MARINHA DO BRASIL CURSO SOBRE PREVENÇÃO DO USO DE ÀLCOOL E TABACO NA EMPRESA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação: Simone Pereira Rodrigues Música: John Williams - Theme for Forrest Gump Fotos: Corbis.
Advertisements

Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
DSTs.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Profa Rejane Freitas Benevides
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Aspectos psicossociais da atividade física e saúde
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Razões para promover a atividade física. 2005: Ano internacional do Esporte e Educação Física.
Investigação de Surtos
(Alterações cromossômicas)
Tabaco e Local de Trabalho
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Gestão de Crises.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Profª Vivian Zaboetzki Dutra
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Quem sou eu?.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Precisamos de sacrifícios?
Coisas fora de moda....
NOVA SÉRIE (Maio) Família: Ideia de Deus.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Toda manhã, na África, uma gazela acorda
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Avaliação e Diagnóstico
AVALIAÇÃO CLÍNICA DAS DEPENDÊNCIAS Analice Gigliotti.
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
FAMÍLIA ORTOMIXOVÍRUS
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
UFScar- CNI - IEL – SEBRAE
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Transcrição da apresentação:

MARINHA DO BRASIL CURSO SOBRE PREVENÇÃO DO USO DE ÀLCOOL E TABACO NA EMPRESA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO USO ABUSIVO DE ÁLCOOL NA EMPRESA Dra. Maria Madalena Pizzaia Diretora Técnica do Hospital-dia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IPUB/UFRJ Coordenadora de extensão do IPUB/UFRJ Membro do Comitê de ética do IPUB/UFRJ

DEPENDÊNCIA QUÍMICA - CONCEITO É UMA DOENÇA PROGRESSIVA COM MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E PSÍQUICAS, QUE RESULTA DA INTERAÇÃO ENTRE UM ORGANISMO VIVO E UMA DROGA. CARACTERIZA-SE POR UM COMPORTA-MENTO QUE SEMPRE INCLUI UMA COM-PULSÃO DE USAR A DROGA PARA EXPE-RIMENTAR SEU EFEITO E, ÀS VEZES, EVITAR O DESCONFORTO POR SUA AUSÊNCIA.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA COMPULSÃO AO USO DA DROGA TOLERÂNCIA SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA

SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA (CID – 10, OMS) Presença de 3 ou mais requisitos abaixo durante o ano anterior: a) Forte desejo ou compulsão para consumir a substância b)Dificuldade de controlar o consumo no início, término ou quantidades consumidas c) Sintomas da abstinência, quando o consumo é reduzido ou interrompido d) Aumento progressivo da tolerância, requerendo doses cada vez maior da droga para alcançar seus efeitos originais

SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA e) Abandono progressivo dos interesses e atividades de lazer, aumentando a quantidade de tempo necessário para obter, tomar e/ou recuperar-se dos efeitos da droga f) Persistência no uso da substância, apesar das evidências nocivas

DROGAS PSICOATIVAS SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM PRODUZINDO ALTERAÇÕES NO FUNCIONAMENTO CEREBRAL, CAUSANDO MODIFICAÇÕES NO PSIQUISMO, ALTERANDO AS SENSAÇÕES, O HUMOR, O GRAU DE CONSCIÊNCIA, E OS ESTADOS EMOCIONAL E FÍSICO.

DROGAS PSICOATIVAS CLASSIFICAÇÃO ESTIMULANTES DEPRESSORAS PERTURBADORAS

DROGAS ESTIMULANTES DO SNC AUMENTAM A VELOCIDADE DO PROCESSO CEREBRAL E FAZEM COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM MAIS ALERTAS, COM MAIS ENERGIA E AGITADAS.

UM LOUCO AMOR

Quando eu a conheci tinha 16 anos. Fomos apresentados numa festa, por um "carinha" que se dizia meu amigo.

Foi amor a primeira vista. Ela me enlouquecia.

Nosso amor chegou a um ponto, que já não conseguia viver sem ela. Mas era um amor proibido.

