UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line Base de Dados na Economia do Conhecimento: A questão da qualidade PROFESSORA: Rita Paulino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Advertisements

Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Modelagem computacional no ensino de Física
PROJETO DE PESQUISA.
Política Nacional de Meio Ambiente
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Qual é a função de um texto literário?
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Segurança de Dados no MAER.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
III – Aplicações – Serviços Virtuais Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
MAC 499 Henrico Scaranello Emprego: Nov/ Hoje Universidade Anhembi-Morumbi.
1 Sistema do Processo Legislativo Roberto da Silva Depto. de Informática e Desenvolvimento Organizacional.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Matusalém dos Santos Advogado, Especialista em Direito Previdenciário, sócio-administrador da Matusalém e Castelan Advogados Associados. Tubarão/SC
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line Base de Dados na Economia do Conhecimento: A questão da qualidade PROFESSORA: Rita Paulino ALUNO: Jose Roberto dos Santos

Base de Dados… Teoria: No futuro, as oportunidades irão para os gatekeepers, assistentes inteligentes, caçadores de informação especificamente treinados para saber as últimas sobre qualquer assunto. (Kerckhove, 1997)

Base de Dados… Maria de Nazaré Freitas Pereira Doutora em ciências humanas (IUPERJ). Pesquisadora titular do Departamento de Ensino e Pesquisa do IBICT, com pós-graduação em ciência da informação. Cláudio José S. Ribeiro Engenheiro, analista de sistemas e mestrando em ciência da informação. ECO/IBICT/UFRJ. Leonel Tractenberg Psicólogo e matemático pela UFRJ. Bolsista de apoio técnico (CNPq). Priscilla Loureiro Medeiros Estudante de biblioteconomia (ênfase em gestão da informação) pela Universidade Santa Úrsula. Bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

Base de Dados… Projeto financiado pelo CNPq cujo objetivo é produzir conhecimento empírico e metodológico a respeito da qualidade das bases de dados nacionais – um dos pilares da indústria da informação. Importância das bases de dados gerou necessidades a partir de 1995 com a expansão da Internet, de novas tecnologias da informação disponiveis, e de publico consumidor, exemplo: alunos, pesquisadores, empresas em geral, governos, etc.

Base de Dados… Dados dos pesquisadores passam a ser importantes, alem do circuito da C&T (Ciência e Tecnologia), Passou ter importância a qualidade das bases de dados gerado no Brasil, como foi o suporte ao problema da vaca louca na Europa, governo frances utilizou a sua base de dados para mapear o problema. O Inist possui 12 milhões de registros de informacoes. Papel das bases de dados e o treinamento de pesquisadores como também a troca de experiências entre os mesmos,

Base de Dados… O Controle da qualidade das bases de dados envolve: software de processamento e recuperação, hardware, telecomunicações, suporte ao usuário e qualidade do conteúdo da base de dados Vertentes para aferir qualidade a bases de dados: A qualidade das estruturas de armazenamento e recuperação A qualidade do conteúdo da base

Base de Dados… Diagnostico das Bases de Dados Brasileiras: O IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, dispõe o compartilhamento destas informações, como IBGE, Cetesb, etc, Existe 694 base de dados distribuída em 245 Instituições bases de produção técnico-científica, cadastros e guias, bases de acervo, bases de informação tecnológica, de negócios e de gestão tecnológica, bases de culturas vivas, bases de indicadores/ estatísticas/diagnósticos e outras bases.

Base de Dados… Em cada uma dessas categorias, o levantamento apresenta, em ordem decrescente, o seguinte resultado: bases de acervo – 272 (39%); cadastros e guias – 142 (20%); bases de produção técnico-científica – 89 (13%); bases de informação tecnológica, de negócios e de gestão tecnológica – 35 (5%); bases de indicadores/estatísticas/ diagnósticos – 12 (2%); bases de culturas vivas – 8 (1%); e outras bases – 36 (20%).

Base de Dados… As bases de acervo constituem a maioria (39% do total): gerais, imagens, legislação, recortes/notícias, autoridade/terminologia. São bases que refletem, por excelência, os catálogos das bibliotecas, elo indispensável entre seus usuários e os acervos de livros, títulos de periódicos, mapas, leis, recortes etc.

