Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
LARVA METODOLOGIA DA PESQUISA Professora: Avanilde Kemczinski Professor: Marcelo da Silva Hounsell.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Balanced Scorecard (BSC)
Profa. Dra. Eliane Simões
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Bom dia, em verde e amarelo, para todos!!!
ENEM REDAÇÃO.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Aula 7 – Produção de Conhecimento
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
RELATÓRIO CIENTÍFICO: princípios de elaboração e redação
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Instrumentação de Sistemas - INS
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Tipo de Pesquisa Exploratória Descritiva Explicativa Pergunta
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
Recursividade Estrutura de Dados.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Projeto Poesia 4ª série E.F.I – 2005
Introdução à Probabilidade
Tamanho da amostra em pesquisa primária
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
PESQUISA DE MARKETING 2 Execução Análise Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
Transcrição da apresentação:

Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia

O que é uma monografia? A monografia é um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de um processo de investigação sistemática.

Requisitos básicos de uma monografia Redução da abordagem a um só tema; Tratamento exaustivo e completo em profundidade; Necessidade de investigação científica como suporte; Condição de apresentar contribuição para o progresso da ciência; Exigência de oferecer uma contribuição pessoal original à ciência.

Para a elaboração de uma monografia é necessário que antes você tenha feito o projeto

O que é um anteprojeto? É a ideia inicial de um projeto de pesquisa, ou seja, é um projeto não corrigido e não aprovado. Depois de aprovado, torna-se um projeto.

O que é um projeto de pesquisa? É uma proposta específica e detalhada do trabalho a ser desenvolvido, com o objetivo de definir uma questão e a forma pela qual ela será pesquisada. É, na realidade uma carta de intenções. Nenhum projeto é definitivo, estará sempre sujeito a modificações durante sua execução.

Partes que compõem o projeto de pesquisa Elementos pré-textuais: Capa Folha de rosto Dedicatória Sumário Outros elementos podem aparecer, tais como: epígrafe, listas de tabelas, quadros, figuras, apêndices e anexos.

Elementos textuais (Corpo do projeto): Introdução (problema e questão da pesquisa) Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Referencial Teórico ou Revisão da Literatura; Metodologia; Cronograma de pesquisa.

Elementos pós-textuais: Referências bibliográficas: livros, artigos, sites, etc., citados ao longo do projeto; Apêndices; Anexos.

O tema Consiste em escolher um assunto delimitado, sobre o qual será definido um problema de pesquisa. É aconselhável que o tema selecionado reflita o ambiente do pesquisador, ou seja, a empatia entre o tema e o indivíduo que vai desenvolvê-lo é ponto primordial para a qualidade da pesquisa.

O título O título deve refletir a pesquisa como um todo. Deve ser claro, preciso, e se possível deve informar exatamente a natureza da pesquisa. É aconselhável nomear o trabalho no final, quando você terá uma visão do todo.

O problema Toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, ou seja, alguma coisa que você tenha vontade de solucionar ou contribuir para a sua solução, ou apenas compreender por que acontece. É a questão (pergunta) que vai nortear toda a pesquisa.

Introdução: onde o pesquisador faz a apresentação do tema; Geralmente o problema é composto das seguintes partes: Introdução: onde o pesquisador faz a apresentação do tema; Situação problema: é a caracterização do problema; aquilo que realmente interessa o pesquisador. Deve incluir a delimitação do estudo; A formulação do problema (a pergunta): todo problema deve ser formulado na forma de pergunta.

A justificativa É o porquê da pesquisa. Justificar um projeto de pesquisa é de extrema importância, porque mostra de que forma os resultados obtidos poderão contribuir para a solução ou melhor compreensão do problema formulado, e pode ser pautada nos seguintes fatores: Fatores sociais; Fatores políticos Aplicabilidade. Na justificativa também se colocam os motivos que levaram o pesquisador a buscar a resposta ao problema proposto.

Os objetivos É o para quê da pesquisa. Objetivo Geral: pode ser definido como aquilo que queremos alcançar ao término da pesquisa. Ele deve ser redigido de forma clara, precisa, com coerência em relação ao que se pretende ser atingido. Objetivos Específicos: podem ser definidos como etapas que devem ser cumpridas para se atingir o objetivo geral.

O Referencial Teórico/Revisão da Literatura É a base de sustentação teórica de um trabalho monográfico. Reflete o nível de envolvimento do autor com o tema. Segundo Bastos et al. (1995, p. 9), visa “familiarizar o leitor com trabalhos existentes relativos ao que tem sido feito, por que, quando e onde [...]. Fornecer, a partir da delineação crítica de várias posições teóricas, uma moldura conceitual que ofereça base para a derivação de hipóteses e sua fundamentação”.

As fontes para um bom referencial teórico ou revisão da literatura são livros e artigos específicos sobre o tema escolhido. Jornais e revistas não indexadas não são fontes confiáveis, porque, muitas vezes, já trazem opiniões embutidas. A internet, também, pode ser uma opção, desde que o site seja confiável.

A metodologia É o como da pesquisa. Esta é a parte na qual você vai dizer como será feita a pesquisa. Uma pesquisa pode ter abordagem qualitativa e/ou quantitativa. A qualitativa se preocupa com uma realidade que não pode ser quantificada. Ela trabalha com o subjetivo dos sujeitos (crenças, valores, atitudes, etc). Esta abordagem também pode trabalhar com dados, porém o tratamento não deve envolver estatística avançada. A abordagem quantitativa é aquela que tem como suporte medidas e cálculos mensurativos. A abordagem qualitativa busca a compreensão e a quantitativa a explicação.

O cronograma É o componente do projeto que denota o envolvimento do aluno com a execução do projeto. É uma matriz TEMPO x REALIZAÇÃO DE ETAPAS.

Exemplo de cronograma x ETAPAS PERÍODO 2009 2010 AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL Pesquisa bibliográfica Trabalho de campo Análise dos dados Redação final Defesa x

As referências bibliográficas São todas as fontes citadas ao longo do projeto ou monografia.

Referências COSTA, Marco Antônio F. da. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001. TRALDI, Maria Cristina & DIAS, Reinaldo. Monografia passo a passo. São Paulo: Editora Alínea, 2004. Profa. Ms. Vilma Nunes da Silva Tutora Presencial – Polo Currais Novos ead.ifrn.edu.br/.../file.../ANTEPROJETO_DE_MONOGRAFIA.ppt http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:zTUkiiOEJm8J:ead.ifrn.edu.br/moodle/file.php/1/ANTEPROJETO_DE_MONOGRAFIA.ppt+%22O+que+%C3%A9+um+aneprojeto%3F%22&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiizzQfd44V_GJYm8igyNfvfyQF97_3VYXtYE5mscn4Ou3X9fQ06CapKdmNF2uSoJrxf_wLkEf0afbkQkOq8TLDIrRG9GBwTlB_m2rSL8RyeBbm8Aijq9JOXNJm_NVjYK1mOMCE&sig=AHIEtbQzunTD6hUTti6FHptojBMAD4HrCA