CONTAS NACIONAIS
CONTAS NACIONAIS MACROAMBIENTE – CONTAS NACIONAIS
MACROAMBIENTE – CONTAS NACIONAIS
A DEMANDA AGREGADA É COMPOSTA POR APENAS 4 CLIENTES 1. AS FAMÍLIAS QUE AQUI MORAM 2. AS EMPRESAS AQUI INSTALADAS 3. O GOVERNO 4. O NOSSO IMPORTADOR
AS FAMÍLIAS SÓ GASTAM O DISPONÍVEL LÍQUIDO
MACROAMBIENTE – CONTAS NACIONAIS
CONTAS DO GOVERNO GASTO TOTAL = GASTO FISCAL MAIS GASTO COM JUROS GASTO FISCAL = GASTOS COM 1)CONSUMO, 2)SUBSÍDIOS, 3)ASSISTÊNCIA E PREVIDÊNCIA E 4)INVESTIMENTOS
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO RESULTADO (SUPERÁVIT) PRIMÁRIO = RECEITA TOTAL MENOS GASTO FISCAL
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO RESULTADO (SUPERÁVIT) PRIMÁRIO = RECEITA TOTAL MENOS GASTO FISCAL RESULTADO (SUPERÁVIT) TOTAL = RECEITA TOTAL MENOS GASTO TOTAL
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO RESULTADO (SUPERÁVIT) PRIMÁRIO = RECEITA TOTAL MENOS GASTO FISCAL RESULTADO (SUPERÁVIT) TOTAL = RECEITA TOTAL MENOS GASTO TOTAL RESULTADO (SUPERÁVIT) TOTAL = RECEITA TOTAL MENOS GASTO FISCAL MENOS GASTO COM JUROS
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO RESULTADO (SUPERÁVIT) PRIMÁRIO = RECEITA TOTAL MENOS GASTO FISCAL RESULTADO (SUPERÁVIT) TOTAL = RECEITA TOTAL MENOS GASTO TOTAL RESULTADO (SUPERÁVIT) TOTAL = RECEITA TOTAL MENOS GASTO FISCAL MENOS GASTO COM JUROS RESULTADO (SUPERÁVIT) TOTAL = SUPERÁVIT PRIMÁRIO MENOS GASTO COM JUROS
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO DÉFICIT PRIMÁRIO = GASTO FISCAL MENOS RECEITA TOTAL
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO DÉFICIT PRIMÁRIO = GASTO FISCAL MENOS RECEITA TOTAL DÉFICIT NOMINAL = GASTO TOTAL MENOS RECEITA TOTAL
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO DÉFICIT PRIMÁRIO = GASTO FISCAL MENOS RECEITA TOTAL DÉFICIT NOMINAL = GASTO TOTAL MENOS RECEITA TOTAL DÉFICIT NOMINAL = (GASTO FISCAL MAIS GASTO COM JUROS) MENOS RECEITA TOTAL
RESULTADOS DAS CONTAS DO GOVERNO DÉFICIT PRIMÁRIO = GASTO FISCAL MENOS RECEITA TOTAL DÉFICIT NOMINAL = GASTO TOTAL MENOS RECEITA TOTAL DÉFICIT NOMINAL = (GASTO FISCAL MAIS GASTO COM JUROS) MENOS RECEITA TOTAL DEF = GF +GJ – T = (GF – T) + GJ
IDENTIDADE CONTÁBIL BÁSICA MACROAMBIENTE – IDENTIDADE CONTÁBIL BÁSICA
INTERDEPENDÊNCIA DOS INSTRUMENTOS DA POLÍTICA ECONÔMICA