Meus pais não aceitaram. Fui repreendido na escola e passamos a nos encontrar escondidos.

Mas aí não deu mais, fiquei louco. Eu a queria, mas não a tinha.

Eu não podia permitir que me afastassem dela. Eu a amava: bati o carro, quebrei tudo dentro de casa e quase matei a minha irmã. Estava louco, precisava dela.

Hoje tenho 39 anos; estou internado em um hospital, sou inútil e vou morrer abandonado pelos meus pais, amigos e por ela.

Seu nome? Cocaína.

Devo a ela meu amor, minha vida, minha destruição e minha morte.

Desabafo do cantor da banda ”Queen”, antes de morrer de AIDS. Freddie Mercury Desabafo do cantor da banda ”Queen”, antes de morrer de AIDS.

DROGAS ESTIMULANTES DO SNC ANFETAMINAS COCAÍNA CRACK NICOTINA CAFEÍNA

VÍDEO MECANISMO DE AÇÃO DA NICOTINA

DROGAS DEPRESSORAS DO SNC PROMOVEM UMA REDUÇÃO DAS ATIVIDADES CEREBRAIS E UMA DIMINUIÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS QUE DE MODO GERAL DEIXAM AS PESSOAS MAIS RELAXADAS. COMO CONSEQUÊNCIA, HÁ UMA TENDÊNCIA À DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA, DA REAÇÃO À DOR E DA ANSIEDADE.

DROGAS DEPRESSORAS DO SNC ANSIOLÍTICOS OPIÓIDES ÁLCOOL SOLVENTES OU INALANTES.

DROGAS PERTURBADORAS DO SNC ALTERAM A PERCEPÇÃO E O SENSO DE TEMPO E ESPAÇO. PROVOCAM ALTERAÇÕES NO FUN-CIONAMENTO DO CÉREBRO, PO-DENDO CAUSAR DELÍRIOS E ALU-CINAÇÕES, POR ISSO RECEBEM O NOME DE ALUCINÓGENOS.

DROGAS PERTURBADORAS DO SNC LSD ( ÁCIDO LISÉRGICO). ECSTASY. MACONHA. HAXIXE.

ALCOOLISMO HISTÓRICO ÁLCOOL é uma palavra de origem árabe e quer dizer “coisa fina”, “coisa sutil”, “enganadora”. O consumo de bebidas alcoólicas data de mais de 3 mil anos a.C., porém o termo “alcoolismo” foi usado pela primeira vez em 1854 pôr Magnohuss.

HISTÓRICO Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença primária, crônica e progressiva que pode ser controlada (estacionada), mas não curada. Atinge o indivíduo físico, mental e espiritualmente. O sintoma mais evidente da doença é a dificuldade que o indivíduo tem de controlar a ingestão de bebida alcoólica após o primeiro gole.

ALCOOLISMO COMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA O álcool é uma bebida consumida como alimento e às vezes como remédio, e possui um rico significado simbólico quando usado em costumes e rituais sociais, culturais e religiosos. Suas propriedades são conhecidas por inúmeros povos em todo mundo há milhares de ano É uma droga que possui importantes efeitos farmacológicos e tóxicos sobre a mente e sobre quase todos os órgãos e sistemas do corpo humano.

EPIDEMIOLOGIA De acordo com o Ministério da Saúde, 80% de jovens entre 10 e 19 anos já usaram bebidas alcoólicas pelo menos uma vez A dependência do álcool atinge cerca de 10% da população mundial No brasil os acidentes de traânsitos representam a primeira causa de morte entre jovens de 14 e 26 anos

EPIDEMIOLOGIA Nas cidades brasileiras, 65% dos leitos hospitalares de emergência encontra-se ocupados pôr pessoa que sofreram acidentes de trânsito; sendo que 85% dos casos pôr ingestão de álcool e/ou outras drogas Na Europa, em 1999, 57 mil jovens morreram vítimas de acidentes de trânsito, suicídio e intoxicação relacionados com consumo de álcool.

