Custos por Processos Custos por Processos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ACTIVITY-BASED COSTING (ABC)
Advertisements

Tema V – Métodos de Apuramento do Custo de Produção
Custo Departamental.
Mão-obra ... afinal, o que é isto?
Custos ... afinal, o que é isto?
Sistemas de custeio por obras e por processos
CAPÍTULO 12 Problemas Especiais da Produção por Ordem: Custeio de Ordens e de Encomendas Anna Paula Andreatta Denise Pigosso Maurício Badia Paulo Ricardo.
CUSTEIO POR PROCESSOS.
CONCEITO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Contabilidade de Custos
Contabilidade de Custos
Treinamento Industrial
2 . Custos para avaliação de estoques.
Classificação dos Sistemas de Produção
Custos Diretos Custos que são apropriados aos produtos sem a necessidade de rateios ou estimativas, ou seja, são perfeitamente identificados (física ou.
Custeio da Produção.
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
Conceitos Aspectos a serem observados:
Aulas 5, 6, 7 Prof. Mônica Brandão
ESQUEMA BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Controladoria Aula 7 Msc. Karine R. de Souza ..
Aula 23.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
CONTABILIDADE GERENCIAL
MÉTODOS DE CUSTEIO.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
DEPARTAMENTALIZAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I PROF. JOCIMAR D
Avaliação dos Estoques
Custos André Amorim.
Contabilidade de Custos
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Custeio ABC “É uma metodologia que surgiu como instrumento da análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo.
CUSTEAMENTO POR ORDEM DE PRODUÇÃO CUSTEAMENTO POR PROCESSO
Unid. 6 – Custeio Baseado em Atividades
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Gestão Estratégica de Custos
ANÁLISES DE CUSTOS E RENTABILIDADE DE PRODUTOS
Planejamento e Controle e obras
Orçamento dos custos indiretos de produção
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
CIF CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO.
Slides de apoio ao livro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Profo: Aliomar L. Mattos
PROF. ROGER MÜLLER apres2 DAGEE FONTE: (BRUNI, 2007) GESTÃO DE CUSTOS II.
Etapas do processo orçamentário
CONTABILIDADE DE CUSTOS
ESQUEMA BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES - ABC
No mês de agosto de 2014, foi iniciada a produção de unidades de um determinado produto. Ao final do mês, unidades estavam totalmente.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Custeio Variável e Custeio por Absorção
Custos Elementos de custos Principais componentes Diretos Produto A
Gestão de Custos Aula 3.
Gestão de Custos Aula 2.
Gestão de Custos Aula 6.
Gestão de Custos Aula 6.
Contabilidade e Custos
Departamentalização. Objetivo Apresentar o esquema básica da Contabilidade de Custos - Departamentalização Responder a questão: por que Departamentalizar?
Engenharia Econômica Custos – Conceitos e Classificações Salvador, 15 de fevereiro de 2015.
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custos Indiretos de Fabricação
Custos Universidade Mogi das Cruzes Prof. Alexandre.
No mês de agosto de 2014, foi iniciada a produção de unidades de um determinado produto. Ao final do mês, unidades estavam totalmente.
CUSTEIO POR ORDEM DE PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Custos por Processos Custos por Processos

Produção por Processo x por Encomenda ou por ordem específica. Quando a produção é caracterizada por homogeneidade, com produtos com mesmas características diz-se tratar produção POR PROCESSO; Quando os produtos processados são bastante diferentes, diz-se tratar de produção POR ENCOMENDA ou ORDEM ESPECÍFICA.

Características

Diferenças Custeio por Ordem e por Processo

Custos por processo Os custos são inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contábil) e depois compilados por processos específicos. Posteriormente, todos os custos são distribuídos às unidades produzidas, por meio dos processos específicos. Deve procurar refletir todo o processo físico da produção, criando centros de custos. Os números são posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produção transfere o produto fisicamente para outra fase.

Produção equivalente No sistema de custos por processo, o estoque de produtos em processo é igual a soma de vários processos produtivos. No controle de custos por processo uma tarefa rotineira é a avaliação dos estoques dos produtos que continuam em processo e que já absorveram parte dos gastos (MD + MOD + CIF).

Produção equivalente Neste caso torna-se necessário avaliar o percentual atingido no processo, para somente então avaliar a produção equivalente. Vejamos o exemplo: A empresa ABC em um determinado mês incorporou no processo produtivo os seguintes itens:

Produção equivalente MD =$ 50.000 ; MOD = $60.000 ; CIF = $80.000 Ao longo do mês foram completadas e transferidas para o estoque de produtos acabados 3.000 unidades, permanecendo em produção 4.000 unidades, completadas em cerca de 50% no que tange a utilização dos componentes de custo acima (MD+MO+CIF). Pergunta: Qual o custo de cada produto fabricado e o valor dos estoques no final do mês?

