Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2004-2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUTO 15 Estudos Econômicos PARTE I
Advertisements

Estudo de Caso: Ibitinga
Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP)
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
Plano Nacional de Turismo
TEORIA ECONÔMICA DO TURISMO ASPECTOS MACROECONÔMICOS
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003/2007
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA QUE SE HOSPEDA EM RECIFE E MACRO REGIÃO METROPOLITANA Primeiro semestre 2007.
RECIFE CONVENTION & VISITORS BUREAU
Relatório de Pesquisa 2010 Perfil Sócio econômico do Turista
Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008
Projeto INAF - População Carcerária
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006.
Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Porque investir em São Carlos
OPERADORA Aula 05.
Apresentação Síntese do Relatório Preliminar Nº2 (Adeptos)
Semana 03: Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
É notável o constante crescimento do segmento de turismo ao ganhar um novo público: a classe C.
/63 Novembro de Pesquisa sobre o Perfil do Visitante de São Luiz do Paraitinga na Segunda Semana da Canção Brasileira setembro.
MARKETING VIRTUAL: “MEIOS VIÁVEIS DE DIVULGAÇÃO PARA UMA BOA ACEITAÇÃO DO PÚBLICO JOVEM (ESTUDANTES DA FCT / UNESP)” ALEXANDRO VIEIRA LOPES CARLOS AUGUSTO.
Julho de 2007.
Programa de Verão na França! Curta seu verão em Paris e enriqueça seus conhecimentos coma língua e a cultura francesas !
Região Nordeste.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Semana 03 Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
Profa. Maria Emília Martins Silva
Ministério do Turismo JMJ Resultados 31 / Julho / 2013.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA MINISTÉRIO DO TURISMO
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Rotary International Distrito 4750 Governador Marcos Oliveira Rosa
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
CATEGORIAS DE.
Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Lei Geral da Micro e Pequena Empresa UMC Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007.
1 Pesquisa sobre Condições de Vida e Segurança em São Paulo Metodologia.
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Disciplina Novos Modelos de Negócios O uso das novas tecnologias na indústria do turismo Prof. Ivan Bursztyn Coordenadores do curso: Roberto Bartholo e.
PESQUISA DE PERCEPÇÃO DOS ESTRANGEIROS SOBRE O BRASIL, DURANTE A RIO+20 Instituto FSB Pesquisa Brasília, 3 de julho de 2012.
Pense em um Aeroporto que é a principal porta de entrada e saída do segundo mais rico Estado do país. Um Aeroporto com fluxo superior a 11 milhões de.
Pense em um Aeroporto que é a principal porta de entrada e saída do segundo mais rico Estado do país. Um Aeroporto com fluxo superior a 11 milhões de.
Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.
Aline Luz Liana Freire Natália Soutosa Roberta Diuana Vitor Ramos
Especificações Técnicas
Objetivos Caracterizar e identificar os consumidores do Turismo Internacional Receptivo no Brasil - Perfil, Gastos, Destinos, Procedência, Motivações,
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
Logística do Turismo O Exemplo São Paulo Profa. Debora Cordeiro Braga.
Outubro de 2014 Slide 1 NATAL Uso do 13º salário.
COMPONENTES DO SISTEMA:
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Pesquisa com visitantes domésticos e internacionais dos Jogos Rio 2016 Resultados Preliminares.
Transcrição da apresentação:

Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil

1983 : Pesquisa iniciada pela EMBRATUR 1998 : Pesquisa executada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (FADE) 1999 a 2003: Pesquisa executada pela equipe técnica da EMBRATUR 2004 e 2005 : Desenvolvimento e Implementação de nova metodologia realizada com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo Histórico da Pesquisa

Caracterizar e identificar o perfil sócio-econômico do turismo internacional no Brasil, bem como suas motivações, interesses e comportamento em viagem. Neste sentido, se propõe contemplar dois principais grupos de pesquisas: Turismo Receptivo Internacional Turismo Emissivo Internacional Objeto

Identificar e quantificar, em relação ao receptivo e ao emissivo, os seguintes aspectos: País de residência permanente Regiões, UF´s e Cidades mais visitadas por motivo de viagem ( Lazer e Negócios, Eventos e Convenções e Outros Motivos) Principais motivos e motivações Meios de hospedagem utilizados Meios de transportes utilizados Permanência média no país Gasto total de suas viagens (País de residência permanente e Brasil) Fidelização ao Destino - Intenção de retorno, freqüência de visita ao Brasil e preferência de viagem a lazer Opiniões sobre os atrativos e a infra-estrutura turística Perfil sócio econômico do visitante - Grau de instrução, idade e renda. Objetivos Específicos

