UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Projeto Pequenos Gigantes
Problema do percurso mínimo
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
IX Seminário para Bibliotecários de Centros Bi-nacionais O Professor, o Aluno e a Biblioteca Maria Helena Medrado Coordenadora Pedagógica - ACBEU
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSOFUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS Álcool uma abordagem histórico social Professora: Maris B. T. Fraga Orientador: Clóvia.
CICLONE Neiva Löser Simone Conculato UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Sensor de Proximidade Capacitivo
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
DIÁLOGO PÚBLICO EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O PNEF JOSÉ VALTER
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
O que são os Dons Espirituais
LITERATURA NA ESCOLA.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
PROJETO DE PESQUISA É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Ao elaborar um projeto de pesquisa,
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
PÓS-GRADUAÇÃO Linguagem e Gêneros Acadêmicos
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
26/05/11 1.
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E GEOCIÊNCIAS PROCIÊNCIAS O ESTUDO DOS PLÁSTICOS COMO FORMA DE INSERIR O COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA Rosane de Fátima Nery da Silva Orientador: Prof. Dr.:Edgardo do Prado

1.OBJETIVOS: 1.1.OBJETIVOS GERAIS: Relacionar a Química estudada com o cotidiano do aluno; Possibilitar aos alunos o conhecimento de um tema gerador/motivador, no caso os plásticos como inserção do estudo da Química;

Identificar os plásticos que encontram- se no meio ambiente e fazer deles o devido aproveitamento, bem como os demais componentes do lixo encontrado na comunidade; Conscientizar a comunidade escolar da necessidade de preservar o meio ambiente.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer a análise do lixo na comunidade escolar, especialmente o lixo plástico; Adquirir conhecimentos sobre a História dos Plásticos; Entender os processoos de identificação do diversos plásticos; Sensibilizar a comunidade escolar frente aos problemas ambientais decorrentes do lixo plástico, fazendo visitas ao bairro;

Visitar fábricas de produtos plásticos; Obter plásticos a partir do leite; Fazer uma mostra de aproveitamento e/ou redução do lixo encontrado para todos os segmentos da comunidade escolar.

2.JUSTIFICATIVAS: Tendo em vista a dificuldade que os alunos demonstram em aprender Química nos diversos níveis de ensino, constatou-se a necessidade de vincular esta com a realidade, introduzindo assuntos interessantes e motivadores; O tema surgiu da preocupação por parte de toda a comunidade escolar, com o lixo existente nas proximidades da escola, bem como seu aproveitamento;

Sendo a Química uma ciência basicamente experimental, viu-se a necessidadede demonstrar práticas simples e acessíveis, mas de caráter investigativo e participativo.

3.REFERENCIAL METODOLÓGICO O presente projeto tem a intenção de partir de um tema motivador, no caso os plásticos,fazendo com que os alunos encontrem no seu ensino a sua utilidade. ROTEIRO DE TRABALHO: Tema Meio Ambiente, textos e vídeos como Ilha das Flores,Quixote Reciclado e Rio Passo Fundo, debates e questionamentos;

Coleta e análise de amostras de materiais encontrados no lixo como: restos de alimentos, latas, vidros, embalagens em geral, papéis, diversos materiais plásticos, entre outros... Reaproveitamento dos materiais existentes no lixo: Criar receitas com folhas de legumes e frutas, cascas de ovos e frutas, etc... Reutilização de vidros e latas:enfeites, porta-trecos; Reciclagem de papel:obter papel reciclado e fazer blocos, cartões, livros com as receitas criadas,convites;

Plásticos: Identificação dos plásticos; Testes para verificação das propriedades dos plásticos; Obtenção de um plástico caseiro, a caseína- formadeído Trabalhos de pesquisa sobre a história dos plásticos, novos plásticos, Visitar a FábricaCris Indústria e Comércio de Plásticos Ltda; Construir materiais( brinquedos, adornos, bolsas, etc...) com garrafas plásticas; Fazer uma exposição com as receitas criadas, os papéis reciclados, os plásticos obtidos e os vidros, latas e plásticos reaproveitados.

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente projeto procura desafiar o educador, mostrando uma entre tantas alternativas, de ensinar química de forma a abordar o cotidiano do aluno, levando à experimentação investigativa, tornando o aluno mais crítico,capaz de opinar e tomar decisões,enfim fazer a leitura do mundo quimicamente;

O problema de destino do lixo urbano está inserido na realidade de todo o povo brasileiro e é um desafio que pode ser vencido através de projetos interdisciplinares de conscientização que perpassa todos os segmentos escolares, cabe a todos os educadores, de qualquer nível de ensino e de qualquer disciplina, apontar saídas trabalhando de forma coletiva e continuada;

O projeto procura levantar sugestões para que toda a comunidade escolar tenha consciência dos problemas ambientais principalmente do lixo, e que este seja trabalhado em todas as disciplinas e que haja um constante retorno ao tema para que este não seja considerado apenas mais um conteúdo vencido e encerrado.

O BICHO-Manoel Bandeira Vi ontem um bicho na imundície do pátio catando comida entre os detritos. Quando encontrava alguma coisa, Não examinava alguma coisa, Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, Era um homem.