Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

Conceitos, Importância e estrutura Aula 6
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Exemplo de Plano de Ação
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Aplicações da informática na administração e assistência
Economias de Escala e Comércio Internacional
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Teste Funcional de Software
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço Collector Treinamento no GRADEp Serviço Collector CollectorDemo e.
Implantação do Sistema MRP II
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Geração de Código Algoritmo de Escalonamento de instruções – List Scheduling.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Banco de Dados I Profa. Jiani Cardoso 2/2005
Supply Chain Management
Conceitos iniciais Hardware/Software
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Business and Competitive Intelligence
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Organização e Redução de Custos
Diretoria Operacional Diretoria Administrativa
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Marketing de Relacionamento
OFICINA DE PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA
MARKETING E VALOR Baseado na entrevista dada por Philip Kotler
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Administração de Sistemas de Informação
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
The Data Warehouse Toolkit
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Transcrição da apresentação:

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005

2 SI - Profa. Jiani Cardoso Sistemas encontrados em Empresas SI Transicionais SI Gerenciais – Sistemas de Apoio à Decisão – Sistemas de Apoio à Decisão em grupo – Sistemas de Apoio a Executivos

3 SI - Profa. Jiani Cardoso Recordando...SIT O processamento de transações foi a primeira aplicação dos computadores para a maioria das organizações. Entender um SIT é entender as operações e funções básicas da empresa: realização de negócios, gera e armazena dados. Horas Trabalhadas durante a semana (entrada) Contra-cheque (Saída) cálculos de horas extras, deduções, vantagens,... faturas, cheque de pagamento, contra-cheque; dados p/ outros sistemas Registrar, executar, listar, juntar, ordenar online, scanner e sensores, aúdio,...

4 SI - Profa. Jiani Cardoso SIT SIG Um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para registrar transações rotineiras fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá- los a atingir as metas da empresa.

5 SI - Profa. Jiani Cardoso SIG Um SIG é uma coleção integrada de SI funcionais, cada um dando suporte a áreas funcionais específicas. – SIG Contabilidade -> relatórios de contabilidade – SIG Finanças -> relatórios de finanças – SIG Marketing -> relatórios de marketing – pessoal, pesquisa e desenvolvimento, etc. Focaliza a eficiência operacional através do monitoramento e controle e tomada de decisão.

6 SI - Profa. Jiani Cardoso Aspectos funcionais dos SIG Cada uma das áreas funcionais utiliza o seu próprio conj. de subsistemas e vão exigir diferentes informações e suporte a tomada de decisão; As empresas hoje buscam integrar os vários sistemas através de banco de dados compartilhados. A integração de diferentes SI torna mais fácil o compartilhamento de dados – o que pode levar a relatórios mais precisos (- redundância) e conseqüentemente ao aumento da eficiência.

7 SI - Profa. Jiani Cardoso Aspectos funcionais dos SIG Os SIG devem ser desenvolvidos de forma que cada área funcional receba relatórios com informações que se focalizam nas necessidades específicas daquele grupo.

8 SI - Profa. Jiani Cardoso Entradas de um SIG Fontes Internas SI transacionais coletam e armazenam dados resultantes de transações empresarias e atualizam os arquivos e bd. Ex.: aplicação de cobrança mantém atualizado o arquivo de contas a receber (assim a empresa sabe quem lhe deve) Esses arquivos atualizados são a principal fonte interna de dados para os SIG SIT presentes em diversas áreas funcionais

9 SI - Profa. Jiani Cardoso Entradas de um SIG Fontes Externas Os dados coletas de fontes externas são coletados pelos SIT e então aplicados aos SIG. Clientes, fornecedores, concorrentes,... O SIG usa os dados obtidos das fontes, processando-os em informações mais úteis para os administradores. Ex.: gerente nacional de vendas: -obter dados semanais de venda da organização em um formato que ele possa ver a atividades de venda por região, por representante local de vendas, por produto e mesmo em comparação as vendas do último ano;

10 SI - Profa. Jiani Cardoso Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. – Programados – produzidos periodicamente de forma programada (diária, mensal,...). – Ex.: gerente de produção: relatório resumido mensal que liste os custos totais de folha de pagamento para monitorar e controlar os custos de mão-de-obra.

11 SI - Profa. Jiani Cardoso Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. – Sob-solicitação– gerado para dar uma informação em um dado momento. – Ex.: um gerente pode solicitar um relatório para ver o total de vendas de um produto durante um ano.

12 SI - Profa. Jiani Cardoso Saída de um SIG A saída da maioria dos SIG é uma coleção de relatórios que são distribuídos aos administradores. – De exceção – produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração. – Ex.: um gerente poderia estabelecer um parâmetro que gerasse um relatório de todos os itens em estoque com menos de 50 unidades disponíveis. – Monitoram aspectos críticos para o sucesso da organização.

13 SI - Profa. Jiani Cardoso Os relatórios dos SIG Ajudam os administradores a desenvolver planos melhores, tomar decisões melhores e obter maior controle sobre as operações da empresa. SIG para vantagem competitiva: São o suporte para os gerentes atingirem suas metas. Ex.: gerência usa relatórios produzidos pelos SIG para comparar as metas estabelecidas da empresa com os resultados reais – SIG fornece respostas sobre os processos empresariais. V. Competitiva – conhecer quais dados obter (e como relacioná-los); quando e a quais gerentes,

14 SI - Profa. Jiani Cardoso Gera resumos de transações básicas e exceções relativas ao planejado; Produz relatórios resumidos de desempenho para auxiliar no planejamento; Utiliza ferramentas analíticas simples; lida com problemas estruturados ou semi- estruturados; Em síntese

15 SI - Profa. Jiani Cardoso Questões que um SIG pode ajudar a responder SIT - Quantas peças existem no estoque? SIG Qual o número médio de vendas nos últimos 3 anos? Devo aumentar a produção de um dado produto? – Observações a partir de relatórios