Algumas características

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

D. Afonso Henriques. D. Afonso Henriques A sua Biografia.
Os Primeiros Habitantes da Península Ibérica
O MUNDO SOU EU Por: Sônia Agasse Correa Kátia Cristina da Silva.
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Os Romanos na Península Ibérica
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
1 Reis 18,20-39 Naqueles dias, Acab convocou todos os filhos de Israel e reuniu os profetas de Baal no monte Carmelo. Então Elias, aproximando-se de todo.
1 Samuel 4,1-11 Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer,
JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
Os Romanos e a conquista da Península Ibérica
DESAFIANDO OS GIGANTES
Os efeitos da cruz de Cristo
Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos.
Progressão automática
Batalha de Aljubarrota
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
IGREJA.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância
Os Zumbis canibais Carlos Augusto e Gabriel Fontes T:502.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Jesus Eucarístico.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
OS CAMINHOS DE DEUS.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
Era uma vez uma princesa muito bonita mas que sofria imenso por ser baixinha
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
EmTerritório Inimigo Inimigo Texto : Extraído de Nosso Pão Diário Autor do texto: DCE Som: Adeste Fidelis – Enya Formatação: RG Clique.
QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?
11 Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também.
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Hebreus O Sofrimento na vida do cristão
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
As qualidades do discípulo de Cristo
Os Romanos.
“Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.” Sl 24.8.
Igreja Batista Monte Sião
SOU UM SOLDADO DE JESUS CRISTO, NA LUTA INSISTO E TENHO VALOR; EU SOU PEQUENO, MAS A MEU LADO VAI MEU AMADO REI, MEU SENHOR.
Que os traidores sejam destruídos
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Salmos, cap 117 e 118 Louvor a Deus, o Senhor LEIA A BÍBLIA
“E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a mensagem, e produzem uma grande colheita:
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
S OLDADOS Q UE N ÃO T EM M EDO D E R EPRESENTAR D EUS Dr. Eric C Reese.
Enfrentando tempestades.
Este livro pode ser lido aqui:
Os Romanos Os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a.c.
Provérbios de Salomão, capítulo 8
Uma espiritualidade centrada em Jesus Cristo
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo,
Agrupamento de Escolas de Santo António Viriato e os Lusitanos.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.” Salmo 23.6.
Transcrição da apresentação:

Algumas características Os lusitanos Algumas características

Documentos escritos Mapa da Lusitânia Costumes dos Lusitanos   Usam um pequeno escudo redondo do pescoço por correias e um punhal ou espada. Usam, como0 as mulheres, o cabelo comprido, que, durante o combate, prendem com uma faixa atada ma testa. Os lusitanos hábeis na luta de guerrilhas e em arma emboscada. Alimentam-se apenas uma vez ao dia e comem carne de cabra Durante ¾ partes do ano alimentam-se de bolotas que, depois de secas e moídas, servem para fazer um pão (…). A comida é passada de mão em mão e para isso sentam-se em roda em bancos de pedra. Estrabão, “Geografia”

LENDA DE VIRIATO Ninguém sabe ao certo quando nasceu Viriato nem a que família pertencia. Segundo a tradição, durante a juventude terá sido pastor nos Montes Hermlnios, que hoje se chamam Serra da Estrela (1). Há quem diga que Viriato participou desde muito novo em assaltos-relâmpago às povoações dominadas por romanos. E que já então se distinguia pela agilidade, pela força e pela inteligência guerreira. No entanto, foi um dos homens que acreditaram nas promessas de Galba e desceram à planície na intenção de se instalar e viver em paz numa terra fértil. Assistiu ao ataque traiçoeiro; não pôde lutar porque não tinha armas, mas conseguiu fugir. Depois do massacre, todos os lusitanos sobreviventes regressaram aos seus castros nas montanhas. A pouco e pouco reorganizaram-se, fabricaram armas e prepararam o contra- ataque. No ano 147 a.C. dez mil lusitanos em fúria avançaram para sul e dirigiram-se a uma zona dominada pelos Romanos. Queriam saquear as povoações e vingar a morte dos companheiros, mas quando menos esperavam perceberam que estavam cercados à distância por um anel de soldados inimigos. Que fazer? Os chefes, para evitarem nova carnificina, propuseram-se ir negociar a rendição. Viriato opôs-se com veemência. Erguendo a voz, lembrou: - Os Romanos não respeitam promessas. Enganaram-me uma vez, não me tornam a enganar. Comigo não contem para negociações. Prefiro lutar ou morrer. O discurso e a firmeza impressionaram toda a gente, sobretudo os outros chefes. E Viriato continuou:

- Se não podemos vencê-los pela força, vencê-los-emos pela astúcia - Se não podemos vencê-los pela força, vencê-los-emos pela astúcia. Ora oiçam o meu plano. Propôs-lhes então o seguinte: os homens que combatiam a pé deviam formar grupos e a um sinal combinado disparar em todas as direcções e romper a barreira que os cercava sem dar tempo aos inimigos de se organizarem. - Enquanto vocês fogem, eu e os outros cavaleiros caímos sobre eles ora de um lado ora de outro, de forma a derrotá-los e a proteger a vossa fuga. O plano foi aceite; faltava combinar o sinal. - Fiquem atentos. Quando eu montar a cavalo, já sabem... é ordem para arrancar. Pouco depois ecoavam gritos de guerra pelos campos, zuniam setas e lanças, por toda a parte se ouvia o tinir das espadas. Os romanos não estavam à espera daquela táctica-relâmpago e, tal como Viriato previra, desnortearam-se. Muitos grupos de peões romperam o cerco e desapareceram, enquanto os bravos cavaleiros lusitanos, apesar de estarem em minoria e de possuírem armas mais fracas, lutavam sem cessar. O campo de batalha ficou juncado de mortos, o próprio general romano perdeu a vida, mas não se pode falar de vitória ou derrota. Neste confronto, Viriato, mais do que vencer os Romanos, salvou os Lusitanos. A partir de então foi reconhecido e amado como chefe máximo por todas as tribos. As mulheres sonhavam com ele, os homens admiravam-no, acatavam as suas ordens e seguiam-no com tanto entusiasmo e convicção que durante anos lançaram o terror entre as hostes inimigas. Viriato parecia invencível. E, de facto, em guerra aberta ninguém o derrubou. No ano de 139 a.C. Viriato foi assassinado à traição, quando dormia na tenda, por três homens da sua tribo que os Romanos tinham aliciado e subornado. Os Lusitanos choraram longamente a perda daquele chefe querido e ficaram muito enfraquecidos. Quanto aos assassinos, parece que não chegaram a obter nenhuma recompensa pelo crime. Segundo consta, foram recebidos com desprezo pelo chefe romano, que lhes terá dito «Roma não paga a traidores». É engraçado que tudo o que sabemos a respeito deste homem que os Portugueses consideram como o primeiro dos seus heróis foi escrito por autores romanos. Impressionados pela personalidade forte, austera e recta do chefe lusitano, impressionados também pelo imenso valor que demonstrava na guerra, escreveram vários textos elogiosos sobre ele. Apesar de serem adversários, foram os Romanos que deram a conhecer ao mundo a figura de Viriato

OS LUSITANOS ERAM MESTRES EM ARMADILHAS E EMBOSCADAS combateram os Romanos durante 200 anos

OFICINA DE SABERES – NÍVEL III Ivan Russo – 9ºA – nº 8 Conhecimento do Mundo 2010/2011