brasileira em São Paulo sobre a sexualidade – tema mais acessível – REDUÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA EM SEU ASPECTO FÍSICO-GEOGRÁFICO Continua sendo difícil – população muito grande – difícil amostra representativa

Opção: Selecionar um setor particular da juventude de São Paulo Ex. Opinião dos estudantes do 1º ano da Universidade Metropolitana sobre a sexualidade. Este questionário aplicado a esta população juvenil seria somente representativo para ela, não para a juventude brasileira

Delimitação no tempo Não é relativo ao tempo de pesquisa É período que será estudado Ex: desde 1970, na gestão do presidente ......

Título Deve ser evitado: Gíria, abreviaturas, siglas e nomes comerciais O uso de gerúndio A repetição de palavras Ponto, vírgula, ponto e vírgula

ENUNCIAÇÃO DO PROBLEMA A enunciação do problema é o questionamento do assunto escolhido. Quando o tema da pesquisa é problematizado, se estabelece os limites dentro do qual se desenvolverá a pesquisa e o raciocínio demonstrativo

O problema de Pesquisa: Deve ser empírico Deve ser suscetível de solução Deve ser claro e preciso Deve ser formulado como pergunta

PROBLEMA APRESENTAR A PRINCIPAL QUESTÃO QUE MOTIVA A INVESTIGAÇÃO ESCLARECER A DIFICULDADE OU A PROBLEMÁTICA QUE PRETENDEMOS RESOLVER COM PESQUISA É O PONTO DE PARTIDA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

HIPÓTESE Hipótese é uma conjectura a respeito de algo. É uma resposta antecipada, provisória, a respeito de alguma situação.

HIPÓTESE É a solução provisória proposta como sugestão no processo de investigação de um problema. Características: Estabelece relações entre variáveis Deve ser testável

Contribuições Esperadas Justificativa e Contribuições Esperadas É o convencimento de que o trabalho de pesquisa deva ser realizado, ou seja que o tema e problema escolhido pelo pesquisador são de suma importância, para a sociedade ou para alguns de seus indivíduos.

Justificativa O que a pesquisa pode acrescentar à ciência ? Que benefícios a divulgação do trabalho pode trazer à comunidade? O que levou o pesquisador a escolher este tema? Quais as possibilidades de ela ser realizada?

OBJETIVO Objetivo é sinônimo de fim, meta. É o que se quer atingir com a realização do trabalho.

OBJETIVOS São eles que norteiam o pesquisador na busca de soluções e são também eles que orientam a comunidade científica ao avaliar os resultados apresentados Para quê ? Para quem? Estabelecem metas a serem alcançadas OPERACIONAL

Revisão Bibliográfica Levantamento de trabalhos já realizados sobre o tema, utilizando-se de publicações de anais de congressos, revistas, livros, teses, monografias e de bancos de dados especiais.

Revisão Bibliográfica A Revisão Bibliográfica consiste na etapa de leitura e documentação (começo do trabalho de pesquisa) Numa primeira leitura, realiza-se uma triagem do material escolhido no levantamento bibliográfico, para a seleção do que é relevante ao trabalho de pesquisa

Revisão Bibliográfica Deve-se procurar, em cada texto, os elementos que reforçam, apóiam e justificam as idéias formuladas por quem escreveu o texto. Estudar, com mais afinco, os textos mais recentes, que contém idéias atuais sobre o tema em estudo

Revisão Bibliográfica A fase de documentação consiste em anotar todos os elementos que serão utilizados na elaboração do trabalho científico. Na documentação são feitos todos os apontamentos durante a leitura de consulta e pesquisa.

Revisão Bibliográfica Todos os elementos válidos são transcritos para fichas de documentação. As fichas servem também para registrar as idéias do próprio pesquisador, formando o acervo do trabalho de pesquisa.

Revisão Bibliográfica O fichamento é importante para a organização do trabalho de pesquisa. Ele permite fácil acesso para os dados fundamentais na consecução do trabalho.

Revisão Bibliográfica As fichas devem conter as referências indicadoras da fonte e ainda: A descrição, com comentários, dos tópicos abordados em uma obra inteira ou uma parte dela. Síntese das principais idéias contidas na obra - Reprodução fiel das frases do autor, que se pretende usar como citação na redação do trabalho.

METODOLOGIA A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação a ser desenvolvida no trabalho de pesquisa. Identificação de todas as etapas da pesquisa técnicas, materiais e equipamentos a serem utilizados

METODOLOGIA Como se procederá a pesquisa. Caminhos para se chegar aos objetivos propostos. Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos da pesquisa? Qual a forma de tabulação dos dados? Como acessou suas fontes de consulta?

TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS: Exploratória: Examinar um tema ou problema de pesquisa pouco estudado, do qual se tem muitas dúvidas. Ex: Desenvolver um método padronizado para a gestão de projetos na Prefeitura Municipal de São Paulo. Descritiva: Descrever situações, acontecimentos ou como se manifesta um fenômeno. Ex: Descrever os processos de gestão de projetos na empresa GEPOE. Explicativa: Estabelecer as causas dos acontecimentos, fatos ou fenômenos.Ex: Identificar as causas da desmotivação da equipe de projetos da empresa XPTO.

