O que sabes acerca desta matéria???

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocação Pronominal Ilustrada
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
Sinais de Pontuação.
Frase: tipos e Polaridade
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Sinais de pontuação.
Pontuação.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
FRASE Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. (Garcia, Othon)
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Revisão de Português 6ºano
Classe Gramatical da palavra QUE
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
FLEXÕES VERBAIS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
O discurso directo e indirecto
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
ESTRUTURA DA FRASE EM PORTUGUÊS
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Sinais de pontuação.
Tipos de frase.
E. E. NO CONJ. HABITACIONAL CRUZEIRO DO SUL
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Frase-Oração-Período
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Ponto 3 Sintaxe e Semântica (Sintaxe)
Classes abertas de palavras
Representação do sujeito:
Apresentação ao público
. ; ? , Sinais de Pontuação ! : - ….
Frase, oração e período.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Classe de palavras.
Discurso Directo Indirecto.
Tipos e Formas de frase.
Lendas….
Sinais de pontuação:.
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
Escola Estadual Maria José
colocação dos pronomes oblíquos
Discurso Directo e Discurso Indirecto
Professora Sirlene Kolb
Colocação dos pronomes oblíquos
AIT TEMPOS VERBAIS.
Colocação Pronominal Prof-OLAVO MARTINS.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
Frases, Orações e Períodos
PRINCÍPIO DA PROGRESSÃO
COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profa. Patrícia 3º EM.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Frases, Orações e Períodos
Leia a tirinha:.
Ensino Fundamental , 7º ano
O Discurso Directo Repara na seguinte fala do Rei: “Rei: Os sonhos são recados dos deuses.” Chama-se __________________ à reprodução exacta das palavras.
Tipos e polaridade das frases
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Quem quer ser um livro aberto?
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
Transcrição da apresentação:

O que sabes acerca desta matéria??? Tipos de Frases O que sabes acerca desta matéria???

Temos vários tipos de frases, como já deves saber… Frases Declarativas Frases Interrogativas Frases Exclamativa Frases Imperativas

Frases Declarativas Tipo de frases a que o falante recorre para formular uma afirmação/proposição (de conteúdo afirmativo ou negativo), apresentada como verdadeira. Exemplo: Ele é piloto de helicópteros. No registo oral, a frase declarativa é caracterizada por uma entoação ascendente no início, e descendente no final da frase. No registo escrito, termina geralmente com um ponto final.

Frases Interrogativas Tipo de frase a que o falante recorre para formular, através de uma pergunta, um pedido de informação (de modo directo ou indirecto). Exemplo: Sabes que horas são? (interrogativa directa) Perguntou se sabiam as horas. (interrogativa indirecta) No registo oral, a frase interrogativa é caracterizada por uma entoação ascendente. No registo escrito, termina com um ponto de interrogação se é uma interrogativa directa, ou com um ponto final se é uma interrogativa indirecta.

A interrogativa pode ser total ou parcial. Quando incide sobre todo o conteúdo da frase. Exemplo: Leste este livro? (Resposta é SIM/NÃO) Parcial Quando incide sobre parte do conteúdo da frase. Exemplo: Onde vais? A resposta não Quantos livros leste? é SIM/NÃO Que música ouves?. A interrogativa parcial é introduzida por pronomes/quantificadores (como, quanto, que, etc.)

Frase Exclamativa Tipo de frase a que o falante recorre para exprimir emoções ou sentimentos. Exemplo: Foi um concerto fantástico! No registo oral, é caracterizada por uma entoação de intensidade que recai sobre toda a frase ou especialmente sobre uma sílaba, uma palavra ou uma expressão. Exemplo: O final foi liiindo! No registo escrito, termina com um ponto de exclamação. Pode ser constituída apenas por uma palavra ou grupo de palavras. Exemplo: Bravo! (Interjeição) Miau! (onomatopeia) Que alegria , meu Deus! (grupo de palavras)

Frase Imperativa Tipo de frase a que o falante recorre para expressar uma ordem, fazer um pedido, dar um conselho, fazer uma proposta ou sugestão. Exemplo: Liga a máquina, por favor. No registo oral, é caracterizada por uma entoação descendente. A entoação imperativa pode marcar intensamente uma sílaba, uma palavra ou uma expressão. Exemplo: Sai daquiii! No registo escrito, termina com um ponto final ou um ponto de exclamação. O verbo da frase apresenta-se, geralmente , no imperativo e, por vezes, no conjuntivo ou no infinitivo. Exemplo: Bate à porta, antes de entrares. (imperativo) Bata à porta, antes de entrar. (conjuntivo) Bater, antes de entrar. (infinitivo) A frase imperativa pode ser reduzida apenas a uma palavra. Exemplo: Silêncio! Partir!

Identifica os tipos de frase que se seguem: Queres levá-lo contigo? Este gráfico vai-me dar muito trabalho. Oh, como é meiguinho! Oiçam com atenção, meninos.