Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

Gestão Ambiental Prof a Rejane Freitas Benevides Paraíso, TO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS.
Política Nacional de Meio Ambiente
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS AULA 4.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico.
Meio Aquático INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Profa Rejane Freitas Benevides
MÓDULO II- RECONHECIMENTO DOS PROCESSOS NOS RECURSOS NATURAIS Componente Curricular: Uso e conservação dos recursos naturais Profª Drª Vanessa David Domingos.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
Investigação de Surtos
A Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos na formação do Engenheiro de Pesca na Amazônia Antonio José Inhamuns – Coordenador do PPG-CIPET Novembro.
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Políticas públicas e indicadores culturais: algumas questões
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Instituto de Geociências Universidade de São Paulo Causas e conseqüências das mudanças climáticas no Brasil O que o Instituto de Geociências têm feito.
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA
Desempenho de Tratores aula 3
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Gerência de Dados em Grades Motivação: – 1a geração de suporte a dados em Grades: ferramentas para transferência e catalogação de réplicas: Globus: GridFTP,
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE USO DO ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS
Supply Chain Management
PRIMEIRO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA ECA / FEA - USP L. Nelson Carvalho FORTE VIÉS DOS OPERADORES- –COMPULSÃO PELO COMO FAZER –QUAL O LUCRO? –QUAL.
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Controle de Poluição da Industria de Alimentos
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
Modelos de Qualidade de Água
Interações Ecológicas
Introdução à Economia 2ª AULA.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
AULA 1B.
Recuperação de Áreas Degradadas. - Aula 2a – Passivos Ambientais -
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Embrapa Clima Temperado Pelotas-RS, de outubro de 2013
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
1 Enrique Ortega Laboratório de Engenharia Ecológica, FEA, Unicamp, 27 de agosto de 2010 A Política do Crescimento gera graves problemas biosféricos! O.
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
COMPONENTES, ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS (Capítulo 5)
COMPONENTES, ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS (Capítulo 5)
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA Plano Plurianual Programas do MMA.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
PROTEÍNAS.
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
SINOP. ÁREA AMBIENTAL Grupo Objetivo 4 PARTICIPANTES ORDEMNOMEMUNICÍPIOFUNÇÃO 01Joacir R. RossNova UbiratãPresidente da Câmara dos vereadores 02Valquiria.
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably Soluções para cercas em rolaria.
Transcrição da apresentação:

Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia Módulo 4 – Avaliação de Custos e Benefícios Ambientais Unidade Ia – Avaliação Ecossistêmica e Valoração Econômica Ademar Ribeiro Romeiro Alexandre Gori Maia

Para a Economia Ecológica (EE) a Valoração Monetária dos Bens e Serviços Ecossistêmicos depende também da avaliação criteriosa da complexidade ecossistêmica

maior esforço de definição de funções ecossistêmicas; A Valoração Econômica muda sua dinâmica com a consideração da Complexidade Ecossistêmica: maior esforço de definição de funções ecossistêmicas; aumenta o número de variáveis e de parâmetros.

FUNÇÕES E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS RELAÇÕES NÃO-BIUNÍVOCAS

Funções Ecossistêmicas Funções de Regulação Funções de Habitat Funções de Produção Funções de Informação Regulação de gás, regulação climática, regulação de distúrbios, regulação e oferta de água, retenção do solo, formação do solo, regulação de nutrientes, tratamento de resíduos, polinização, controle biológico Refúgio e berçário Alimentos, matéria orgânica em geral, recursos genéticos, recursos ornamentais Recreação, informação estética, informação artística e cultural, informação histórica e espirutal, ciência e educação

Serviços Ecossistêmicas Serviços de Provisão Serviços de Regulação Serviços Culturais Serviços de Suporte Alimentos, água, madeira para combustível, fibras, bioquímicos, recursos genéticos Regulação climática, regulação de doenças, regulação biológica, regulação e purificação de água, regulação de danos naturais, polinização Ecoturismo e recreação, espiritual e religioso, estético e inspiração, educacional, senso de localização, herança cultural Formação do solo, produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes, produção primária

A complexidade ecossistêmica associada às múltiplas dimensões do valor dos recursos naturais resulta em um número elevado de variáveis e parâmetros ecológicos, econômicos e sociais que não podem ser manejados sem uma ferramenta que os integre em um modelo.

COMPLEXIDADE ECOSSISTÊMICA E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS: O EXEMPLO DO SOLO

Nas valorações convencionais um único serviço ecossistêmico fornecido pelo solo é considerado - os nutrientes estocados – cuja degradação é valorada pelo método do custo de reposição

O solo é um ecossistema complexo onde as funções ecossistêmicas resultantes das atividades inter-relacionadas de uma miríade de seres produzem vários serviços ecossistêmicos

Serviços ecossistêmicos fornecido pelo solo: Serviço de estocagem de água; Serviço de estruturação (enraizamento e aeração); Serviço de mobilização de nutrientes; Serviço de produção de metabolitos fitossanitários.