TIPOS DE PESQUISA QUANTO AO DELINEAMENTO (DESIGN): Bibliográfica: colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu a respeito do seu tema de pesquisa.É imprescindível em qualquer pesquisa científica. Documental: ênfase em fontes de informações ainda não publicadas, que não receberam tratamento analítico ou ainda não foram organizadas. Experimental: desenvolvem-se através de experimentos (em laboratórios ou não, com variáveis controladas para verificação de uma correlação entre elas)

TIPOS DE PESQUISA QUANTO AO DELINEAMENTO (DESIGN): Levantamento: Interregoção direta das pessoas, cujo comportamento se deseja conhecer. Envolve basicamente a solicitação a um grupo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida obter-se as conclusões. Estudo de Caso: quer-se examinar eventos contemporâneos, descrevendo e analisando-se profundamente o acontecimento. Pesquisa-ação: pesquisa realizada com o envolvimento do pesquisador de forma colaborativa. Pesquisa-participante: envolvimento participativo do pesquisador.

TIPOS DE PESQUISA QUANTO À NATUREZA: Qualitativa: não tem o compromisso de quantificar, medir ou mensurar, estabelecendo-se uma representatividade estatística. Tem como premissa fundamental a análise do conteúdo obtido com a pesquisa. Quantitativa: emprego da quantificação da coleta de dados e o tratamento destes por meio de técnicas estatísticas.

INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS Entrevista (estruturada, semi-estruturada) Questionário Análise de documentos Observações diretas Fichas para coleta de dados Os instrumentos devem ser adequados aos dados e informações que se pretende obter e devem ser previamente planejados.

ESTUDO DE CASOS – seis passos para a sua realização Definir as questões de pesquisa Selecionar os casos e determinar as técnicas de coleta e análise de dados. Coletar os dados em campo Avaliar e analisar os dados Preparar o relatório.

PLANEJAMENTO DA COLETA DE DADOS Definir a população a ser pesquisada Definir a amostra Planejar o instrumento de coleta Planejar data e local da coleta Treinar equipe para a coleta Definir forma de compilação dos dados Sem planejamento os dados podem não ter a qualidade necessária para se concluir sobre os objetivos propostos.

Características da redação científica Clareza Precisão e objetividade Coerência Concisão Correção Encadeamento lógico Fidelidade

Redação científica Correção gramatical Exposição clara, concisa e objetiva Evitar períodos extensos Linguagem direta Precisão e rigor com o vocabulário técnico Todos os termos usados devem ser definidos a menos que se trate de termos consagrados e indiscutíveis pela disciplina em questão

CRONOGRAMA O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. Atividades / períodos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Levantamento bibliográfico   Coleta de dados Tratamento dos dados Análise dos dados Redação do trabalho Revisão final

Recursos Nesse item devem ser colocados todos os recursos financeiros necessários à elaboração da pesquisa. Material Permanente Material de Consumo Pessoal

Devem constar no corpo do projeto, de acordo com as normas da ABNT. REFERÊNCIAS Devem constar no corpo do projeto, de acordo com as normas da ABNT.

Anexos e Apêndices Só serão incluídos caso haja necessidade para dar algum tipo de esclarecimento ao texto.

Estrutura do Projeto de Pesquisa Capa Folha de Rosto Sumário Texto do projeto (baseados nas características enunciadas) Referências Bibliográficas

Folha de Rosto Nome do autor Título principal do trabalho Subtítulo, se houver Natureza (monografia, dissertação) e objetivos (aprovação em disciplina, etc), nome da instituição e área de concentração) Nome do orientador Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COSTA, S. F. Método científico: os caminhos da investigação. São Paulo: Harbra, 2001. LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999. STEFFAN, H. D. Novo guia para a pesquisa científica. Blumenau: Ed. Da FURB, 1999.

METODOLOGIA Como se procederá a pesquisa. Caminhos para se chegar aos objetivos propostos. Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos da pesquisa? Qual a forma de tabulação dos dados? Como acessou suas fontes de consulta?

TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS: Exploratória Descritiva Explicativa QUANTO AO DELINEAMENTO (DESIGN): Bibliográfica Documental Experimental Levantamento Estudo de Caso Pesquisa-ação Pesquisa-participante

TIPOS DE PESQUISA QUANTO À NATUREZA: QUANTO AO LOCAL DE REALIZAÇÃO: Qualitativa Quantitativa QUANTO AO LOCAL DE REALIZAÇÃO: Campo Laboratório

INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS Entrevista (estruturada, semi-estruturada) Questionário Análise de documentos Observações diretas Fichas para coleta de dados Os instrumentos devem ser adequados aos dados e informações que se pretende obter e devem ser previamente planejados.

PLANEJAMENTO DA COLETA DE DADOS Definir a população a ser pesquisada Definir a amostra Planejar o instrumento de coleta Planejar data e local da coleta Treinar equipe para a coleta Definir forma de compilação dos dados Sem planejamento os dados podem não ter a qualidade necessária para se concluir sobre os objetivos propostos.