Base de Dados… Tipo cadastros e guias com 20% do total e cuja função principal é informar quem é quem ou o que é o quê em determinado setor de atividade humana. gerais, instituições, empresas, pesquisadores, produtos/serviços/espécies, eventos, filmes vídeos e outras.

Base de Dados… Bases da produção técnico-científica que comparecem nesse levantamento com 89 ocorrências, sendo 77 bases de produção técnico-científica propriamente dita e 12 bases de teses e dissertações: Relatórios técnicos de um grupo de pesquisa (pesquisadores do Cetem), ou de uma área de conhecimento (área nuclear coberta pela base do CIN/Cnen); artigos de periódicos nacionais e estrangeiros em áreas definidas de acordo com interesses de grupos de pesquisa (tecnologia mineral, química, engenharia química, tratamento de minérios, meio ambiente; todas essas áreas de interesse de grupos do Cetem);

Base de Dados… Artigos de periódicos que são editados pela instituição de pesquisa (é o caso das revistas científicas Acta Amazônica e Amazoniana publicadas pelo Inpa); Artigos de periódicos e trabalhos publicados em anais de seminários/congressos e reuniões especializadas (é o caso da base PERI, produzida pela Escola de Biblioteconomia da UFMG, cobrindo área de ciência da informação, biblioteconomia, administração e computação);

Base de Dados… Literatura abrangendo áreas geográficas e de assuntos delimitados (América Latina/Caribe e as ciências da saúde, base da Bireme; Brasil e a produção da odontologia, base da Faculdade de Odontologia da USP); Literatura abrangendo instituições ligadas à pesquisa e assuntos delimitados (produção acadêmica das inúmeras faculdades da USP).

Base de Dados… No sentido de buscar soluções para esta escassez de informações sobre a produção de C&T no país, devido à deficiente cobertura da literatura brasileira e ausência de um controle bibliográfico nacional, torna-se necessário pensar em uma agenda que, aproveitando- se da experiência francesa, inclua propostas de ação adaptadas à nossa realidade, mais especificamente, que propicie: Conhecimento das implicações para os estudos de política científica da falta de utilização de bases de dados bibliográficas tradicionais (que se originam do controle da literatura) para a extração de indicadores de C&T;

Base de Dados… Levantamento dos problemas decorrentes do registro crescente da produção científica nacional em bases cadastrais,que se estruturam a partir da demanda de financiamento (CNPq (BCUR) e PADCT) e de avaliação (Capes), e em bases de produção científicas locais, que se estruturam a partir do controle interno de seus produtores; Avaliação sobre em que medida as bases cadastrais e de produção científica departamental podem se constituir em substitutivo de bases de dados bibliográficas que se estruturam a partir do controle da literatura, propiciando a constituição da memória científica nacional.

Base de Dados… Neste intuito, o projeto integrado de pesquisa: Por uma economia do conhecimento: avaliação de bases de dados nacionais para a produção de indicadores de C&T (ciência e tecnologia) Representa uma iniciativa atual cujo objetivo principal é estudar a questão da qualidade em bases de dados nacionais e sua influência na construção da economia do conhecimento.

Base de Dados… A importância das bases de dados na economia do conhecimento poderia ser suficiente para convencer aliados da importância de realizar o projeto aqui proposto. Contudo, ele se sustenta, também, em outras duas ordens de razão: Uma política, qual seja a de atender recomendação do Conselho de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidência da República quanto à avaliação das bases de dados nacionais que sustentam a produção de indicadores de C&T;

Base de Dados… Razão é teórica – a da relação entre C&T e desenvolvimento econômico e o papel que os indicadores de C&T e suas bases de dados desempenham na definição daquilo que se denomina economia do conhecimento, economia da informação, sociedade da informação ou sociedade pós-industrial

Base de Dados… Conclusão Esta razão, que tem seu pilar na economia, não reina absoluta e, longe de relegar a importância das bases de dados para segundo plano, contribui ainda mais para valoriza-las, principalmente em sua dimensão qualitativa.