Sistema Nervoso e Integração Nervosa: Organização em Vertebrados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Nematoda.
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
SISTEMA ESQUELÉTICO.
A informação genética de um organismo e sua funcionalidade
O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Extreme Programmig Programação em Duplas Dificuldades e Benefícios.
FILO PLATYHELMINTHES.
MOLLUSCA FILO MOLLUSCA.
FILO ANNELIDA.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
ÓRGÃOS E CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
Vermes segmentados Minhocas, sanguessugas e poliquetas
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach 2013
Sistema Reprodutor Masculino
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Filo Platyhelminthes (platelmintes)
Filo Coelenterata (Cnidários): Animal com forma de pólipo ou medusa, e também sésseis. São diblásticos, com células urticantes (cnidócitos ou cnidoblastos);
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
Embriologia.
Histologia Vegetal.
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Snap Together Visualization. Introdução - Exploração Visual de Dados Aplicada em conjuntos de dados abstratos. Facilitar a percepção de padrões, tendências,
LIDERANÇA Exercícios.
TECIDO NERVOSO O sistema nervoso é constituído por todos os tecidos nervosos do organismo. SNC Medula espinhal Encéfalo SNP Nervos, gânglios e terminações.
Padrão Circulatório em Invertebrados e Vertebrados
Sistemas Biocontráteis Sistema de Contração Celular
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS FABIANO ABEL ANDRÉ RODRIGO
Funções de um computador
Inseticidas Organofosforados
FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA
Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Modulo Especialista.
Segurança de Dados no MAER.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MANDÍBULA
Missão Visão Valores.
1 COMPARATIVO BUILDERS Propriedades e Características CitratoNTAZeólitosSTPP Capacidade para seqüestrar íons Cálcio na água Sim Sim. Necessita aquecimento.
José Eduardo Bevilacqua Divisão de Qualidade das Águas
HLA- Human Leukocyte Antigens
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
PROJETO DE ESCALA DE CARAVANA ASSISTENCIAL
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO
Administração de Sistemas de Informação
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Cnidários ou Celenterados
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
PROTEÍNAS.
TECIDO CONJUNTIVO Morfologicamente, os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos celulares separados por abundante material intercelular.
Tecido Epitelial Glandular
Histologia animal Histologia: é ramo da ciência que estuda os tecidos (histo= tecido; logia=estudo). A célula ovo contém toda a informação genética do.
SISTEMA EXCRETÓRIO SISTEMA URINÁRIO HUMANO.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Prototipagem Rápida Alexandre Junio Silva Alexandre Silva Sousa.
Transcrição da apresentação:

Sistema Nervoso e Integração Nervosa: Organização em Vertebrados

A capacidade de responder aos estímulos ambientais O sistema nervoso surgiu a partir de uma propriedade fundamental da vida: a irritabilidade, ou seja A capacidade de responder aos estímulos ambientais Como a de uma protozoário, como a de um protozoário movendo-se para evitar uma substância nociva. A resposta pode ser simples A evolução da pluricelularidade e níveis de organização animal mais complexos Exigiu níveis mais elaborados de comunicação entre as células e os tecidos

Invertebrados: Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central Evolução dos Sistemas Nervosos Invertebrados: Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central O Sistema Nervoso Mais simples dos Invertebrados é a rede nervosa dos radiados Anêmonas-do-mar Águas – vivas Hidras

Conectam-se a epiderme e as células epiteliais Os ramos de uma rede nervosa Há evidencias de organização em arcos reflexos Que possuem propriedades contrácteis

Um Sistema Nervoso Periférico (uma rede de comunicação que se estende por todas as partes do corpo Platelmintos E num Sistema Nervoso Central (uma concentração de corpos de neurônio que coordena tudo)

Contém um cérebro bilobulado, Invertebrados mais complexos Possuem Sistema Nervoso mais centralizado (Gânglios cerebróides) – com dois cordões nervosos fundidos e muitos gânglios Anelídeos Contém um cérebro bilobulado, Um cordão nervoso duplo com gânglios segmentares e neurônios aferentes (sensitivos) e eferentes (motores) distintos.

Os gânglios dos polvos possuem mais de 160 milhões de células Moluscos Três pares de gânglios bem definidos Cefalópodes Os gânglios desenvolveram para formar centros nervosos com alta complexidade estrutural Polvos e Lulas Os gânglios dos polvos possuem mais de 160 milhões de células Com órgãos dos sentidos altamente desenvolvidos

Artrópodes Assemelha-se aos dos anelídeos, mas os gânglios são maiores e os órgãos dos sentidos são bem desenvolvidos Vertebrados: o Advento da Encefalização Aumento da complexidade, no tamanho, configuração e capacidade funcional do encéfalo Evolução Encefalização

Encefalização dos vertebrados Levou a concretização total de diversas capacidades funcionais Resposta rápidas Alta capacidade de armazenar informações Aumento na complexidade e flexibilidade do comportamento Habilidade de fazer associações entre eventos passados, presentes e (pelo menos nos seres humanos) futuros.

Medula Espinhal

Arco Reflexo

Encéfalo

Vesículas embrionárias

Sistema Nervoso Periférico Conduz as informações sensitivas ao sistema nervoso central Divisão sensorial, ou aferente É formado por duas divisões funcionais Transmite os comandos motores aos músculos e glândulas Divisão motora ou eferente

Sistema Nervoso Somático Inerva os músculos esqueléticos Divisão eferente Inerva os músculos lisos, a musculatura cardíaca e as glândulas Sistema Nervoso Autônomo