A Era da Informação.

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Transcrição da apresentação:

A Era da Informação

A Formação da Internet A internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos. Originalmente para interligar laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet. Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano, que tinha como objetivo manter a comunicação mesmo em caso de bombardeio.

World Wide Web Em meados da década de 80 a Apple lançou um computador que usava recursos gráficos imitando um ambiente de trabalho, que poderia ser comandado com um mouse. Esta forma se popularizou mais ainda com o surgimento do ambiente Windows, tornando-se um padrão.

Graças, em 1991 surgia na Suíça, no laboratório CERN a www Graças, em 1991 surgia na Suíça, no laboratório CERN a www. Seu criador Tim Berners-Lee, a concebeu unicamente como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituicões de pesquisa para exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.

Hipertexto quer dizer a mesma coisa que “supertexto”: um texto enorme que comunica muito. O hipertexto funciona como uma seqüencia de documentos interligados. Se esse encadeamento de texto reúne outras mídias (som,fotos,vídeos) o que se tem é um documento multimídia com recursos de hipertexto, ou simplesmente hipermídia. E hoje o segmento da internet é o que mais cresce. E a chave para tudo isso é o Hipertexto.

A internet no Brasil Em 1988 que a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica - RJ) tiveram iniciativa de introduzir a internet no Brasil.

1989 - Mais tarde afim de implantar uma infra-estrutura de serviço internet, com abrangência nacional, o Ministério de Ciência e Tecnologia criou a RNP (Rede Nacional de Pesquisas), que interligaria instituições acadêmicas, inicialmente de 11 estados brasileiros. 1994 - Um projeto piloto da Embratel colocava à disposição de usuários privados, o acesso à internet por meio de linhas discads.

1995 - O Ministério de Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram implantar a internet comercial, cabendo a RNP conceber e implementar a internet no Brasil, garantindo cobertura nacional, desenvolvimento e com um custo baixo para o usuário final. As diretrizes de implementação e uso da rede são dadas pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil. www.comitegestor.org.br 1996 - A internet começa a ser, efetivamente , utilizada como ferramenta geradora de negócios.

Porque estar na rede??? Estar preparado para o futuro????? Apesar deste argumento não será tendo um site na internet que irá garantir um lugar para a sua empresa no futuro. É preciso refletir antes de tudo que, o futuro vai lhe impor novas estratégias de marketing, novas formas de relação comercial, novo posicionamento empresarial. A internet é só mais um ítem para se preocupar.

Qual o diferencial??? O que vai diferenciar um site do outro??? Serão os TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS. Construir um site apenas para fazer propaganda de seus produtos e serviços pode significar um grande desperdício.

O que o usuário quer??? O usuário da rede não paga para ver propaganda. Ele quer se informar e irá navegar em sites que lhe ofereçam informações úteis. Você pode oferecer seu produto, antes, porém ofereça informações que irão acrescentar valor a seu produto e deixar seu cliente mais que satisfeito.

Mais importante que o crescimento de usuários na rede, é identificar o perfil do internauta, pois é para essas pessoas que você está construindo um site. Estamos na era da colaboração e da parceria. Faça site com esse espírito, compartilhe informações livremente, forme alianças, crie sua própria comunidade. O seu usuário deve se sentir parte de seu empreedimento. Para isso será necessário fornecer muita informação útil e gratuíta.

Planejando seu site 1. Para quem? 2. Para quê? 3. O quê? 4. Como? 5. Quando? A definição de um site deve levar em consideração os conceitos básicos de qualquer plano de comunicação. Ou seja deve responder às seguintes perguntas:

Para quem? A definição de seu públio-alvo determinará a média de visitação que você espera para seu site, assim como as características de sua mensagem. Um grupo seleto de clientes; Aqueles que já são seus clientes: Qualquer pessoa.

Para quê? Você pode querer simplesmente fazer um site para vender seus produtos ou serviços, para informar alguma coisa ao seu público ou ainda ensiná-lo a tirar proveito da utilização de seu produto. Ou ainda um site que reúna todos esses porquês...

O que? A abrangência de conteúdo do site servirá como diretriz para o seu desenvolvimento. Você pode querer comunicar quem é a sua empresa, que imagem ela tem, ou que ela faz, por que e como ela faz, informar sobre promoções, ou as suas características técnicas, ou seu posicionamento..

Como? É preciso definir como a sua empresa irá aparecer na internet: Oferecendo Serviços; Oferecendo Produtos Ou ambos.

Quando? Por se tratar de um meio de comunicação muito rápido, mas que depende da iniciativa dos internautas o acesso ou não ao seu site, decidir quando você quer informar é de crucial importância.

Existe o usuário que sabe o que quer e que procura o site para adquirir o produto em uma única passagem. Existe outro usuário que visita o seu site para fazer uma pesquisa de mercado, e que precisa analisar alguns elementos antes de decidir pelo consumo das informações, produtos ou serviços. E uma última hipótese, o sonho da maioria das instituições e empresas, é a comunicação freqüente e repetitiva.Você quer que seu potencial cliente volte ao seu site todos os dias?? Então prepare para construir um site que precisará de atualizações no mínimo diárias.