Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Exemplo de Plano de Ação
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Aplicações da informática na administração e assistência
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Implantação do Sistema MRP II
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Arquitetura de Sistemas de Informação
Tribunal de Contas da União Secretaria de Tecnologia da Informação Missão da SETEC: Melhorar os resultados do TCU por meio da otimização de seus processos.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Secretaria de Comunicação
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Aplicações – Serviços Virtuais Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Conceitos e características dos Projetos
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
Trabalho de Formatura Supervisionado – MAC499 Aluno: Danilo Toshiaki Sato Orientador: Marco Dimas Gubitoso Estágio: Mai/2002 – Dez/2003.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
Estágio Supervisionado X Leandro Tavares Caridade Rodrigo Silva Martins23/07/
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Transcrição da apresentação:

Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização do Projeto LABGAP IV Objetivos do Projeto Organização das Equipes de trabalho Formas de comunicação e gerenciamento Negociação de Agendas e carga horária pessoal Início do processo de Recrutamento das Equipes Em 21/maio/2003

PLANEJAR DEFINIR UM FUTURO DESEJADO E TODAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS A SUA MATERIALIZAÇÃO OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS PRAZOS

O PLANO DO PROJETO PODE SER DIVIDIDO NAS SEGUINTES SEÇÕES : * ABSTRATO E OBJETIVOS PLANO DE FASES E ATIVIDADES PLANO DE RECURSOS E PRAZOS PLANO DE ORGANIZAÇÃO PLANO DE CONTROLE DE ALTERAÇÕES PLANO DE REVISÃO E RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO PLANO DE DOCUMENTAÇÃO PLANO DE TESTE PLANO DE TREINAMENTO PLANO DE IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO ÍNDICE * PHILIP METZGER - Managing a Programming Project

1.Gerência da Integração do Projeto 2.Gerência do Escopo do Projeto 3.Gerência do Tempo do Projeto 4.Gerência do Custo do Projeto 5.Gerência da Qualidade do Projeto 6.Gerência dos Recursos Humanos do Projeto 7.Gerência das Comunicações do Projeto 8.Gerência dos Riscos do Projeto 9.Gerência das Aquisições do Projeto PMI – Project Management Institute As Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos

Projeto LABGAP IV OBJETIVOS 1 Implantar na Rede do Instituto de Informática durante o semestre letivo 2003/1 um ambiente permanente de Gerenciamento de Projetos, segundo as seguintes características: Solução Microsoft (MS-Project 2002) Possibilidade de utilização real dessa tecnologia pelos alunos de GAP (e outros da comunidade autorizados) Disponibilização de documentação e procedimentos de manutenção Disponibilização de documentação e procedimentos para recriação do ambiente num período de 2 dias (a validar...)

Projeto LABGAP IV OBJETIVOS 2 Oportunizar aos alunos da disciplina INF01016 – semestre 2003/1 uma experiência prática de participação em um Projeto real que envolva, no mínimo, as atividades de Planejamento, Organização, Controle, Execução, Trabalho em equipe, Reuniões virtuais e Avaliação de riscos.

Projeto LABGAP IV OBJETIVOS 3 Produzir e disponibilizar aos interessados na Comunidade Acadêmica e Profissional uma documentação ampla sobre a execução do Projeto LABGAP IV, assim como os resultados por ele alcançados

Projeto LABGAP IV EQUIPES – Estrutura Preliminar 1.Software, Suporte, Aquisições e Testes – Criação do ambiente, documentação, disseminação e testes formais do produto, demandas de infra-estrutura e de rede 2.Gerência do Projeto, Escopo, Integração, Tempo e Custos – Coordenação entre as equipes, integração dos planos, testes das funcionalidades de controle e gerência (módulo web, notificações, alertas, issues, relatórios de situação) 3.Comunicações, Reuniões Virtuais, Recursos Humanos – Criação de ambiente e promoção de reuniões virtuais, lista de discussão, reuniões de estudo técnico, planos de treinamento 4.Gerência de Riscos e de Qualidade – Promoção de reuniões e revisões formais, definição de métodos de mensuração e avaliação, documentando intervenções e ganhos obtidos 5.Publicação do Laboratório, Site – Elaboração, centralização e publicação da experiência do Projeto, desenvolvimento do Site Web, arquivos, participantes, links, relatos

Projeto LABGAP IV EQUIPES 1 SUPORTE 2 GERÊNCIA 3 COMUNICAÇÃO 4 AVALIAÇÃO 5 PUBLICAÇÃO Integrantes Fábio Silva (1,2) Álvaro (2,4) Christian (3,1) Tiago Steiner (4,2) MAIRON (3,5) GUSTAVO (1,5,3) MAURO (2,4) Joseane (3,2) PAULO GAR (2,4) Fábio Serrano (3,5) M.CairugaMarcelo Far (2,4) FRANCISCO (4,3) Eduardo (1,4) Daniel (3,5) Paulo Sch (1,5) Ângelo (2,5) Mauricio (2,5) Tales (2,1) Vincent (2,1) Giuliano (2,5) Reunião Semanal 2ª feira 11:30h 4ª Feira 19:00h 3ª feira 13:00h 2ª feira 19:00h 4ª feira 16:30h

1 Suporte 3 Comunicações 2 Gerência 5 Publicação, Site 4 Riscos, Qualidade Coordenação Do Projeto Projeto LABGAP IV 12 semanas De 02/junho a 22/agosto/2003

Projeto LABGAP IV Formas de desenvolvimento dos trabalhos - Proposta Reunião Semanal por Equipe – extra-aula, pré-agendada, 1 hora Reuniões Gerais do Projeto – em horário de aula Coordenação, informação, Sessões de estudo de funções do MS-Project Relatos setoriais das Equipes Reuniões Virtuais – em horário de aula Treinamento de uso da ferramenta Temas específicos pré-agendados Trabalhos extra-aula – execução das tarefas da Equipe Outras a definir Acordo de AGENDA SEMANAL, carga horária pessoal

Projeto LABGAP IV Formação das Equipes 1.Consulta de interesses, capacidades e disponibilidades – Responder formulário até segunda-feira, dia 26/maio 2.Análise pelo Professor, contatos – Até quarta-feira, dia 28/maio 3.Constituição das Equipes – Dia 28/maio

1.Nome / / telefone 2.Situação dentro do Curso – Quanto falta, semestre de formatura 3.Carga horária semanal de aulas neste semestre – grade de horários / disciplinas 4.Atividades extra-aula semanais – trabalho, estágios, bolsas, etc... carga horária ocupada e horários possíveis para reunião semanal 5.Experiências profissionais anteriores e capacidades pessoais 6.Áreas de interesse principal em Computação 7.Equipes do LABGAP que prefere (duas opções) Projeto LABGAP IV Consulta de Interesses, Capacidades e Disponibilidades

12 semanas De 02/junho a 22/agosto Projeto LABGAP IV