Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

Assessoria Acadêmica Rafael Ângelo Bunhi Pinto Araldo Fernandes Gardenal Daniela de Campos Oliveira Tiago Alves da Silva.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REDE E-TEC BRASIL
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
UAB UFSC.
1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Os 20% de disciplinas virtuais em cursos universitários Cedido por Mauro Pequeno – UFCE (2002)
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Arquitetura de Sistemas de Informação
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Secretaria de Comunicação
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
Paulo E. Lovato; Jacinta V. Soares
Ribeirão Preto – 10 a 13 de julho O uso da fotografia na Percepção Ambiental Estudo de caso: Escola Dorivaldo Damm.
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
REGIÃO SUDESTE Balanço.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Programa de Agroindustrialização da Produção dos Agricultores Familiares.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de 2005

Histórico PEC – SAL – Planejamento Estratégico Coletivo (2000) PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional (2001) GT 03 – Educação a Distância (2003) - Núcleo de Educação a Distância ( ) Curso a Distância de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional na Universidade em Estilo Salesiano – Desde 2000

Comitê Gestor Prof. Dr. P. Milton Braga de Rezende Pró-Reitor Acadêmico do Centro UNISAL Profª Drª Rita Maria L. Tarcia Coordenadora do Curso de Pedagogia da U.E. de São Paulo do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Anderson Luiz Barbosa Coordenador de Análise de Sistemas da U.E. de Americana do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Renato Kraide Soffner Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da U.E. de Americana do Centro UNISAL Prof. M.Sc. Celso de Oliveira Braga Diretor Acadêmico da U.E. de Campinas do Centro UNISAL Prof. Dr. Rubens de Godoy Sampaio Professor da U.E. de Lorena do Centro UNISAL

Objetivos Gerais do Constituição de uma identidade institucional nos produtos e processos que serão criados e implantados na comunidade educativa, de modo a garantir a qualidade da EAD no Centro UNISAL Subsidiar a comunidade acadêmica para o processo de implantação da educação a distância no Centro UNISAL

Eixos de Trabalho 1.Ações internas Ações baseadas na construção de uma cultura institucional centrada em processos virtuais, de modo que professores e alunos desenvolvam saberes e competências vinculados à modalidade a distância

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Programa de Construção da EAD no Centro UNISAL Palestras com professoras Maria Cândida Muller (UNISAL/UNICAMP) e Elaine Meira (SENAC/SP e POLO Editora) para professores e alunos

Site: ação interna

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Criação e oferecimento do Curso Desenvolvimento de Projetos Educativos para a modalidade a distância Público-alvo: docentes do Centro UNISAL Número de inscritos: 40 Projetos: em média 05 Projetos de Formação e Capacitação em parceria com o NAP

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Apresentação do NEAD em reuniões com docentes nas Unidades de Ensino do Centro UNISAL Aprovação no CONSU/CONSEPE da criação do Curso Lato Sensu, na modalidade a distância, de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional nas Escolas em Estilo Salesiano, a ser oferecido nas inspetorias de São Paulo e Sul do Brasil, em parceria com as IUS

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Aprovação no CONSU/CONSEPE das regras para oferecimento de disciplinas na modalidade a distância para os cursos de graduação (de acordo com legislação vigente)

Eixos de Trabalho - 1. Ações internas Criação de um espaço permanente no Jornal do UNISAL Estudos junto à assessoria jurídica para questões referentes à contratação de professores para modalidade a distância e direitos autorais de conteúdos desenvolvidos para EAD

Eixos de Trabalho 2. Ações externas Ações de interlocução com outras IES, com associações e grupos que estejam desenvolvendo estudos, estratégias ou ferramentas para Educação a Distância

Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Participação em eventos científicos e palestras da área de Educação a Distância Seminário Internacional de Educação a Distância - Universidade do Legislativo Brasileiro (UNILEGIS) XI Congresso Internacional de Educação a Distância ABED IV Semana de Educação – U.E. Americana do Centro UNISAL Palestras com profissionais da área, com Assessoria do MEC

Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Publicação de artigos e pesquisas na área de Educação a Distância Disponíveis no site Apresentação de trabalhos em eventos científicos IV Congresso Salesiano de Educação (02 trabalhos) XI Congresso Internacional de Educação a distância IV Mostra de Produção Científica do Centro UNISAL

Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Parcerias Estratégicas Parceria com as IUS Filiação à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) – categoria individual Possibilidade de filiação à Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) – categoria institucional Possibilidade de integração à Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU)

Eixos de Trabalho - 2. Ações externas Pesquisa Definição do NEAD - Núcleo de Educação a Distância como Grupo de Pesquisa Institucional do Centro UNISAL

Eixos de trabalho 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Ações que objetivem o desenvolvimento de produtos, cursos e materiais para serem divulgados e/ou comercializados externamente

Eixos de Trabalho - 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Levantamento das práticas educativas do Centro UNISAL desenvolvidas na modalidade a distância como apoio ao presencial que podem se tornar cursos abertosà comunidade 73 disciplinas de 21 cursos (graduação, pós- graduação, extensão) alunos inscritos dados de out.2004

Eixos de Trabalho - 3. Desenvolvimento de produtos acadêmicos Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância Cursos de Extensão voltados para a atualização de Educadores Sociais – 24 cursos

Opções Pedagógicas Princípios Processos de formação: docente e discente – parceria com o NAP Construção da identidade do professor e discussão acerca de novos papéis Modelo pedagógico: construído a partir dos objetivos e especificidades de cada área e cada projeto

Opções Tecnológicas Princípios Baixo investimento inicial Plataforma acadêmica e amigável Decisão pelo não desenvolvimento de plataforma própria A partir destas considerações optamos pela plataforma TelEduc, da UNICAMP, desenvolvido pelo NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação). Atualmente, em torno de 700 alunos do Centro UNISAL utilizam o TelEduc.

Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância VISÃO PROSPECTIVA 2005

Eixos de Trabalho - Ações coerentes com os eixos de trabalho 1.Ações internas – 2. Ações externas – 3. Desenvolvimento de Produtos Acadêmicos Participação do NEAD em reuniões de Colegiado de Curso e de Unidade Viabilizar a oferta de disciplinas na graduação na modalidade a distância (20% permitido pela atual legislação) Oferecimento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional nas Escolas em Estilo Salesiano, em parceria com as IUS

Eixos de Trabalho 1.Ações internas – 2. Ações externas – 3. Desenvolvimento de Produtos Acadêmicos Oferta do Curso de Capacitação – Desenvolvimento de Projetos Educativos para modalidade a distância - Turma II e comunidade (PUC/SP) Programa de Atualização para Educadores Sociais na modalidade a distância a 2007 (08 cursos de extensão por ano) Desenvolvimento e oferta do Curso de Capacitação de Tutores para EAD

EAD – um caminho a ser construído e percorrido coletivamente Tecnologia Qualidade Formação Diferencial Identidade Institucional

Site do