GeoUFF, Dezembro 2004 "Geotecnologias, Geomática, Geoprocessamento: Conjunto de Tecnologias ou Ciência da Informaçao?" Gilberto Câmara INPE Observação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Profa Rejane Freitas Benevides
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
Precipitação média anual (mm)
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
Processamento de Imagens
Técnicas de Processamento Imagens
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Workshop sobre Novas Tecnologias em
O Conhecimento como Construcao: A Epistemologia da Representacao Computacional de Conceitos Multidisciplinares Mesa Redonda Diversidade na Ciência III,
TerraLib: o software livre chega ao mercado de geoinformação
ZEE: Dos Conceitos à Prática A Contribuição do INPE
Gilberto Câmara Antônio Miguel Vieira Monteiro Eymar Lopes SER-300
Territórios Digitais: As Novas Fronteiras do Brasil Gilberto Câmara OBT/INPE Seminário Preparatório CNCTI, Março 2005 Seminário.
Regionalização via Skater
Ciência da Geoinformação: Desafios de Pesquisa em Matemática
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
Territórios digitais: O papel das tecnologias espaciais Gilberto Câmara OBT/INPE 3a. Conferencia Nacional de Ciencia, Tecnologia.
Modelagem Dinâmica com TerraME: A Gentle Introduction Dezembro/09 Pedro Ribeiro de Andrade DSA/CCST/INPE
Computação Ambiental e seus desafios Gilberto Câmara Diretor Geral, INPE Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso.
Ontologias do Espaço Urbano e a Produção de Informação Geográfica
I Workshop do CCST/INPE 09 e 10 de dezembro de 2009 Produto Operacional CCST TerraME: Ambiente Computacional para o Desenvolvimento de Modelos Dinâmicos.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia
Introdução à Economia 2ª AULA.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira
CE-262 Ontologia e Web Semântica Prof. José M Parente de Oliveira Sala 120 – Prédio da Computação Lógica de Descrições.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
Modelos de Iluminação e Tonalização
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Eduardo José Oliveira Dias
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Mac-499 Trabalho de Formatura Supervisionado
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Administração de Sistemas de Informação
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
The Data Warehouse Toolkit
Cartografia.
CLIMATOLOGIA.
PROTEÍNAS.
Estrutura de um modelo Chuva-Vazão Precipitação N. de Armazenamento 1: Interceptação N. de Armazenamento 2: Superfície N. de Armazenamento 3: Sub superficie.
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Visão Computacional Formação da Imagem
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Computação Gráfica Geometria de Transformações
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Transcrição da apresentação:

GeoUFF, Dezembro 2004 "Geotecnologias, Geomática, Geoprocessamento: Conjunto de Tecnologias ou Ciência da Informaçao?" Gilberto Câmara INPE Observação importante: para ver corretamente esta apresentação, voce precisa ter a fonte tipográfica Calibri instalada. Essa fonte está disponivel no Windows Vista. Você também pode baixar o Power Point Viewer 2007, que contém a fonte Calibri, no site da Microsoft. Custe o que custar, não deixe o Windows substituir a fonte Calibri pela fonte Arial, que é indecente. Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/

Muitas perguntas... A Geomática é um campo da Geografia ou uma nova ciência? Geoinformação é outro nome para Cartografia Automatizada? Onde acaba a Geografia e começa a Ciência da Geoinformação?

Que não serão respondidas... A Geomática é um campo da Geografia ou uma nova ciência? Geoinformação é outro nome para Cartografia Automatizada? Onde acaba a Geografia e começa a Ciência da Geoinformação? Não há mais fronteiras rígidas na Ciência num mundo interdisciplinar...

Uma Questão Mais Relevante Que conjunto de conhecimentos formam a base de uma abordagem multidisciplinar que combina Geografia Tecnologia de Informação Modelagem Matemática Cartografia Qual a base de diálogo comum?

Hipótese: Espaço como Base Espaço Geográfico Conceito compartilhado por Geografia, Geomática, Geoprocessamento, Ciência da Geoinformação Substrato sobre o qual as análises são conduzidas Mas, afinal, o que é o espaço geográfico?

Partindo de Milton Santos... “O espaço geográfico é um sistema de objetos e um sistema de ações” “O espaço inclui um arranjo de fixos e fluxos” Focos Geografia Humana Organização do espaço Processos de transformação do espaço

...para uma definição abrangente O Espaço Geográfico tem três compoentes: o espaço natural, o espaço produzido e a sua geometria” “O espaço natural é um sistema de formas (distribuições) e um sistema de processos” “O espaço produzido é um sistema de objetos e um sistema de ações” “A geometria do espaço geográfico é variável, combinando uma organização de lugares com uma organização de redes”

Da definição à prática O que são “sistemas de formas” e “sistemas de processo”? O que são “sistemas de objetos” e “sistemas de ação”? Como combinar “geometrias de lugares” com “geometrias de redes”?

