Critérios para análise teórica:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Advertisements

Filosofia moderna Descartes (Racionalismo)
XI - Moléculas diatômicas 1. A molécula de H 2 mais um, mais um.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
Redshift e Lei de Hubble Luiz Felipe Tamborena Barros.
Exemplo de Plano de Ação
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
RobertoSimonsen Representou o Brasil em Londres e Paris, recebeu as honras de senador da República e foi obrigado ao exílio. Fundou a Escola Livre de Sociologia.
FUGIR DE DEUS Jonas 1.3.
Teste Estrutural de Software
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Workshop sobre Novas Tecnologias em
Ontologia da Linguagem e Gestão da Informação Margarita Morales
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Sensor Magnético de Efeito HALL
Prof: Encoder Angular Prof:
Prof: Sensor de temperatura Prof:
Controle de nível de fluido (água)
Conversor Analógico Digital
A REVOLUÇÃO CARTESIANA
A DOUTRINA PLATÔNICA DAS IDÉIAS
Instrumentação de Sistemas - INS
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Linguagens para a Web Semântica.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Linguagens para a Web Semântica.
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
Missão Visão Valores.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Pensadores da Sociologia
1a. Vacinação - James Phipps
Linguagem Documentária: introdução
Gerador de Analisadores Léxicos
PRODUTOS E FATORES: UMA QUESTÃO NOTÁVEL Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
EE Dom José de Camargo Barros
Escola Secundária/ 3 de Santa Comba Dão Filosofia
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
GEOMETRIA ANALÍTICA.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Livro Texto: Theory of Plates and Shells – Timoshenko and Woinowsky-Krieger.
REMINISCÊNCIAS: HISTÓRIA DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UFRGS Gerhard Jacob Outubro de 2009.
Equação da Continuidade e Equação de Navier-Stokes
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Os gatos da família Oliveira.
RENÉ DESCARTES. René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Racionalismo e empirismo
Racionalismo, Empirismo, Ceticismo
René Descartes Meditações.
Vem Renovar o Meu Viver.
Professor : Neilton Satel
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
A Dama da Permanente É possível, através dos retratos acompanhar a moda dos penteados na antiga Roma e a partir daí datá-los.
Filosofia Medieval e Moderna
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
Filosofia Moderna.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Durante o carnaval as pessoas aproveitam para descansar e para se divertir, tem desfiles e boa parte dessa gente é responsável.
Cae Rodrigues  Primeiras experiências (pessoas e lugares)  EF ou Ecologia???  Mestrado Monografia (Cornell) Estudo Teórico (Freire)
ESCOLA E,B 2+3 MATILDE ROSA ARAÚJO É para o Dr. José Saraiva.
Thamires Silva. QUAL A IMPORTANCIA DO DESCARTE ???
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Para aquele que abusa amizade é uso fruto: explora, amola, usa, esquece, descarta no luto. Ivone Boechat
História do Corpo Alguns momentos.
Sejam BENVINDOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
Transcrição da apresentação:

Filosofia moderna Descartes (Racionalismo) Surge daí a clássica expressão "cogito, ergo sum”

Critérios para análise teórica: Ontologia (Ontologia (<grego ontos+logoi = "conhecimento do ser") é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral.), epistemologia (é um ramo da Filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.), Lógica Individualidade;

Tendências Filosóficas

René Descartes (1596-1690) Primeiro filósofo moderno; Acreditava que ciência e matemática podiam fazer predições no mundo físico; Desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas para fazer gráficos de equações e formas geométricas. Mapas modernos usam uma rede gráfica decorrente do sistema cartesiano. Racionalista

Ontologia René Descartes (1596-1650) A alma não é mais entendida nos termos de Aristóteles e dos escolásticos, como forma do corpo ou princípio de vida. Trata-se do pensamento da substância consciente. Mente é redefinida como consciência e não conserva mais semelhança com o corpo, pois o corpo é divisível e a mente não. "Cogito ergo sum" Dualismo RES COGITANS - espírito como substância não extensa RES EXTENSA - corpo como substância material.

Epistemologia René Descartes (1596-1650) Conhecimento - o poder de conhecer um todo indivisível funcionando de modo simples, idêntico e absoluto- - idéias adventícias (da experiência) - idéias factícias ou combinatórias (inventadas) - idéias inatas (colocadas por Deus) "eu pensante imperfeito e infinito é dotado da idéia de perfeição e infinitude." Em "Meditações" (1641) Prova a existência de Deus como fundamento da objetividade.

René Descartes (1596-1650) Mente consciência pura pensamento vontade não biológica compreensão/vontade julgamentos Corpo sensações movimentos emoções e paixões biológica área confusa entre mente e corpo (emoções, percepções)

Lógica Diferenciação entre idéias e objetos através do método: René Descartes (1596-1650) Lógica Diferenciação entre idéias e objetos através do método: o novo racionalismo. Baseado na matemática e na geometria. A ciência deve ser quantitativa e matemática.

Método René Descartes (1596-1650) “Não aceitar coisa alguma por verdadeira que eu não conheça como evidentemente verdadeira” (Evidência) “Dividir as dificuldades em tantas partes quanto possível” (Análise) “Conduzir por ordem os pensamentos, indo por etapas, do simples para o composto” (Síntese) “Fazer enumerações tão completas e revisões tão gerais que eu tenha a certeza de nada omitir” (Exaustivo)

Ética René Descartes (1596-1650) Livre arbítrio como regulador das paixões pela sabedoria do desenvolvimento racional. “Tende a demonstrar que o pensamento e a vontade podem assegurar a libertação interior do homem, cuja capacidade de formar juízos constitui o mais alto sinal de liberdade. Exercê-la,... sinal de sabedoria e juízo.”

As seis paixões fundamentais ou primitivas René Descartes (1596-1650) As seis paixões fundamentais ou primitivas  admiração atenção amor atração ódio repulsa desejo orientado para o futuro alegria satisfação do desejo tristeza não satisfação do desejo