Exercício A Indústria de Roupas Bonita e Bela produz um único produto: calças jeans masculinas. Seus departamentos industriais são direcionados às atividades de corte, costura e acabamento. Todos os produtos elaborados passam pelos três departamentos, nesta ordem. Apenas no setor de acabamento não são incorporados materiais diretos aos produtos. Com base nos números fornecidos a seguir, estime os custos totais e unitários por departamento e o custo unitário de cada produto comercializado. Sabe-se que os estoques iniciais e finais são nulos e que no período analisado foram iniciadas e completadas 1.500 unidades.

Custos por Ordem de Produção

Definição No sistema de custos por ordem de produção (ou encomenda), os custos são acumulados em folhas (ou registros eletrônicos) denominados Ordens de Produção ou Ordens de Fabricação. A soma das Ordens de Produção em Aberto representa o Estoque de Produtos em Processo. Quando os produtos ou serviços são completados, as Ordens são encerradas e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados ou CPV, a depender da situação (Crepaldi, 1999. p. 122).

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA Introdução A produção por encomenda é um sistema no qual cada componente do custo do produto é acumulado numa ordem de produção específica. Pode-se afirmar que, na determinação do custo, cada lote de produto ou serviços encomendado é uma unidade contábil. EXEMPLO: Construção Naval, aeronaves, máquinas agrícolas; Fabricantes de máquinas e equipamentos pesados; Construção civil – obras do governo ou prédios industriais; Consultoria e auditorias externas, projetos de arquitetura; Transportes especializados de produtos químicos, explosivos, derivados do petróleo.

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA CARACTERISTICAS DA PRODUÇÃO POR ENCOMENDA PRODUTOS E SERVIÇOS COM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA PRODUTOS/ SERVIÇO COM PRODUÇÃOOU EXECUÇÃO A LONGO PRAZO ALTO CUSTO PRODUÇÃO PRODUTO PERSONALIZADOS OBS: O SISTEMA DE CUSTOS POR ENCOMENDA PODE APRESENTAR MAIS DE UMA CARATERISTICA

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA DIFERENÇAS NO TRATAMENTO CONTÁBIL Na Produção por Ordem, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só pára de receber custos quando a ordem estiver encerrada Na Produção Contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção; são encerradas essas contas sempre no fim de cada período.

Ordens de produção (OP) ou Ordens de Serviço (OS) CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA Ordens de produção (OP) ou Ordens de Serviço (OS) As ordens de produção (OP) são emitidas para se dar início à execução da produção de determinada unidade ou lote de produto. As OP acompanham o produto em cada etapa do processo fabril até o estágio de acabamento. As ordens de produção devem conter as seguintes informações: Campos próprios para anotação dos custos; Campos próprios para a identificação dos departamentos e funcionários responsáveis; Número da OP, para identificação e controle; Descrição do produto objeto da OP aberta; Especificações técnicas da produção; Data de início e conclusão do processo produtivo.

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS AS ORDENS DE PRODUÇÃO MATERIAS DIRETOS As matérias-primas e demais materiais diretos são apropriados às OP com base nas requisições emitidas pelos diversos departamentos, durante todo o processo de fabricação dos produtos. MÃO-DE-OBRA DIRETA (MOD) A apropriação do custo de mão-de-obra deve respaldar-se em fichas, mapas ou outros relatórios de apontamento do tempo de MOD gasto em cada OP, durante todo processo de fabricação. CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO (CIF) Sempre que possível, dentro da ótica do custo benefício, todos os custos devem ser identificados e apropriados nas OP específicas. Os custos indiretos que não puderem ser identificados as com diversas OP devem ser apropriados com base nos diversos critérios se rateio existentes dentro da Organização.

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA MODELO DE ORDEM DE PRODUÇÃO.

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA RESOLUÇÃO: 1 - Matérias-Primas OP N° 1 – requisição 01 - $ 45.000,00 OP N° 2 - requisição 02 - $ 30.000,00 OP N° 3 - requisição 03 - $ 25.000,00 2 - MOD Salários 36.666,67 Encargos 80% 29.333,33 Taxa horária ( 66.000/2200 horas) 30,00 H/H OP N° 1 – 1.012 horas 46,00% OP N° 2 - 682 horas 31,00% OP N° 3 - 506 horas 23,00% Total 2.200 horas 100,00%

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA 3 – CIF Energia Elétrica 20.000,00 Salários dos Encarregados 10.000,00 Encargos Sociais 80% 8.000,00 Materiais Indiretos 12.000,00 50.000,00 TAXA HORÁRIA ( 50.000 /2200 horas) 22,72727 OP N° 1 – 1.012 horas 23.000,00 OP N° 2 - 682 horas 15.500,00 OP N° 3 - 506 horas 11.500,00 Total 2.200 horas 50.000,00

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA

CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO ENCOMENDA

Esquema de contabilização

Exercício A Gráfica Traços e Rabiscos Ltda. apresentou os dados seguintes, referentes a sua produção no mês de maio de 19X3. Com base nestes números, contabilize os lançamentos e apure o custo da empresa. Os custos indiretos de fabricação no período foram iguais a $4.000,00. A empresa costuma empregar a MOD como critério de rateio destes custos.