Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Inovação Tecnológica em redes avançadas RNP I Escola Regional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa Comunicação sem limites José Luiz Ribeiro Filho Abril 2005 RNP/PAL/0246 © 2005 – RNP.
Advertisements

Redes Windows.
Informática na Educação
Carlos A. G. Ferraz Coordenador Geral Centro de Informática-UFPE
7º WRNP – Painel Infra-estrutura de medições nas NRENS Infra-estrutura de medições nas NRENS A situação da RNP Ari Frazão Jr. Maio 2006 RNP/PAL/0244 ©
Workshop de Redes Avançadas – Rio de Janeiro – Set/2002
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
CPU – based DoS Attacks Against SIP Servers
MAPEAMENTO DE NÚMERO DE TELEFONE ( ENUM )
Reunião MonIPÊ – Recife, 27 de Maio de 2009 SERVIÇO DE MEDIÇÕES PASSIVAS.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
LAVID - Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital
Contexto de Educação a Distância
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A grande rede mundial de computadores
Fabiano André Vergani
SGI Apresentação Técnica.
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Com Secretária Eletrônica e Gravador de Chamadas
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Implantação e reorganização de ouvidorias.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Aula 9 - Camada de aplicação
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Monitoração de Desempenho de Redes Curso SCI/RNP 16º Seminário RNP de Capacitação e Inovação | 18 a 22 de outubro de 2010 | Curitiba.
Técnico em Informática
IPv6 na RNP Marcel R. Faria RNP/PAL/0000 © 2000 – RNP.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
PKI – Public key infrastructure Infra-estrutura de Chaves Públicas Trabalho de Redes de Computadores II Nome: Délio Silva Nunes.
Administração.
Princípios de Sistemas de Informação
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Atualização do Paulo Aguiar DCC/UFRJ.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
ATI - CECOM Projeto VoIP da UFMG.
Active Directory Services Serviço de Diretório Ativo
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
QUER ATENDER MAIS E MELHOR?
Portfólio de Serviços TI
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Rede Metropolitana de Salvador ReMeSSa NOC (Network Operation Center) Claudete Alves – UFBA (Coord. Geral) Allan Freitas – IFBA (Coord. Técnico) Carlos.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
Transcrição da apresentação:

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Inovação Tecnológica em redes avançadas RNP I Escola Regional de Redes de Computadores - ERRC 2003 Iara Machado Setembro de 2003 RNP/PAL/0193a © 2003 – RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil

Estrutura

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Usuários 239 universidades e institutos de pesquisa OrganizaçãoOS RNP, privada sem fins lucrativos FinanciamentoMCT e MEC Parcerias 27 PoPs, Empresas de Informática (8.248) Trânsito IP15 redes estaduais, 14 ReMAVs Peeringbackbones comerciais e IDCs FONTES: RNP, MCT, MEC, CNPq

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Cooperação Técnica Plano de Trabalho orienta aplicação conjunta: Serviços - conectividade, suporte a operações Colaboração - engenharia e aplicações Definição de infra-estrutura Definição de funções de pessoal: administração, operação e colaboração RNPPoP Projetos e Insumos Serviços e Parceria Plano de Trabalho Modelo Operacional

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil

Programa de Inovação RNP/REF/0236 © 2000 – RNP

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil

GT VOIP - Líder: UFRJ, Prof. Paulo Aguiar Objetivos –Implantação de serviço experimental de telefonia no backbone IP da RNP2, permitindo que organizações usuárias possam estabelecer comunicação de voz a partir de seus PBXs, telefones IP e/ou estações de trabalho. Projeto Piloto –Instituições Participantes UFC, UFSC, UFRJ, RNP, MEC, CNPq, UFF, IME, INPA,USP,UFPE –Conectar PABXs através da rede IP. –A RNP está em processo de aquisição de equipamentos que possam atuar como gateways de telefonia. Alguns suportam troncos digitais e outros suportam conexões analógicas. Estes equipamentos serão usados no projeto-piloto Marcos do Programa de Inovação - VOZ

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Ring Telefone "A" disca para o telefone "B". PABX "A" verifica o ramal discado e encaminha a chamada para o Gateway ”A". Gateway "A" pergunta ao Gatekeeper qual o endereço de rede corresponde o telefone solicitado por "A". O Gateway "A" então envia para o Gateway ”B" o endereço do telefone de ”B" O Gateway ”B" chama ”B" PBX BPBX A PSTN Gateway A Gateway B RNP A B Gatekeeper Marcos do Programa de Inovação - VOZ