EPIDEMIOLOGIA O consumo de praticamente todas as drogas começa entre os 10 e 12 ou entre os 18 e 20 anos, ou seja, no período de crescimento e formação do indivíduo. Por isso, a necessidade de ajudar o jovem a atravessar esses anos críticos sem se envolver com drogas. Se conseguirmos isso, não apenas reduziremos enormemente a probabilidade desse jovem vir a se tornar um alcoólatra, como também um dependente químico.

EPIDEMIOLOGIA O álcool está associado à maioria dos acidentes de trânsito no Brasil e no mundo. Entre 65 a 70% dos casos de violência contra a mulher estão relacionados ao uso prévio de bebidas alcoólicas; e um número considerável de acidentes de trabalho também está relacionado a esta droga.

ALCOOL DROGA PSICOATIVA DE USO E ABUSO MAIS DIFUNDIDO NO MUNDO, PÔR SER SOCIALMENTE TOLERADA E LEGALMENTE PERMITIDA PARA MAIORES DE IDADE. SEU USO ABUSIVO TRAZ CONSEQUÊNCIAS DANOSAS PARA O INDIVÍDUO E PARA A SOCIEDADE.

EXISTEM DOIS TIPOS DE DEPENDÊNCIAS: FÍSICA: quando as células do organismo “precisam” do álcool para “funcionar”. PSÍQUICA: quando o indivíduo depende do bem-estar inicial causado pelo álcool para realizar compromissos do dia-dia. Grande parte do mal-estar causado pela embriaguez se deve à “desidratação das células nervosas”. Este é mais um dos fatores de irritação do cérebro.

ABSORÇÃO E DISTRIBUIÇÃO O álcool é rapidamente absorvido na circulação, pelo estômago, pelo intestino delgado e pelo cólon, e o tempo necessário para atingir a concentração máxima no sangue varia de 30 a 90 minutos (Hobbs et al.,1996). A presença de alimento no estômago torna a absorção mais lenta, ao retardar o esvaziamento gástrico. A temperatura mais baixa do corpo e o exercício físico também reduzem a absorção, assim como a presença de açucar no álcool.

PRINCIPAIS EFEITOS COMPORTAMENTO DESINIBIDO DESCOORDENAÇÃO MOTORA SENTIDOS PREJUDICADOS (Visão e audição) FALA PASTOSA DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO E DE RACIOCÍNIO SONOLÊNCIA, NÁUSEAS E VÔMITOS COMA ALCOÓLICO, MORTE

PRINCÍPIO ATIVO DO ÁLCOOL ETANOL - presente nas bebidas alcóolicas, vem da fermentação microbiológica de açucares; BEBIDAS DESTILADAS: maior teor alcóolico, 35% ( Whisky, voddka, aguardente etc..); BEBIDAS NÃO DESTILADAS: menor teor alcóolico CERVEJA 4 a 5 % e VINHOS 12%; ALCOOLISMO - Terceira causa de morte no mundo DROGA LÍCITA.

QUESTÕES CULTURAIS CULTURA ISLÂMICA- promove abstinência total. SOCIEDADES JUDAICAS - socialmente aceitável, porém não aceita comportamento desviantes, como, embriaguez pública. FRANÇA - relativamente alto e constante, o consumo de vinho nas refeições, o que predispõe complicações médicas crônicas, tais como, cirrose e câncer.

TIPOS DE BEBEDORES BEBEDOR SOCIAL ( auto - controle) USUÁRIO ABUSIVO (maior quantidade x aumento da tolerância) DEPENDENTE QUÍMICO (perda do auto controle)

SINDROME DE ABSTINÊNCIA FISSURA, CRAVING AGITAÇÃO, SUDORESE PROFUNDA HIPERTERMIA ANSIEDADE, INSÔNIA, ALTERAÇÃO DO HUMOR TREMORES, NÁUSEAS, VÔMITOS, TAQUICARDIA, HIPERTENSÃO ARTERIAL

