FERRAMENTAS DA QUALIDADE

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FERRAMENTAS DA QUALIDADE

BRAINSTORMING/BRAINWRITTING Fase1: geração de idéias Fase 2: exploração de idéias Brainwritting Um grupo de participantes , sentados ao redor de uma mesa, tem conhecimento do problema através do coordenador. Cada um dos participantes, escreve três idéias relacionadas com o problema. Ao fim de cinco minutos, os participantes trocam de papéis, em rodízio.

GRÁFICO DE PARETO Técnica para registrar e analisar informações que permitem a priorização da tomada de decisão Sugere em quais os erros ou atividades ou recursos devem ser concentradas prioritariamente as ações de melhoria

PARETO

CONSTRUÇÃO 1. Definir os problemas 2. Definir o tempo a ser considerado pelo gráfico 3. Construir uma tabela de frequência com base no levantamento de dados executado 4. Definir os eixos que comporão o gráfico de barras

CONSTRUÇÃO No eixo horizontal represente, em ordem decrescentes as não-conformidades obtidas em frequência relativa No eixo vertical plote a linha relativa à frequência acumulada das observações realizadas

Quantidade defeitos Percentuais acumulados 200 100 180 90 160 80 140 70 120 60 100 50 80 40 60 30 40 20 20 10 1 2 3 4 5 6 7 1= Deformação 2= Risco 3= Porosidade 4= Trinca 5= Mancha 6= Folga 7= Outros

DIAGRAMA CAUSA - EFEITO Técnica utilizada para auxiliar na identificação de possíveis causas de um problema Vantagem: registro

Diagrama causa-efeito Aplicação: Na definição de um problema Na identificação d e requisitos de entrada e saída Na identificação de possíveis causas Na definição de objetivos a serem alcançados

CONSTRUÇÃO Definir claramente o problema a ser analisado Através do brainstorming, por exemplo, buscar o maior número possíveis de causas Construir o diagrama no formato de espinha de peixe Faça tantos diagramas quanto forem necessários (estude os efeitos separadamente)

CONSTRUÇÃO

MÉTODO 5W2H – 3Q1P2O1C Ferramenta de análise cujo objetivo é direcionar a discussão em um único foco, evitando a dispersão das idéias. Ferramenta útil em duas situações distintas de análise: 1. Verificação da ocorrência de um problema 2. Elaboração de um Plano de Ação

ANALISE DE PROBLEMAS PLANO DE AÇÃO O que aconteceu? O que será feito? Quem era o responsável? Quem será o responsável? Por que aconteceu? Por que será feito? Onde aconteceu? Onde será feito? Quando aconteceu? Quando será feito? Como aconteceu? Como será feito? Quanto custou? Quanto custará?

MÉTODO DE ANÁLISE E FALHAS Tem por objetivo analisar uma atividade, descrever uma situação adotando uma atitude interrogativa sistemática. Consiste em questionar uma atividade perguntando o porquê desta atividade. Da resposta deverá ser originada uma nova pergunta usando o porquê.

EXEMPLO P: Por que a madeira trincou? R: Porque foi usada uma temperatura muito alta na secagem. P: Por que foi usada uma temperatura muito alta na secagem? As estatísticas demonstram que na quinta ou sexta pergunta chega-se a causa fundamental

O 5W2H E O MÉTODO DE ANÁLISE DE FALHAS QUE? O que é isto? O que fazemos? (objeto, produto, processo...) Por quê? Este produto QUEM? A quem concerne? (característica, pessoa,.....) Por quê?Estas pessoas ONDE? (local, transporte, transmissão..) Este local QUANDO? Quando será feito? (dia, hora, duração, freqüência....) Neste momento COMO? Como vamos fazer? (método, material, freqüência....) Este método QUANTO? (matéria, rejeitos, tempo, peças....) Esta quantidade

FLUXOGRAMA DO PROCESSO Antes de tentar resolver um problema, defina-o Antes de tentar controlar um processo, entenda-o Antes de tentar controlar tudo, identifique o que é mais importante Comece pela representação gráfica do processo

Fluxograma Identificação das entradas e de seus fornecedores Definições dos padrões de entrada Identificação das operações executadas no âmbito de cada orgão ou pessoa envolvida Identificação das saídas e de seus clientes Definição dos padrões de saída