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Elementos Gateway (Cisco) –Conexão a ramais analógicos ou troncos digitais Sinalização R2, ISDN ou QSIG –Utilização de IVR (Interactive Voice Response) Directory GK (Cisco) –Interação entre GKs e com Internet2 Gatekeeper (GnuGK) –Usado para registro e localização de usuários (PBXs ou telefones virtuais) Roda em Linux, FreeBSD ou W2000 Servidor Radius e banco SQL –Coleta de estatísticas

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Software

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Gatekeeper Zona administrativa Gateway GK Zona administrativa Gateway GK DGK

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Papel do IVR Interactive Voice Response –Coleta dígitos DTMF em resposta a mensagens pré- gravadas Permite que o serviço VOIP seja acessado de forma explícita –Essencial para evitar necessidade de reprogramação de PBX nas instituições Número chave no PBX direcionado para o gateway

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Capacitação dos participantes –Julho - treinamento de 2 técnicos de cada instituição que participa do piloto. Inicio do piloto: Outubro de 2003 Participação Internacional –Participamos do projeto VOIP da Internet2, isto é, podemos também enviar e receber chamadas para as instituições conectada a Internet2 Próximos Passos –Após o período de avaliação do piloto espera-se adesão de outras instituições ao serviço de Telefonia sob IP –Integrar o serviço de VOIP ao serviço de diretórios, padronizar o acesso as informações dos usuários da rede, número do telefone, etc Benefícios deste serviço –Diminuição dos custos com ligações de longa distância Nacional e Internacional –A médio prazo integração dos serviços de telefonia e dados no desktop Marcos do Programa de Inovação - VOZ

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Informações Site –Documentos do projeto –Referências para H.323 –Relatórios diversos –Estatísticas –Registro de telefones virtuais

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Objetivos –Implantar, na RNP2, uma infra-estrutura de rede, equipamentos e servidores para permitir a troca de conteúdos digitais entre instituições sob a forma de vídeo digital. Projeto Piloto –Rede Vídeo Digital –Vídeo sob demanda Gravação Digitalização Armazenagem Distribuição Programa de Inovação - VIDEO GT Vídeo Digital - Líder: UFRN, Prof. Guido Lemos

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil 02 Servidores Principais –Natal/RN –Brasilia /DF 07 Refletores –PoP-CE - PoP-PE –UFPB-PB - PoP -RS –PoP-RJ –PoP-SP –PoP-SC Ilha de Edição Brasilia/DF POP/CE POP-RJ POP-SP POP-SC POP-RS Marcos do Programa de Inovação - VIDEO

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Acessa o serviço de diretórios para obter os vídeos disponíveis sobre o assunto desejado. A aplicação também obtém informações sobre a localização do vídeo Diretório g Marcos do Programa de Inovação - VIDEO

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Protótipo Atual do Portal

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Projeto Piloto –Acervo atual: vídeos gravados durante o projeto de congresso da SBC, TV Universitária de Natal. –O serviço de diretório integrado ao serviço de vídeo permite que o usuário realize buscas neste repositório. –A instituição que quiser disponibilizar vídeos para a comunidade, tem apenas que cadastrar o vídeo no diretório e enviar para o servidor central. –O piloto está disponível para uso. –Primeira instituição a participar - MAST (Museu de Astronomia) Próximos Passos –Instalar mais refletores, preferencialmente junto as instituições Um refletor roda em um PC com Linux, não precisando de mais nenhum SW –Divulgar o uso da ferramenta e incentivar o armazenamento dos conteúdos. –O GT também disponibiliza treinamento para ajudar na digitalização dos conteúdos Marcos do Programa de Inovação - VIDEO

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Objetivo –Unificar a gerência de informações - Diretórios dos diretórios –Criar um serviço de catálogo –Diretório de Pessoas ou usuários –Autorizações –Informações sobre equipamentos e redes Integração com os outros GTs –Voip –Vídeo Digital –Aplicações Educacionais Marcos do Programa de Inovação - DIRETÓRIOS GT Diretórios - Líder: PUC-Rio, Prof a Noemi Rodrigues

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Projeto Piloto –Instituições UFPR, PUC-Rio, UFRN –Aplicações Projeto de Informações sobre pesquisadores - Pessoas Projeto de Informações sobre Vídeos - Vídeo Digital –Segurança Autenticação com senha Próximos Passos –Envolver outras instituições –Treinamento em instalação de diretório nas instituições –Desenvolver novas aplicações Mais Informações.... – Marcos do Programa de Inovação - DIRETÓRIOS

