Revisão 1º Trimestre º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
Advertisements

Economia do Brasil.
A queima do carvão e seu impacto na China
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Qualidade de vida relacionada à saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
Capítulo 8 de Krugman e Obstfeld
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
CERESAN/CPDA/UFRRJ e CONSEA UFF / Ryerson University
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Formação territorial brasileira
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Curitiba, 12 de Junho de 2007Carvão Vegetal TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO E USO MÚLTIPLO DE CARVÃO ATIVADO. Bruno Bueno Carolina Griebeler Patrícia Quinsler.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
O clima e as paisagens naturais
Interações Ecológicas
Introdução à Economia 2ª AULA.
Juliano Scherer Teles Jane Fleck Pontes Fabrício Silva Azeredo
ESTUDO SOBRE OS PLANOS DE CARREIRA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL PROPOSTA DE REVISÃO A SER SUBMETIDA À XXI ASSEMBLÉIA NACIONAL DELIBERATIVA – AND.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Técnicas de Amostragem
Guerra fria “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Disciplina : Geografia
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Pobreza e desenvolvimento
Floresta Equatorial.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Transferência de Calor por Radiação Térmica
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
ÁSIA ASPECTOS FÍSICOS.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
26/05/11 1.
E.
CLIMATOLOGIA.
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
PROTEÍNAS.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
MATO GROSSO: ASPECTOS SOCIAIS - UM OLHAR REGIONAL EDMAR AUGUSTO VIEIRA GESTOR GOVERNAMENTAL - SEPLAN
Transcrição da apresentação:

Revisão 1º Trimestre 2012 8º Ano Professor Daniel Ribeiro

Objetivos Conceituais -Compreender a dinâmica populacional em seus diferentes estágios. -Os ciclos naturais climáticos: glaciação e período interglacial. -Observar o fenômeno efeito estufa, aquecimento global e outros desafios. -O uso racional e a sustentabilidade. -Compreender as diferentes formas de regionalização do espaço mundial. -Contextualizar historicamente a ordem bipolar, a divisão em 1º, 2º, e 3º mundo e a regionalização norte-sul. -Conceituar desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano- países subdesenvolvidos, desenvolvidos e “em desenvolvimento -Refletir sobre as profundas desigualdades mundiais e a lógica da dependência financeira e tecnológica. -Compreender o Índice de Desenvolvimento Humano.

Demografia e população. Conceitos Fundamentais: POPULAÇÃO ABSOLUTA- é o número total de habitantes. POPULOSO. POPULAÇÃO RELATIVA- é a DENSIDADE populacional,ou seja, o número de habitantes dividido pela área. POVOADO. DISTRIBUIÇÃO da população é extremamente desigual

Demografia e população. Conceitos Fundamentais: TAXA DE NATALIDADE- Representa a freqüência de nascimentos. TAXA DE MORTALIDADE- Representa a freqüência de óbitos. CRESCIMENTO VEGETATIVO- é a diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidae.

Crescimento vegetativo Crescimento Populacional. O CRESCIMENTO POPULACIONAL leva em conta as taxas de natalidade, mortalidade e também a TAXA de MIGRAÇÃO. TAXA DE MIGRAÇÃO é a diferença entre imigração e emigração. CRESCIMENTO VEGETATIVO- é a diferença ente taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

O comportamento da população humana na história.

A transição demográfica. É o nome que damos a este processo de profundas alterações demográficas a partir do século XVIII. Urbanização Avanços na medicina como antibióticos e vacinas. Revolução sanitária. Se divide em quatro fases. Período que apresenta elevado crescimento vegetativo situado entre dois estágios de crescimento demográfico pequeno.

Transição Demográfica- Queda na mortalidade. Ocorre na segunda fase, ou moderna, da transição demográfica. É resultado dos avanços na agricultura, maior acesso a saúde, melhores condições sanitárias e educação. É a revolução Médico- Sanitária.

Transição Demográfica- Queda na natalidade. Ocorre na terceira e quarta fase, ou industrial madura e pós industrial, da transição demográfica. É a conseqüência de dois fatores fundamentais: Aumento do custo de vida Melhoria nas condições de vida da mulher (trabalho feminino, anticoncepcionais...)