Sistemas de Formas (Distribuições) Distribuição (campos) variável que possui valores em todos os lugares pertencentes a uma região geográfica. Representam um fenômeno contínuo topografia, poluição num lago

Sistemas de Processos Modelos matemáticos de fenômenos naturais Equações diferenciais (descrevem a tendência a cada instante) Hidrologia, Climatologia, Geomorfologia F2 P3 P1 F1 P4 E1 E2 F3 P2

Sistemas de Processos: Simulação Hidrológica

Sistemas de objetos Objetos (entidades, feições) Propriedades Elemento único cuja localização pretende ser exata e possui atributos característicos. lotes, municípios, linhas de transmissão Propriedades Definidos por seus limites (fronteiras) Homogeneidade interna Descrito por seus atributos

São Paulo – Renda Per Capita Sistemas de Objetos São Paulo – Renda Per Capita (distritos, contagem 1996) São Paulo – Renda Per Capita (zonas OD, Metro 1997)

População não alfabetizada Sistemas de Objetos 96 DISTRITOS DO MSP População >60 anos População não alfabetizada Renda per capita

População não alfabetizada EFEITOS DE ESCALA 270 ZONAS OD97 DO MSP População >60 anos População não alfabetizada Renda per capita

Sistemas de Ações Milton Santos: Espaço geográfico requer a representação dos conceitos de intenção e ação Como representar intenções e ações? Desafio intelectual importante

Desmatamento 2003 Desmatamento 2002/2003 Desmatamento até 2002 Fonte: INPE PRODES Digital, 2004.

A Luta pela Terra na Amazônia Soja Madeira Competição pelo Espaço Gado Colonos Temos que avaliar a potencialidade de uso das area em relacao aos seus usos Source: Dan Nepstad (Woods Hole)

Relógios, Nuvens ou Formigas? Paradigmas: lei de Newton (leis físicas que governam o mundo) Exemplos: Modelos hidrológicos Nuvens Modelos estocásticos Exemplos: Geoestatística Formigas Modelos emergentes Suporte: teoria de sistemas complexos Exemplos: automata celulares

Qual a Dimensão do Nosso Desafio? fonte: John Barrow

Sistemas de Ações Espaços celulares Componentes conjunto de células georeferenciadas identificador único vários atributos por células matriz genérica de proximidade - GPM superfície discreta de células retangulares multivaloradas possivelmente não contíguas

X Sistemas de Ações Modelo Espacial: espaços celulares não-isotrópicos possui é um  proprietário espaço trator desmata cobertura uso tipo de solo custo capacidade depreciação posição f(‘floresta’, trator)  ‘solo exposto’ como? g(‘floresta’, trator ) ‘pasto’ Desmatamento renda X E4 E3 GIS Modelo Espacial: espaços celulares não-isotrópicos Modelo Comportamental: autômatos celulares híbridos + agentes situados Modelo Temporal: simulador de eventos discretos

Sistemas de Ações Agentes modelados como automatos celulares

Diferentes Atores, Diferentes Padrões 62° 30’ W 62° 00’ W 9° 00’ S 9° 30’ S 10° 00’ S 10° 30’ S 30 km Rondônia 4 Km Medium Small Large Fonte (Escada 2003)

Modelagem de Uso da Terra em Rondônia Global study area rate in time Deforestation Rate Distribution from 1985 to 2000 - Land Units Level: Large/Medium Rate Distribution sub-model Small Farms Distribution sub-model Allocation of changes - Cellular space level: Large/Medium allocation sub-model Small allocation sub-model 2.500 m (large and medium) 500 m (small) Land unit 1 rate t Land unit 2 rate t Large farms Medium farms Urban areas Small farms Reserves

Diferentes Atores, Diferentes Padrões Factors affecting location of changes: Small Farmers (500 m resolution): Connection to opened areas through roads network Proximity to urban areas Medium/Large Farmers (2500 m resolution): Connection to opened areas in the same line of ownerships

Espaços de Geometria Variável Geometrias de lugares Decomposição do espaço em partições definidas Geometrias de fluxo Relações determinadas por conexões

Espaços de Geometria Variável U Ambientes definidos de forma recorrente Modelos multiescala: Porções distintas do espaço podem ter escalas diferentes

Visão de Longo Prazo : Modelos Integrados Mudanças Climáticas: Aumento de temperatura Mudanças nos níveis de precipitação Aumento do nível do mar Variabilidade e eventos extremos Sistemas Humanos e Naturais Recursos terrestres e aquáticos Ecossistemas e biodiversidade Áreas povoadas e infra-estrutura Sistemas agrícolas Saúde humana Vulnerabilidade Adaptação Emissões e Concentrações Gases do efeito estufa e aerosóis provenientes Queima de combustíveis fósseis e mudanças de cobertura Caminhos de Desenvolvimento Sócio-econômico Mudanças demográficas Crescimento Econômico Tecnologia Políticas Públicas e Instituições