DOENÇAS CLÍNICAS CAUSADAS PELO USO DO ÁLCOOL HEPATITE , CIRROSE, PANCREATITE,GOTA OSTEOPOROSE, CÂNCER, HIPERTENSÃO DOENÇA VASCULAR CEREBRAL OU DERRAME CARDIOPATIAS PNEUMONIA E TUBERCULOSE ANEMIA

TRANSTORNOS NEUROPSIQUIÁTRICOS CONVULSÕES ALCOÓLICA ALUCINAÇÕES DELIRIUM TREMENS ( mortalidade entre 5 a 25% ) CLÁSSICA TRÍADE Obnubilação da consciência, confusão e alucinações e ilusões vividas (zoopsias)

CURSO DO DELIRIUM TREMENS INSTALAÇÃO: 1 a 3 dias DURAÇÃO: 1 semana a 2 meses ( maioria entre 10 a 12 dias) IDOSOS: Curso mais prolongado Maior risco de mortalidade Maior número de complicações

ALCOOLISMO E COMPLICAÇÕES SOCIAIS FAMÍLIA PROBLEMAS NO TRABALHO HABITAÇÃO DIFICULDADES FINANCEIRAS CRIMES,INCLUINDO CRIMES VIOLENTOS E SEXUAIS DIRIGIR ALCOOLIZADO IMPACTO SOBRE A EDUCAÇÃO E O TREINAMENTO PROFISSIONAL

O ALCOOLISMO E A FAMÍLIA O beber problemático geralment tem um profundo impacto sobre a família do bebedor. A esposa e os filhos são as pessoas comumente atingidas, mas os pais, irmãos, tios ou avós também podem estar envolvidos de alguma maneira. ( sendo conivente ou buscando ajuda) Uma pessoa com um problema com bebida pode parecer ter perdido todos os vínculos com a família. Mesmo assim ela pode ter fortes emoções a respeito daqueles relacionamentos que foram termindos por mortes, desarmonia ou negligência.

PROBLEMAS EXPERIENCIADOS PELOS FILHOS DE ALCOOLISTAS Ansiedade , depressão, baixa auto-estima, dificuldades de relacionamento Mau desempenho escolar Comportamento anti-social Abuso físico e sexual Ferimentos acidentais Risco de alcoolismo posterior Outros problemas posteriores (depressão, desarmonia conjugal

Família: Decifrando pessoas

Você já abraçou alguém hoje? Se não, ainda é tempo!

O analfabetismo emocional As famílias desajustadas O analfabetismo emocional E o uso de drogas

Erros na comunicação

A força do exemplo

O impacto do uso de drogras sobre a família

Cegueira familiar

A boa comunicação

Você tem direito de falar com seus filhos sobre drogas. Na verdade, você tem obrigação.

Só informação não adianta Valores relacionais Só informação não adianta A melhor prevenção é ter proteção interna contra as drogas

A carícia essencial

O importante é a qualidade do alimento relacional e não o tempo que pais e filhos passam juntos

Nossos filhos são felizes?

MEDICAMENTOSO E PSICOTERÁPICO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO E PSICOTERÁPICO Tratar a intoxicação aguda Tratar síndrome de abstinência Prevenir recaídas Tratar comorbidades (depressão e outras) MEDICAMENTOS DE ESCOLHA Cloridrato de naltrexona (revia) Antidepressivos, ansiolíticos e topiramato

TRATAMENTO Fonte: Ministério da Saúde Os Alcoólicos Anônimos é uma entidade fundada em 1935 direcionada a este fim, mediante reuniões onde os participantes expõem seus problemas e, com o apoio mútuo, mantêm-se afastados do álcool. Os participantes buscam pautar sua conduta em relação ao álcool com uma frase: é melhor evitar o primeiro gole. Fonte: Ministério da Saúde Governo do Distrito Federal – Secretaria de Estado da Saúde

ATIVIDADE FÍSICA

QUALIDADE DE VIDA

RELAXAR...

ADMIRAR...

PENSAR...

SAIR DA ROTINA...

SIGA EM FRENTE ...

AGRADECIMENTOS