Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Plano “VISA na Atenção Básica”
NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Saúde e Prevenção nas Escolas
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
DANILO DE MELO SOUZA Secretário da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Leila Brandão SECAD/MEC
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
casos novos de aids por ano
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Projeto Piloto de Estágio para Jovens que Vivem com HIV/aids CAMS Brasília, 14 de novembro de 2008.
Conferência Municipal de Educação
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica casos notificados; pessoas.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
GUIA DO PELL / PMLL Galeno Amorim. GUIA PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA.
Comissão de EJA de Alagoas
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
O papel pedagógico do órgão gestor
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA

Objetivos do Saúde e Prevenção nas Escolas Geral: Contribuir para sustentabilidade de uma política de educação e saúde, articulada ao Projeto Político-Pedagógico da Escola, cujo campo de atuação compreende as temáticas em: Direitos sexuais e reprodutivos; Gravidez na adolescência; Prevenção das DST/Aids; Redução de preconceitos e estigmas relacionados à raça, etnia e orientação sexual; Promoção da igualdade de gênero. Acho que podemos excluir este slide.

Objetivos do Saúde e Prevenção nas Escolas Específicos: Atender as demandas dos jovens e adolescentes nas escolas; Envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva; Promover educação para a juventude. Acho que podemos excluir este slide.

Materiais Técnicos e de suporte em processo de impressão pelo FNDE Documento de Diretrizes do SPE – 100mil; Guias de Formação (profissionais e jovens) - 100mil; Caderno das Coisas Importantes (para ser distribuidos aos jovens do ensino médio, CEFET e EJA) - 500 mil; Kit de Mobilização de Jovens do Ensino Médio para a Prevenção do HIV/Aids. - 100mil.

PRÓXIMAS AÇÕES do GTF Visitas aos estados para a fortalecimento e criação de novos Grupos de Trabalho Estaduais e municipais; Formação dos Profissionais do CNTE, em ação conjunta da Internacional de Educação, abril/2008; Realização da III Mostra do SPE, nos dias nos dias 24 e 25 de junho de 2008, em Santa Catarina; AS AÇÕES DO PROJETO TAMBÉM SE MOSTRAM POSITIVAS ENTRE OS PAIS DE ALUNOS. PERCEBE-SE QUE, QUANDO INFORMADOS SOBRE OS OBJETIVOS DO SPE E CONHECEM A SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO HIV/AIDS, OS PAIS SÃO OS QUE SE MOSTRAM MAIS CONSCIENTES E COMPREENSIVOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DAS AÇÕES, E COM ISSO, PASSAM A SE ENGAJAR E SE TORNAM ALIADOS. ALÉM DISSO, QUANDO DEVIDAMENTE INFORMADOS SOBRE AS ATIVIDADES DO SPE, PASSAM A TER ATITUDE FAVORÁVEL COM RELAÇÃO À DISPONIBILIZAÇÃO DE PRESERVATIVOS AOS ALUNOS NAS ESCOLAS E HÁ REDUÇÃO DE ALGUNS TABUS E PRECONCEITOS FAMILIARES EM RELAÇÃO AO TEMA. A PROMOÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS E ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES FOI INTENSIFICADO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO SPE. CONSTATA-SE AMPLIAÇÃO DO GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE TEMAS LIGADOS À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E UMA MAIOR DISPOSIÇÃO POR PARTE DOS PAIS, PROFESSORES E ESTUDANTES PARA CONVERSAR SOBRE OS TEMAS DST, AIDS E GRAVIDEZ, INCLUSIVE ACONSELHANDO OS ADOLESCENTES E JOVENS PARA O USO DO PRESERVATIVO.

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NAS 5 REGIÕES DO BRASIL REGIÃO MUNICÍPIO GGM NÚMERO ESCOLAS PESSOAS FORMADA N 27 6 33 353 NE 96 17 495 860 CO 104 4 159 270 S 24 13 34 222 SE 125 11 213 287 TOTAL 376 51 934 1992

Próximas etapas Articular as ações das Secretarias de Educação com as ações da Secretaria de Saúde; Apresentar o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas para a equipe da Secretaria; Identificar as ações existentes no estado/município; Articular com o Grupo de Trabalho Estadual (GGE) e ou Municipal (GGM), Undimes e representantes do CNTE; Realizar análise situacional das ações relacionadas à promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, planejadas e/ou realizadas nas escolas do estado/município;

Próximas etapas Elaborar plano de ação, considerando a realidade do estado/município e escolas com base no: * diagnóstico da realidade local; * especificação das parcerias relevantes para execução e sustentabilidade das ações; * definição de uma agenda compartilhada entre saúde, educação e demais parceiros; * implementação de estratégias de mobilização das comunidades escolares e dos parceiros;

Próximas etapas Definição da abrangência das ações propostas com número de: * escolas; * profissionais de educação e de saúde envolvidos; * estudantes; Identificação dos recursos técnicos, humanos e financeiros necessários e disponíveis para execução das ações;

Expectativas do SPE Contribuir com recursos humanos e financeiros na realização de ações de prevenção e promoção da saúde nos espaços escolares;  Incentivar o entrosamento das escolas com os serviços de saúde; Buscar parcerias com organizações governamentais e não governamentais; Articular o trabalho das escolas estaduais e municipais no campo da saúde.

CONTATOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica E-mail: dasi-seb@mec.gov.br telefone: (61) 2104- 8634 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – telefone: (61) 2104-8490 MINISTÉRIO DA SAÚDE Programa Nacional de DST/Aids E-mail: isabelc@aids.gov.br telefones: (61) 3448-8086 AS AÇÕES DO PROJETO TAMBÉM SE MOSTRAM POSITIVAS ENTRE OS PAIS DE ALUNOS. PERCEBE-SE QUE, QUANDO INFORMADOS SOBRE OS OBJETIVOS DO SPE E CONHECEM A SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO HIV/AIDS, OS PAIS SÃO OS QUE SE MOSTRAM MAIS CONSCIENTES E COMPREENSIVOS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DAS AÇÕES, E COM ISSO, PASSAM A SE ENGAJAR E SE TORNAM ALIADOS. ALÉM DISSO, QUANDO DEVIDAMENTE INFORMADOS SOBRE AS ATIVIDADES DO SPE, PASSAM A TER ATITUDE FAVORÁVEL COM RELAÇÃO À DISPONIBILIZAÇÃO DE PRESERVATIVOS AOS ALUNOS NAS ESCOLAS E HÁ REDUÇÃO DE ALGUNS TABUS E PRECONCEITOS FAMILIARES EM RELAÇÃO AO TEMA. A PROMOÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS E ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES FOI INTENSIFICADO COM A IMPLEMENTAÇÃO DO SPE. CONSTATA-SE AMPLIAÇÃO DO GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE TEMAS LIGADOS À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA E UMA MAIOR DISPOSIÇÃO POR PARTE DOS PAIS, PROFESSORES E ESTUDANTES PARA CONVERSAR SOBRE OS TEMAS DST, AIDS E GRAVIDEZ, INCLUSIVE ACONSELHANDO OS ADOLESCENTES E JOVENS PARA O USO DO PRESERVATIVO.