Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Conferência Nacional da Educação
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica PLANEJAMENTO ESCOLAR
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Propostas para o PDI Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas (84) Natal, 16 e 18 de junho de 2009 Mossoró
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Direito Urbanístico e Política Urbana no Brasil
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O TCU na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor Terceiro Setor: significado e potencialidade.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL- PNEF E FORMA DE ADESÃO DAS PREFEITURAS.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Desenvolvimento e Capacitação A Experiência da Administração Pública Federal 4º encontro dos Gestores de Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio de.
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. A TEIA É O ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUE REVELA AO BRASIL A RICA PRODUÇÃO CULTURAL DOS PONTOS.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
Universidade Federal do Rio Grande do Norte RESULTADOS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Comissão Própria de Avaliação - CPA.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
1.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Eixo II Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Alessandra Camargo

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Implicância da discussão: Garantia do direito à Educação; Programas e Ações Articuladas; Acompanhamento e avaliação da sociedade;

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Objetivos: Melhorar processos de organização e gestão de sistemas e das instituições educativas; Assegurar a construção da qualidade social; Desenvolver o saberes: científico, artístico, tecnológicos, sociais e históricos bem como a subjetividade humana.

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Fundamentação: Espaço público de direito para a promoção de condições iguais na estrutura e material para a oferta de educação de qualidade, sobretudo, na inter-relação dos sistemas de ensino no que diz respeito a produção, distribuição e organização tanto de papéis do poder público quanto das teorias do conhecimento, ciências, arte e cultura.

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Base da discussão dos conceitos: Autonomia Democratização Descentralização Qualidade Participação

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Espaços coletivos de discussão importância de decisão e deliberação coletiva: Fórum Nacional de Educação Conferencia Nacional de Educação Importância - Normativa e deliberativa Conselho Nacional, Estaduais e Municipais de Educação; Colegiados Conselhos Escolares Projetos Políticos-Pedagógicos e Planos

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Qual o conceito que se tem de qualidade? Delineamento e explicações de dimensões; Fatores e indicadores de qualidade; Representatividade dos integrantes do processos. Conjunto de variáveis sociais. Educação = direito social. Qualidade é um conceito histórico!!!

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Qual o parâmetro do DR para qualidade? Construir uma Educação Básica e Superior de Qualidade para Todos, considerando as dimensões: socioeconômicas e culturais e portanto, uma qualidade social para assim garantir a formação sólida, crítica, criativa, ética e solidária em sintonia com as políticas de inclusão e resgate social, visando a formação sociocultural brasileira.

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Rediscussão de demandas levantadas nos Processos de: Organização e Gestão; Prática Curriculares; Formativos; Planejamento Pedagógico; Avaliação

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Relações relevantes para uma melhor qualidade : o que considerar Número de estudantes por turma/por docente/funcionários técnico-administrativo; Financiamento público ( diferentes níveis, etapas e modalidades); Estrutura e características da instituição Ambiente educativo – clima escolar;

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Participação ativa da comunidade Organização sindical e estudantil; Estímulo a satisfação com o trabalho( formação inicial e continuada, planos de carreira; Engajamento ativo dos diferentes segmentos no processo político-pedagógico e conseqüentemente no processo ensino e aprendizagem

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação O que é necessário definir:

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Função da Avaliação no contexto das discussões: Adquire centralidade; Acompanhamento dos resultados das novas competências da gestão; Base da melhoria dos processos avaliativos; Ações direcionadas para cada nível de ensino;

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Pressupostos da Avaliação( ações/instrumentos): Efetivação gradual; Regulação e controle do Estado; Promoção de mudanças na gestão, produção do trabalho escolar, acadêmico e formação profissional. Necessidade de novos marcos que fujam da competição institucional.

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Intenção: Criação de subsistemas avaliativos ligados às políticas de estado, em uma visão formativa que considere os atores e seu desenvolvimento profissional e institucional; Avaliação central dos sistemas e das instituições:

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Incentivos: Implantação de Sistemas próprios – avaliação externas + auto-avaliação das escolas; Desmitificar a lógica de premiação ou punição; Superar a idéia de ranking ( escolas, instituições, docentes e discentes)

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Caráter periódico para todos os envolvidos; Agregar outros indicadores institucionais de âmbito pedagógico e administrativo; Indissociabilidade entre ensino, pequisa e extensão ( IES).

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação Construção da qualidade social, da gestão democrática e de um amplo processo de avaliação Cada instituição educativa deve, no contexto de gestão democrática definir suas relações sociais, sem perder de vista o ideal da aprendizagem como direito humano, social e democrático de todos os que a constituem. Como espaço cada instituição é única, fruto de sua história particular, de seu projeto e de seus agentes, lugar de representações sociais.

Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação A formação, na sua integralidade, deve também contribuir para o desenvolvimento humano primando por relações pautadas na postura ética; ampliar o universo sociocultural dos sujeitos da educação; fortalecer relações de não violência e o reconhecimento das diferenças com aquilo que nos torna iguais.

Para concluir, refletir e agir... No que e como tenho contribuído para que a qualidade da educação a gestão democrática e a avaliação, no meu local de trabalho, sejam de fato efetivadas com sucesso???? Alessandra camrgo