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil GT Aplicações Educacionais em Rede - Líder: UFRGS, Prof a. Liane Tarouco Objetivo –Capacitar as instituições no uso de vídeo conferência –Sabemos que não é muito simples utilizar vídeo conferência, apesar de seus benefícios. –Preparar um treinamento de capacitação para os administradores de rede nas instituições é uma forma de alavancar o uso da aplicação. Projeto Piloto –Criação de material didático para a formação de multiplicadores no uso de Vídeo Conferência. –Foram realizadas cursos piloto RNP- RJ e WRNP 2003 (Natal) CONDEX 2003 –Próximos Passos –Implantar um programa de capacitação Marcos do Programa de Inovação - VC em Educação

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Documentação – Vídeo do research channel legendado –sincronização usando SMIL – Marcos do Programa de Inovação - VC em Educação

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil GT QoS/Medições - Líder: UNIFACS, Prof. Suruagy Monteiro Objetivo –Definição de uma Arquitetura de Serviços com diferenciação de QoS –Implementação de uma Infra-estrutura de Medições Projeto Piloto –Implantação de uma infra-estrutura de medição: 13 PoPs com coletores –Implantação de um servidor centralizado com dados da rede para uso da comunidade de pesquisa de rede e de aplicações –Elaboração de pesquisa sobre necessidade de QoS nas instituições –Proposta de Arquitetura de Serviços com diferenciação de QoS para a RNP. Próximos Passos –Implantar outros métodos de medição complementares ao anterior –Implantar a arquitetura proposta Marcos do Programa de Inovação - QoS/Medições

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil É interessante os coletores estarem na mesma rede dos ciscos Arquitetura Ciscos da rede com Netflow ativo - 13 Fluxos Maquinas que recebem os fluxos através de uma porta UDP Servidor que concentra todos os fluxos de interesse Dados são utilizados pelas aplicações para contabilidade, provisão, diagnósticos, etc. Cisco Netflow Flow-Tools Flowscan

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Grupos de Trabalho RNP 2003/ Inicio 08/2003 Programa de Inovação - Novos grupos GT Configuração de Redes - UFRGS GT QoS 2 - UNIFACS GT Voip Avançado - UFRJ GT Vídeo Digital 2 - UFPB GT Diretórios - EDU - UFMG GT P2P - Peer to Peer - UFPE GT ICP - EDU - Chaves Públicas - UFSC

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Rede óptica experimental Fibra apagada, IP/WDM (até 10 Gbps por lambda), GbE Direção do projeto: RNP e CPqD Financiamento Funttel e operadores de telecomunicações Projeto Giga Topologia da rede Marcos do Programa de Inovação - Testbed

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Gerar protótipos de novos produtos e serviços Transformar tecnologia em valor para empresas brasileiras – comunicação óptica e produtos IP Validar resultados integrando as diferentes tecnologias numa rede experimental Fomentar o desenvolvimento tecnológico Demonstrar o impacto de novos serviços de Internet para telecomunicações, e Formar parcerias entre empresas e instituições de pesquisa. Projeto Giga - objetivos Marcos do Programa de Inovação - Testbed

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Projeto Giga Universidades e institutos de pesquisa participarão do Giga através de subprojetos vinculados às coordenações temáticas ( ) Marcos do Programa de Inovação - Testbed

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Início de operação em janeiro/ Rede Clara Estabelecimento de organização regional CLARA - Cooperação Latino America de Redes Avançadas Suporte aos projetos de comunicação e colaboração em ensino e pesquisa na América Latina e Caribe Marcos do Programa de Inovação - ALICE

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil

A rede vista como um patrimônio e não como um serviço Em um condomínio de organizações cada uma possui suas fibras individuais em um cabo óptico – cada um fica responsável por “iluminar” suas fibras (GbE) – coletivamente repartem os custos de manutenção, relocação, serviços Internet etc – empresas especializadas implantam e mantém a fibra Uma única fibra pode permitir um condomínio de lambdas Solução ideal para conexões ponto-a-ponto de instituições fixas – retorno típico em 2 anos As redes comunitárias são interligadas por redes ópticas regionais ou nacionais Redes comunitárias Solução para redes em projetos de universalização

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Promovendo o uso inovador de redes avançadas no Brasil Obrigado!