Aumento do número de etapas de coleta de dados (de duas para quatro etapas): para captar o movimento sazonal do turismo; Aumento do número de entrevistas (de para , em 2004, - embora contratado e para , em 2006, tamanho definido a partir da experiência acumulada): com vistas ao aprimoramento da representatividade do universo pesquisado; Aumento do número de locais de pesquisa (de 11 para 22 ): para obter maior representatividade nos principais pontos de entrada e saída de turistas; Melhorias Introduzidas a partir de 2004

Aperfeiçoamento e ampliação da pesquisa de contagem de turistas nas fronteiras terrestres com o intuito de complementar os dados de fluxo de entrada de visitantes não contabilizados nos registros administrativos da Polícia Federal; Aprimoramento da pesquisa de gasto turístico internacional: com a finalidade de contribuir para um registro mais preciso do fluxo de divisas no país. Melhorias Introduzidas a partir de 2004

Pontos de Coleta de Dados: Mapa 22 portões de entrada e saída: 12 Aeroportos Internacionais 10 Fronteiras Terrestres * * Dois pontos em Foz do Iguaçu

Amostra

Entrevistados : estrangeiros em visita ao Brasil Tipo de abordagem: entrevista direta Momento : término da visita internacional Locais – Aeroportos : Locais – Fronteiras : Etapas Alta : Janeiro Média : Julho Baixa : Maio Média-baixa : Novembro Duração das etapas de coleta : predominantemente duas semanas. Para as localidades de menor fluxo, uma semana. O dimensionamento da amostra pressupõe uma margem de erro aproximado de 5% na estimativa, em nível de cidades e UFs. Método de Coleta de Dados Receptivo: salas de embarque e saguão Postos da Polícia Federal e/ou Vias de acesso (entrada e saída)

Resultados Gerais 2004 e 2005

Nova Forma de Apresentação dos Resultados Os resultados passam a ser tabulados e divulgados desagregando-se os motivos de viagens em três grandes categorias: Lazer e Negócios, Eventos e Convenções e Outros Motivos. A mudança objetiva evitar distorções ocasionadas pela mescla de tipos de motivação de viagem com características tão diferenciadas. Alerta-se, assim, não ser recomendável somar os resultados das duas categorias.

Motivo Principal da Viagem

Regiões Mais Visitadas – 2004 e 2005 Respostas múltiplas Ressalta-se que os valores apresentados nas tabelas acima possuem base diferente conforme o ano de realização da pesquisa. Para 2004 e 2005 os números de entrada de estrangeiros são, respectivamente, e

UFs Mais Visitadas – 2004 e 2005 Respostas múltiplas 0,0 – Dado numérico igual a zero resultante de um arredondamento de um dado numérico originalmente positivo. Ressalta-se que os valores apresentados nas tabelas acima possuem base diferente conforme o ano de realização da pesquisa. Para 2004 e 2005 os números de entrada de estrangeiros são, respectivamente, e

Cidades Mais Visitadas Respostas múltiplas Ressalta-se que os valores apresentados nas tabelas acima possuem base diferente conforme o ano de realização da pesquisa. Para 2004 e 2005 os números de entrada de estrangeiros são, respectivamente, e

Tipo de Hospedagem

Tipo de Hospedagem – Aéreo e Terrestre

Gasto per capita no Brasil, por País de Residência - Lazer

Gasto per capita no Brasil, por País de Residência – Neg., Eventos e Convenções

Gasto per capita no Brasil, por País de Residência – Outros Motivos

Gasto per capita no Brasil, por Motivo da Viagem Estimativas de gastos calculadas apenas para Motivos com elementos amostrais superiores a 200 observações.

Gasto per capita, por Meio de Hospedagem

Tempo de Permanência, por País de Residência

Lazer Negócios, Eventos e Convenções Outros Motivos

Tempo de Permanência, por País de Residência – Aéreo e Terrestre

Tempo de Permanência, por Motivo da Viagem Estimativas de permanência calculadas apenas para Motivos com elementos amostrais superiores a 200 observações.

Tempo de Permanência, por Meio de Hospedagem

Utilização de Agência de Viagem

Utilização de Agência de Viagem – Aéreo e Terrestre

Expectativas

Avaliação da Infra-Estrutura

Avaliação da Infra-Estrutura Turística

Avaliação dos Serviços Turísticos

Intenção de Retorno ao Brasil

Freqüência de Visita ao Brasil

Motivos que Favorecem Viajar ao Brasil Respostas Múltiplas

Preferência de Viagem a Lazer

Grau de Instrução

Grau de Instrução – Aéreo e Terrestre

Idade

Renda Média