Os ciclos climáticos naturais. Planeta Terra tem ciclos naturais de aquecimento e resfriamento, ou seja, ciclos climáticos que independem da ação humana. As causas para este fenômeno são pouco conhecidas, mas as hipóteses apontam para a variação da atividade solar e emissão de gases estufa pelos vulcões. GLACIAÇÃO é um período de baixas temperaturas, com as geleiras ocupando até 30% da superfície. INTERGLACIAÇÃO é um período mais quente, como o que estamos vivendo,geleiras ocupando cerca de 10% da superfície.

O Efeito Estufa e o “Aquecimento Global”. Efeito estufa é um fenômeno natural e vital para a existência de vida na Terra. É o responsável pala regulação térmica do planeta. Parte da radiação solar que passa pala atmosfera é absorvida pelos gases estufa: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e CFC’s. Com a emissão de gases estufa a humanidade intensifica este efeito, aumentando a velocidade deste processo de aquecimento global.

O uso racional dos recursos naturais:SUSTENTABILIDADE. Procura conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação da natureza. Ou seja, sempre calcula o tempo de reposição deste recurso natural pensando nas próximas gerações.

Extração da borracha sem devastar a floresta.

Mais de 90% das latinhas no Brasil são recicladas

Regionalização do espaço mundial Regionalizar é dividir uma área a partir de propósitos e critérios pré definidos. Nestes casos de regionalização do espaço mundial identificamos grandes áreas do planeta com características próximas de população, economia, política e formação sócio-espacial.

Regionalização eurocentrista Coloca a Europa como centro do mundo. Divide o mundo em: Velho mundo – Europa, Ásia e África- corresponde ao mundo que os europeus conheciam no século XV Novo mundo – continente americano Novíssimo mundo – Oceania

A regionalização eurocentrista

A regionalização da ordem bipolar (1945-1989) Só faz sentido no período chamado de Guerra Fria. Bipolar quer dizer dois lados, ou seja, o mundo estava divido em dois lados: Bloco capitalista – encabeçado pelos Estados Unidos se dividia em primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos) Bloco socialista – encabeçado pela União Soviética era chamado de segundo mundo.

Regionalização bipolar

A regionalização norte e sul Desenvolvimento humano e econômico usados como critérios. É o modelo de regionalização mais adotado desde 1991, porém tem alguns problemas: Não leva em conta as novas potências emergentes como o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) Coloca a Coréia do Sul como país subdesenvolvido Não leva em conta o baixo desenvolvimento de alguns países europeus como a Albânia, Macedônia e Bósnia

A regionalização norte (desenvolvidos e sul (subdesenvolvido)

Países desenvolvidos América Anglo-saxônica, Europa, norte da Ásia, Japão e Oceania. Possuem IDH alto Dominam tecnologia de ponta São credores internacionais, ou seja, no complexo jogo financeiro de hoje, emprestam dinheiro.

Países Subdesenvolvidos América Latina, África, sul e sudeste asiático. Possuem baixo IDH São dependentes tecnologicamente, ou seja, dependem dos países desenvolvidos para produzir tecnologia. São dependentes financeiramente, ou seja, dependem do financiamento dos países desenvolvidos.

Países “em desenvolvimento” ou emergentes Brasil, China, Índia, Rússia entre outros. Possuem IDH médio Tem como característica comum profundas desigualdades internas. Dominam alguns setores de tecnologia de ponta São dependentes financeiramente e em alguns setores tecnológicos.

Desenvolvimento Humano e o IDH O desenvolvimento humano leva em conta saúde, acesso á educação e renda per capita Não leva em conta as desigualdades regionais internas A partir da década de 1990 a ONU desenvolveu um índice para medir o desenvolvimento humano, o IDH Varia de 0 a 1,0.

Mapa de IDHs - 2007

Como estudar para a prova Corrigir o caderno. Reorganizar o material e passar a limpo tudo que não estiver bom. O entendimento dos conceitos trabalhados em aulas garantem um bom desempenho na prova. Atenção: o caderno também será avaliado, é a melhor forma de estudar e também mostra a sua dedicação à geografia. Reler (grifando os principais conceitos no livro e anotando no caderno) o livro didático da página 10 a 55. Atenção especial aos mapas, gráficos e esquemas no livro. A aula de revisão é mais uma boa oportunidade de sedimentar o conhecimento e selecionar os conceitos que devem ser estudados novamente. Portanto muita atenção a aula do dia 8 de abril. O arquivo com a apresentação desta estará disponível no site da escola a partir do dia 11 de abril. Refaçam os exercícios do livro e corrijam de acordo com o caderno.

Bom Estudo! Eu Geografia