História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades

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História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 2 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O princípio: Deslocamento a pé ou com tração animal

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 3 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O princípio: Deslocamento a pé ou com tração animal

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 4 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano Bonde x Omnibus Maior velocidade (7 km/h contra 5 km/h) para o mesmo nº de animais; Inexistência de vibrações e solavancos aumentou o conforto do passageiro e a vida útil dos veículos; Economicamente, a maior velocidade e a maior vida útil, compensam o gasto com a implantação dos trilhos;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 5 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O aparecimento do Bonde com tração mecânica Tentativa sem sucesso com propulsão a vapor; Resultado satisfatório: Bonde movido a cabo (1873, São Francisco, EUA) com velocidade de 15 km/h; Século XIX - Bonde impulsionado por motor elétrico: primeiro com energia no trilho, problemas nas ruas; Cabos aéreos – 1ª linha em 1888, Richmond, EUA; Tração Elétrica x Tração por cabo: Baixo custo de operação; Maior segurança; Mesma velocidade;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 6 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O aparecimento do Ônibus tração mecânica Tentativa com propulsão a vapor no século XIX; Primeiros ônibus movidos a gasolina começam a ser utilizados: Alemanha, França e Inglaterra, 1890; EUA, em Nova York, 1905; Operação com Ônibus movidos a óleo diesel: Inicialmente na Alemanha e posteriormente na Inglaterra (1920); Rodas de Borracha maciça substituídas por pneus com câmara de ar igual das bicicletas (1888) e dos automóveis (1900);

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 7 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano Ônibus x Bonde Menor custo por não necessitar de subestações de energia, trilhos e cabos elétricos; Total flexibilidade nas rotas em razão da possibilidade de desviar de trechos de vias bloqueados por incidentes ou obras; Maior confiabilidade, já que a falta de energia não paralisa o transporte; Atualmente mais de 90% do Transporte Público Urbano é realizado por Ônibus

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 8 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O Declínio do Trólebus Razões: Rigidez das rotas; Custo de operação superior ao do Ônibus a diesel; Menor confiabilidade em relação aos Ônibus a diesel; Massificação do uso do automóvel, sobretudo nos países ricos;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 9 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 10 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O Trem Suburbano e o Metrô Trem suburbano: Início da operação de Trens convencionais para o Transporte Público Urbano na segunda metade do século XIX; Devido o tamanho das cidades, houve viabilidade para o transporte de passageiros estações de subúrbio e a região central; Crescimento mais acelerado a partir do advento das Locomotivas Elétricas: maior potência, maior velocidade, diminuiu distâncias entre subúrbios; Maior facilidade para os usuários, induzindo maior ocupação das áreas distantes do centro, gerando mais viagens;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 11 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O Trem Suburbano e o Metrô Metrô: Início da utilização em Londres (1863), para aliviar o congestionamento na região central da cidade; Pela mesma razão, Nova York (1868), com uma linha elevada; Ambos movidos a vapor, com reservatório para fumaça, quando em trechos subterrâneos, para ser expelidos quando na superfície; Com a locomotiva elétrica (final do século XIX), os sistemas de Metrô se expandiram e se multiplicaram; Em 1930 já havia Metrô em praticamente todas as grandes cidades dos países desenvolvidos;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 12 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O Aparecimento do Automóvel Primeiros automóveis surgiram no final do século XIX; Até por volta de 1920, o Transporte Público era praticamente a única alternativa de transporte de passageiros nas cidades; Razões da intensificação do uso do automóvel: Redução do preço, devido ao aumento da produção (economia em escala); Total flexibilidade de uso no tempo e no espaço; Deslocamento porta a porta; Conforto; Privacidade; Status;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 13 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano O Aparecimento do Automóvel

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 14 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano A Bicicleta e a Motocicleta A Bicicleta: Inventada na Inglaterra em 1839; Começou a utilizar o pneu com câmera no final do século XIX; Muito utilizada até a segunda década do século XX, por conta de seu: Baixo custo; Flexibilidade de uso no tempo e no espaço; Transporte porta a porta; A partir da década de 1930, queda no seu uso em países desenvolvidos, devido ao uso do automóvel; Grande utilização em países pobres (Cuba, Índia, China, etc.) e em países ricos a Europa (Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, etc.);

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 15 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História do Transporte Urbano A Bicicleta e a Motocicleta A Motocicleta: Os Biciclos e Triciclos motorizados têm sido utilizados desde o final do século XIX; Razão de seu uso: Baixo preço e custo operacional; Em países pobres dos trópicos, onde o clima é na maior parte do tempo ameno;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 16 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História da Evolução das Cidades A história do desenvolvimento dos núcleos urbanos está diretamente relacionada à evolução dos meios de transporte; Influência nas cidades: Grande influência na localização; No tamanho; Nas características; Nos hábitos da população; Crescimento e desenvolvimento econômico e social de uma aglomeração humana dependem da facilidade na troca de informações e produtos;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 17 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História da Evolução das Cidades Devido as facilidade citadas, as primeiras cidades surgiram à beira do mar e dos grandes rios e lagos, pois o meio preponderante era as embarcações; A distância entre cidades aumentou com o desenvolvimento dos outros meios de transporte: Ferroviário; Rodoviário; Aéreo; O tamanho das cidades estava condicionado a dois fatores: Capacidade de obter suprimentos (alimentos e combustíveis); Distância máxima que as pessoas podiam vencer a pé, para realizar suas atividades;

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 18 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História da Evolução das Cidades Velocidade X Tempo X Distância da Área Central

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 19 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História da Evolução das Cidades Modo X Característica da Cidade

História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades 20 História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades História da Evolução das Cidades Com o aumento do uso do automóvel muitas cidades expandiram a mancha urbana de forma irracional provocando: Baixas densidades de ocupação; Baixa eficiência econômica da infra-estrutura viária e de serviços públicos; Baixa eficiência do Transporte Urbano; Aspectos Importantes: O Transporte Público induzia à concentração de atividades comerciais e de serviços na região central, pois favorecia as viagens diretas sem transbordos, com tempo médio baixo (rotas radiais);